São Raimundo Esporte Clube – Manaus (AM): Escudo sofreu alternações

Novo visual: para se adequar ao estatuto do clube, São Raimundo-AM muda escudo

Novo escudo sofreu alterações na cor, na quantidade de estrelas, na linha inferior a caixa de nome, nomenclatura central e linha da parte superior

São Raimundo-AM mudou de visual. O clube, por meio da gestão de marketing e para se adequar ao estatuto, alterou o escudo. A nova versão, criada pelo designer Bernado Bulcão, recebeu cinco mudanças e deve ser considerada a partir de agora. Entre as alterações, a cor vale destaque. A cor oficial do Tufão da Colina é o azul royal, este sendo predominante sobre a cor branca. E isso é uma característica permanente tanto no escudo quanto no uniforme.

Durante os seus 98 anos, o clube apresentou várias atualizações no seu escudo, e hoje, mais uma vez, viu necessidade de outra modernização, para adaptar a sua marca diante dos novos mercados que estão surgindo, principalmente o online. Além de padronizar todas as mídias, a nova identidade visual vem para dar uma cara nova a história do clube e ao futebol amazonense. Confira as cinco mudanças.

Escudo sofreu mudanças para serem consideradas a partir de agora (Foto: Divulgação)Escudo sofreu mudanças para serem consideradas a partir de agora (Foto: Divulgação)

Escudo sofreu mudanças para serem consideradas a partir de agora (Foto: Divulgação)

 

Alterações

 

1 – Estrelas

Na última versão, as três estrelas superiores representam a conquista do campeonato interestadual Copa Norte, enquanto as quatro estrelas inferiores destacava apenas os título amazonenses na era profissional: 1997, 1998, 1999 e 2004. Ou seja, ainda era desatualizado, visto que o clube levantou uma taça em 2006. A diretoria considera que nenhum é mais importante que o outro. Com isso, ostentará somente a conquista interestadual.

2 – Linha da parte superior reta

A linha superior que estava sendo usada era côncava para baixo. Agora a linha é reta, seguindo o histórico da maioria dos escudos que o São Raimundo utilizou desde a sua fundação e que consta na descrição do Estatuto do clube.

3 – Aumento do número de raios na parte superior.

Apesar de ter em sua nomenclatura “Esporte Clube”, nasceu primordialmente para a prática do futebol. É um elo vitalício que consta nos primeiros artigos do Estatuto, que os seus sócios devem sempre priorizar o exercício da modalidade. Com isso, a circunferência caracteriza uma bola que recebeu um chute muito forte e, ao entrar no gol e balançar as redes, emite seis raios azuis em direção irregulares. Para harmonizar com os números de raios definidos pelo Estatuto foi incluso um raio na parte inferior da bola, pois o antigo só constava cinco.

4 – Linha diagonal inferior da caixa do nome

No escudo antigo estava faltando a linha inferior a nomenclatura da agremiação como define o Estatuto. Logo, foi incluído uma linha com o mesmo ângulo e espessura da linha superior.

5 – Nomenclatura central

No estatuto do São Raimundo Esporte Clube, define que seja escrito “S. RAIMUNDO E. CLUBE”, mas com a modernização faz-se necessário uma mudança para “SÃO RAIMUNDO E.C.”. Com isso, o nome do clube fica mais evidente para sociedade e resultará no material de produção visual um nome mais legível quando for necessário fazer uma redução da imagem por exemplo, além da identificação rápida do leitor, principalmente para o consumidor que não conhece o time, tenha uma memorização do nome de forma mais rápida.

 

História

O escudo do São Raimundo é uma inspiração baseado no time carioca São Cristóvão de Futebol e Regatas, antigo clube tradicional do Rio de Janeiro, que foi campeão do Torneio Início do Campeonato Carioca em 1918, ano de fundação do clube amazonense. Ambos têm suas semelhanças, como as regiões contarem com características geológicas de colinas margeadas por rios, onde pescadores e comerciantes atracavam para acessar a vila, sendo um elo de ligação entre a comunidade e o centro urbano da capital.

 

 

FONTE: GloboEsporte.com (27/08/2017)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *