O CRIR (Centro Recreativo dos Industriários de Realengo) é uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A sua Sede está situada na Rua Marechal Marciano, nº 509/ 517, no Bairro de Realengo, na Zona Oeste do Rio. O clube Alvianil foi Fundado no domingo, do dia 28 de Novembro de 1943, por iniciativa de um grupo de operários, com o objetivo de promover lazer a moradores e seus familiares, da comunidade de Realengo.
O CRIR foi instalado, inicialmente, em duas unidades residenciais do antigo IAPI (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários), sob forma de comodato. Posteriormente, nos demais conjuntos residenciais erguidos pelo IAPI, foram construídos sedes de clubes para os moradores, sendo que no caso de Realengo, talvez por ter sido o primeiro, não houve previsão para a instalação do clube, ocorrendo uma cessão das casas, que hoje sedia o Centro Recreativo.
Até os dias de hoje, o Centro Recreativo dos Industriários de Realengo representa um importante espaço de eventos sociais, culturais e esportivos para a comunidade local. A prática do esporte foi o pilar principal, sobretudo, algumas modalidades: Voleibol, Basquetebol, Ping-pong (Tênis de Mesa),
Como a maioria esmagadora dos bairros cariocas, o futebol era a “válvula de escape“, onde os jovens e os trabalhadores praticavam. O CRIR não foi diferente e desde a sua criação, o time participava de diversas partidas amistosas pela cidade. Na década de 60, o CRIR se filiou ao Departamento Autônomo (DA).
FONTES: Wikipédia – Google Maps – A Noite – A Manhã (RJ) – Tribuna de Imprensa (RJ) – Diário da Noite – Jornal do Sports – André Luiz Pereira Nunes
Valeu Jorge Guimarães!
Um prazer poder resgatar histórias como do CRIR!
Forte abraço!
Obrigado!
Obrigado por vocês relembrarem, um passado muito gratificante. Tempo em que fui jogador de futebol amador.
Muita Paz!
Atleta do CRI F.C. nos anos 60. Vice Campeão em 1964 e Campeão em 1965. Partidas realizadas no Estádio Proletário – Moça Bonita – Bangu A.C.