Foto rara: Esporte Clube XV de Novembro – Piracicaba (SP) – Campeão do Acesso do ano de 1948

Em pé, da esquerda para a direita: Ari, Elias, Idiarte Massariol, Strauss, Cardoso e Adolfinho.

Agachados, na mesma ordem: De Maria, Sato, Picolino, Rabeca e Gatão.

 

Para decidir o grande campeão do interior, o pioneiro da “Lei do Acesso”, XV de Novembro de Piracicaba e Clube Atlético Linense, da cidade de Lins, adentraram o gramado do Palestra Itália com grande público, que gerou uma renda de Cr$ 110.655,00, estabelecendo um recorde de renda no Campeonato do Interior da Segunda Divisão.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado, especialmente pela cautela adotada pela equipe alvinegra, que postou sua defesa muito fechada. Após muita disputa na primeira etapa, nenhuma das equipes conseguiu balançar as redes, terminando com o placar de 0 x 0, deixando a decisão para a segunda etapa.

Já no segundo tempo, ao contrário do primeiro, a torcida pôde presenciar uma chuva de gols na capital paulista. Logo aos 4 minutos, Gatão conseguiu vencer Leopoldo, mandando a bola para o fundo do gol do Linense. Rabeca, aos 9 minutos, e De Maria, aos 22, ampliaram a vantagem para o time alvinegro, colocando 3 x 0 no placar.

Aos 28 minutos de jogo, Moreno conseguiu vencer Elias, diminuindo a vantagem e reascendendo a esperança da equipe do Noroeste Paulista. No entanto, a chama de esperança logo se apagou, quando, aos 34 minutos, Rabeca bateu para o gol e contou com o desvio de Jair I para colocar o 4 no placar do alvinegro. Aos 36 minutos, Gatão marcou o segundo dele no jogo, fechando o placar do jogo em 5 x 1 para o XV de Piracicaba, o “Pioneiro da Lei do Acesso”.

Um dos detalhes que chamaram a atenção na partida foi o zagueiro Idiarte. O xerife da defesa alvinegra disputou a partida com a mão direita quebrada, jogando toda a partida até o fim.

FICHA TÉCNICA: 

E.C. XV DE NOVEMBRO DE PIRACICABA 5 x 1 C.A. LINENSE

Data: 13 de fevereiro de 1948;

Local: Palestra Itália, em São Paulo/SP;

Gols: Gatão (XV), aos 4′ e 36′, Rabeca (XV), aos 9′ e 34′, De Maria (XV), aos 22′ e Moreno (Linense), aos 28′, todos do segundo tempo.

XV DE NOVEMBRO: Ari, Elias e Idiarte; Cardoso, Strauss e Adolfinho; De Maria, Sato, Picolino, Gatão e Rabeca. Técnico: Eugênio Vanni.

LINENSE: Leopoldo, Noca e Jair I; Gatinho, Braz e Mário; Demais, Moreno, Carabina, Jair II e Carmelo.

 

Fontes: Gazeta Esportiva, Historias do XV

Um comentário em “Foto rara: Esporte Clube XV de Novembro – Piracicaba (SP) – Campeão do Acesso do ano de 1948

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *