Foto Rara, de 1920: Sporte Clube Santa Cruz – Salvador (BA)

O Sporte Clube Santa Cruz foi uma agremiação da cidade de Salvador (BA). O Alviceleste Soteropolitano foi Fundado no dia 1º de Fevereiro de 1904, alguns moços afeiçoados à pratica de esportes ainda incipiente em nosso meio, fundaram uma sociedade para oferecer aos seus associados, material e oportunidade de praticar a cultura física.

Logo depois estendeu suas atividades ao esporte náutico, se filiando à F.C.R.B. já existente, embora fosse ele mais velho 4 meses e 25 dias. Participou pela primeira vez da 3ª regata oficial da Bahia em 24 de maio de 1906, logrando na 3ª prova em Canoa a 4 Remos um honrado 2º lugar. Alcançou a sua primeira vitória com a Baleeira Gaúcha a 4 remos na 9ª Prova da 4ª Regata realizada em 1 de Novembro em 1906.

A partir daí se cobriu de glórias, trazendo bem alta a flâmula à cuja sombra seguiu dentro dos princípios da disciplina, buscando o aprimoramento moral e psicológico dos seus atletas com o trabalho eugênico e salubre.

Aprovadas em estatuto as cores do clube inicialmente eram azul e amarelo, sendo substituída mais tarde, a última por branco. Dizem os velhos lobos das justas na Enseada dos Tainheiros que a ideia da fundação originou-se de uma palestra no “Bar Bela Jardineira“, no Comércio, onde foi a despensa Vantajosa, na Rua Portugal.

Já no ano seguinte de sua criação, é fundado no dia 1 de junho de 1905, o Departamento Náutico, tendo em seguida sido aberta uma subscrição entre sócios e comerciantes para a compra de barcos, o que resultou em pleno êxito.

Em 1931, pela 1ª vez que a Taça Maria Luiza foi corrida o Sport Club Santa Cruz foi laureado, vencendo a taça transitória por 14 vezes, sendo em seqüência, de 1935 a 1942, a última na 4ª regata de 1999. O “Benjamim” como é chamado por ser o mais moço dos 4 coirmãos, na época, foi Campeão Baiano numa seqüência admirável de 8 anos seguidos.

O futebol só veio em 1920, quando passou a participar do Campeonato Baiano de Futebol. Logo no primeiro ano, o Sporte Clube Santa Cruz fez ótima campanha terminando na 4ª colocação, num total de 12 clubes. Em 1921, o rendimento não foi o mesmo, fechando em 7º lugar computo geral, num total de 12 equipes. Em 1922, com a participação de apenas sete agremiações, a campanha foi ruim, terminando na penúltima colocação.

 

FONTE: Revista Vida Sportiva 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Bahia, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *