Clube Atlético Mineiro.
Mascote Galo: Foi criado pelo cartunista Fernando Pierucetti em 1945. Nos anos 50, Zé do Monte, ídolo da torcida, passou a entrar em campo carregando um galo e reforçou o símbolo.
Clube Atlético Paranaense:
Mascote: Cartolinha: Foi escolhido como mascote devido aos trajes que os antigos torcedores da elite de Curitiba usavam nas partidas do Atlético (PR) (fraques, cartolas, polainas, etc).
Botafogo de Futebol e Regatas:
Mascote: Cachorro: O cachorro Biriba virou mascote do Botafogo nos anos 50. se o time estivesse vencendo, o então presidente Carlito Rocha soltava a coleira para o animal invadir o campo, o jogo ser interrompido e o tempo passar.
Brasiliense Futebol Clube:
Mascote: Jacaré criado pelo presidente e fundador do Brasiliense, o ex-senador Luiz Estevão. Assim como as cores do uniforme, a mascote foi de gosto do dirigente, dono do clube.
Sport Clube Corinthians:
Mascote: Mosqueteiro: Foi adotado em 1929, após a primeira vitória internacional do Corinthians (a vitória foi o Barradas, da Argentina). A “fibra de mosqueteiro”, mostrada em campo é destacada pelo jornal “A Gazeta”, agradou a torcedores e diretoria, e o apelido vingou.
Coritiba Foot Ball Club:
Mascote: Vovô: O Coritiba adotou como mascote um simpático velhinho que sempre aparece segurando uma caneca de chope. A figura representa muito bem a tradição e longevidade da equipe. O Coritiba, fundado em 1909, é o mais antigo e tradicional clube de futebol da capital paranaense.
Cruzeiro Esporte Clube.
Mascote: Raposa: Foi criada pelo cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira, em 1945. A inspiração do artista veio do ex-presidente do clube, Mário Grosso, conhecido por ser astuto e ágil na contratação de jogadores, que eram pretendidos pelo rival Atlético (MG).
Figueirense Futebol Clube.
Mascote: Figueirinha: Personagem criado em setembro de 2002 foi desenhado com base no nome e no símbolo do clube, a Figueira. Trata-se de uma localidade central de Florianópolis, justamente onde o clube foi fundado, em 1921.
Clube de regatas Flamengo:
Mascote: Urubu: Em 1969, Flamengo quebrou o jejum de quatro anos sem vencer o Botafogo. Durante o jogo, um torcedor atirou um urubu no gramado e o animal foi adotado como mascote.
Fluminense Football Club.
Mascote: Cartola: Idealizado pelo grande cartunista argentino Mollas em 1943, o mascote tricolor logo caiu no gosto da torcida. Um homem surgiu, elegante, de fraque e cartola com sua imponente piteira, demonstrando a imagem da aristocracia e da elegância tricolor.
Fortaleza Esporte Clube:
Mascote: Leão: Foi escolhido para representar o Fortaleza pelo ex-presidente do Silvio Carlos, atual presidente do Conselho Deliberativo. Ele se inspirou na raça e na valentia dos jogadores do Tricolor.