Cordino Esporte Clube – Barra do Corda (MA): Vice-campeão Maranhense da 1ª Divisão de 2017

O Cordino Esporte Clube é uma agremiação do Município de Barra do Corda (MA). Localizado a 462 km da capital de São Luís, a Barra do Corda conta com uma população de 86.662 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2016Fundado na segunda-feira, do dia 08 de Março de 2010.

A sua Sede está situada na Avenida Eliezer Moreira, s/n – Centro – Barra do Corda. O Cordino manda os seus jogos no Estádio Leandro Cláudio da Silva, o ‘Leandrão’, com capacidade para 1.400 pessoas. A Seleção Municipal de Barra do Corda, inspirou o surgimento do Cordino E.C., que disputava o “Copão Maranhão do Sul”, torneio intermunicipal da região.

Entusiasmados, os dirigentes e a prefeitura resolveram profissionalizar a equipe, pagando todas as taxas junto à FMF (Federação Maranhense de Futebol) e o primeiro torneio que participou foi na Segunda Divisão Maranhense de 2010. A sua principal contratação para o restante do Campeonato Maranhense foi o meio campista Leonardo Lucena.

Naquele ano, conquistou o vice-campeonato, e, conseqüentemente, o acesso para a Elite do Futebol Maranhense. De lá pra cá, são sete participações no Campeonato Maranhense da 1ª Divisão. Em 2011, terminou na 5ª colocação; já em 2012, ficou na 8ª posição. Em 2013, fechou em 5º lugar; enquanto em 2014 terminou na 4ª posição. Em 2015, ficou em 7º lugar e no ano seguinte (2016), acabou na 4ª colocação.

A melhor campanha aconteceu este ano (2017), quando o Cordino conquistou seu primeiro título em 2017, valendo a Taça do 1º Turno do Campeonato Maranhense de Futebol. O clube terminou em 1º lugar no Grupo B, que contou também com o Maranhão, Moto Club e Americano de Bacabal. Foram seis jogos, com três vitórias, dois empates e uma derrota; marcando 10 gols e sofrendo apenas três.

Nas semifinais, o Cordino venceu o São José, de Ribamar por 2 a 1. Na decisão, empatou, em casa, em 0 a 0, diante da Sociedade Imperatriz de Desportos. Contudo, no jogo da volta, derrotou o adversário, fora de casa, pelo placar de 2 a 1, conquistando o inédito título.

No 2º Turno, o Cordino seguiu mostrando as suas garras, ao terminar na vice-liderança do Grupo B: foram quatro jogos, com uma vitória, um empate e duas derrotas; assinalando quatro gols e sofrendo seis. Na fase semifinal, bateu o Santa Quitéria, fora dos seus domínios, por 1 a 0, avançando para a final. Diante do Sampaio Corrêa, o Cordino não conseguiu superá-lo. Empate no Estádio Leandrão em 1 a 1, e na volta acabou goleado por 4 a 1, no Estádio João Castelo, o Castelão, em  São Luís.

Assim, Sampaio Corrêa e Cordino decidiram o título do Campeonato Maranhense da 1ª Divisão de 2017, em dois jogos. Na primeira partida, às 16 horas, realizada na quinta-feira, do dia 15 de junho, no Estádio Castelão, o Sampaio Corrêa suou para derrotar o Cordino por 2 a 1.

No jogo da volta, na quinta-feira, do dia 29 de junho, às 20h15, o Cordino mandou o jogo no Estádio Frei Epifânio, na cidade de Imperatriz. O Cordino abriu o placar logo aos 2 minutos de jogo, com um gol contra de Fredson. Esse resultado daria o título. Porém, o sonho não durou muito, já que sete minutos depois Isac empatou a peleja. E, aos 39 minutos da etapa inicial, Da Silva acabou marcando contra o próprio patrimônio, colocando o Sampaio em vantagem.

No segundo tempo, o Sampaio só não ampliou, porque o goleiro Eduardo Alves defendeu um pênalti cobrado por Isac aos 13 minutos. Fim de jogo, o Sampaio venceu por 2 a 1, se sagrando campeão. Porém, para o Cordino o vice-campeonato maranhense também foi muito festejado.

O Cordino disputou o Campeonato Brasileiro da Série D, de 2017. Ficou no Grupo A4, juntamente com o Santos (AP), Altos (PI) e Tocantins (TO). No entanto, terminou na 3ª posição e acabou eliminado: foram seis jogos, com duas vitórias, um empate e três derrotas; marcando cinco gols e sofrendo nove.

Hino do Cordino Esporte Clube

 “Canta meu Cordino Esporte Clube 

Canta com amor a tua glória 

Canta com a tua voz altaneira

Que a tua bandeira bem alto tremula

No Pavilhão da vitória 

Enfrentarás lutando pelo teu valor

E vencerás com honra, glória e ardor

Quer na paz, quer na luta, vencerás! 

Salve Cordino Esporte Clube!

No ritmo de luz e amor” 

Hino do Cordino Esporte Clube

FONTES: GloboEsporte.com – Wikipédia – Barra do Corda News

FOTO: Ivan Silva

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Hinos de Clubes, História do Futebol, Maranhão em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *