Aos 21 de maio de 1905, na sede do Club de Natação e Regatas houve uma reunião de representantes de clubes de futebol existentes no Rio de Janeiro para tratar da fundação de uma Liga de Football.
A sessão teve início às 13,30 horas com a presença dos seguintes representantes : Botafogo Football Club,Fluminense Football Club,Bangu Athletic Club, Sport Club Petrópolis,Football Athletic Club.
Essa sessão teve caráter preparatório para a fundação de uma Liga de Football. O Sr. Arnaldo Cerqueira acentua a importância da reunião,propõe a designação de uma comissão para tratar da organização da futura Liga a fim de que, em nova reunião,os representantes dos clubes tenham plenos poderes para decidir, o que é aprovado.
A sessão de fundação foi realizada na sede do Fluminense F. C. às 20,30 horas do dia 8 de junho de 1905 com a presença dos seguintes representantes : América F. C; Bangu A. C.; Botafogo FC,Fluminense F.C.,Football Athletic Club.O Sr. José Villas Boas assume a presidência por aclamação escolhendo para Secretário o Sr. Oscar A. Cox. Antonio Pinto e Arnaldo Cerqueira foram os autores do regulamento de disputa do campeonato baseado nas regras da Liga inglesa.Em dezembro de 1905 aderiram à entidade o Rio Cricket e o Paysandu.
Em 18 de fevereiro de 1907 era modificada a denominação da dirigente do futebol para Liga
Metropolitana de Sports Athleticos.Em outubro daquele ano surge a primeira desavença com o empate entre o Botafogo e o Fluminense, ambos no primeiro posto e a Liga é dissolvida para voltar a ser fundada em fevereiro de 1908 com o mesmo nome da primeira.Em 1909, o Bangu retirou-se dos jogos do returno e o Mangueira deixou de disputar o final do campeonato.
Anos depois, em nova reforma estatutária, teve seu nome modificado para Liga Meropolitana de Desportos Terrestres. Em fins de 1923 houve uma cisão no futebol paulista encabeçada pelo Club Athlélico Paulistano, da Associação Paulista de Esportes Athleticos (APEA). Contrariando disposições regulamentares o C. R. do Flamengo desobedeceu a Liga Metropolitana apoiando decisiva e incivamente aquele clube.
A Diretoria da Metropolitana puniu o Flamengo pelo voto de desempate do Presidente com a agravante de ter se abstido de votar um dos Vice-Presidentes, declarando-se suspeito por ser exatamente o Presidente do C. R. do Flamengo, esse o verdadeiro motivo da cisão de que resultou a fundação da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), o que se deu no escritório do Dr. Arnaldo Guinle, patrono do Fluminense F. C, sito à Avenida Rio Branco, 109, 2° andar, em 28 de fevereiro de 1924, embora outros fatos tenham ocorrido e consolidarem esse movimento.
O advento do profissionalismo, em 1933, provocou nova cisão no Rio, o Fluminense o Vasco, o Bangu, o América, o Bonsucesso e o Flamengo, fundaram a Liga Carioca de Football Profissional, enquanto o Botafogo, não aceitando o profissionalismo permaneceu na A.M.E A., que era a entidade oficial por força da sua filiação à C.B. D.
Posteriormente, em 1935, outra crise surgiu, dentro da Liga Carioca de Football, e o Vasco, o Bangu e o São Cristóvão deixaram a mesma e voltaram a se unir ao Botafogo, que nessa altura já admitia o profissionalismo, nascendo assim uma outra entidade: a Federação Metropolitana de Desportos.
E assim no ano de 1937 duas entidades controlavam o futebol carioca a L. C. F, reunindo ainda Fluminense, Flamengo, América, Bonsucesso. Portuguesa e outros menores, e a F. M. D., com Vasco, Botafogo, Madureira, Bangu, São Cristóvão, o Carioca, o Andaraí, etc. Mas apenas o campeonato desta estava em andamento, com o São Cristóvão encerrando o turno na liderança invicta.
A Liga Carioca de Football teve seu aparecimento na sede da Associação dos Empregados no Comércio, em conseqüência da pacificação do futebol carioca em 29 de julho de 1937, quando por uma feliz iniciativa dos Presidentes do C. R. Vasco da Cama, Pedro Morais e o do América F. C., Pedro Magalhães Correa, esqueceram-se, definitivamente, as lutas apaixonadas dos dois grupos que se digladiavam desde 1933, ano em que foi implantado o profissionalismo no futebol brasileiro, desaparecendo, assim, pela fusão a Federação Metropolitana de Desportos e Liga Carioca de Football.
Em 29 de abril de 1941, face à determinação do Decreto-Lei 3.199, que criou o Conselho Nacional de Desportos, a Liga de Football do Rio de Janeiro, passou a denominar-se FEDERAÇÃO METROPOLITANA DE FOOTBALL, em vista da uniformização dos nomes das entidades.
Com a criação do Estado da Guanabara, mais uma vez, a entidade carioca sofreu uma alteração em sua denominação passando a ser a FEDERAÇÃO CARIOCA DE FUTEBOL,de acordo com resolução de sua Assembléia Geral realizada cm 25 de abril de 1960.
Desde a organização do futebol carioca , muita coisa de importância ocorreu, mas a sua descrição seria longa, mas a síntese da evolução por que passou o nosso futebol do começo da sua vida organizada até agora é a que se contem linhas acima.
Fonte:História do Futebol Carioca