Jacarepaguá Futebol Clube – Rio de Janeiro (RJ): Algumas edições na Terceirona e Segundona do Rio

O Jacarepaguá Futebol Clube é uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado na terça-feira, do dia 16 de Junho de 1992, como Pãozão Futebol Clube, pelo Sr. Altivo M. de Pádua, localizada no bairro de Jacarepaguá, proprietário de uma pequena rede de padarias, com o objetivo principal de integrar seus funcionários através da prática do futebol de salão.

Porém, a idéia deu tão bom resultado que tomou grande vulto, fazendo em pouco tempo, com que sua equipe deixasse as quadras e passasse a disputar competições organizadas pelos bairros. O 1° Presidente foi Florentino Bessa.

A sua 1ª Sede ficava localizada na Avenida Tenente Coronel Muniz Aragão, nº 1.989 / Grupo 202, na Gardênia Azul, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. As suas cores: vermelha, verde e branca. A mascote é o Jacaré.

O clube estreou no Campeonato Carioca do Departamento Autônomo, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), de 1992. Acabou sendo “Campeão da Divisão EXTRA em 1992“.

Em 1993, o Pãozão disputou o “Campeonato Amador do Estado do Rio de Janeiro“, conquistando os Títulos de “Campeão Amador Adulto” e “Vice-Campeão Amador Júnior“, além das taças de Eficiência e Disciplina.

Estreia na esfera profissional

Como conseqüência deste trabalho, em um curtíssimo espaço de tempo, foi levado a profissionalizar-se. Sendo, então, registrado e regulamentado pela Confederação Brasileira de Futebol (C.B.F.) e pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (F.E.R.J.).

O “Pãozão” teve, então, a necessidade de assumir uma denominação que o identificasse e promovesse o nome de seu bairro de origem, tornando-se, assim, o Jacarepaguá Futebol Clube, 1º Clube de Futebol Profissional de Jacarepaguá.

Mandando os seus jogos no Estádio IPASE, com capacidade para 3 mil pessoas, o Jacarepaguá debutou no Campeonato da 3ª Divisão de Profissionais de 1994, sagrando-se vice-campeão e conseguindo o acesso para o ano seguinte. Tem ainda o artilheiro do campeonato: Marcelo J. do Rosário.

Em 1995, disputa na vaga do Saquarema Futebol Clube o Estadual da Intermediária A, tendo uma campanha bastante ruim, sendo rebaixado. Contrastando com esse desempenho abaixo do esperado, a equipe de Juniores vence o Campeonato da Segunda Divisão, na prática a Terceira, da categoria.

No mesmo ano a equipe principal consegue se manter na mesma divisão, fugindo do descenso. O mesmo ocorre no ano seguinte, quando disputa o mesmo certame.

Em 1997, se licencia, mas volta no ano seguinte, na Segunda Divisão como convidado, quando consegue apenas se manter no mesmo grupo. Em 1999 e 2000, o Jacarepaguá disputa a Copa Rio, mas é eliminado na fase inicial. Após, pede licença das competições.

O clube foi arrendado a 5 de junho de 2000 pelo prazo de cinco anos pelo Bidon Grupo Empresarial, com o intuito de levá-lo à 1ª Divisão do campeonato profissional de futebol do estado do Rio de Janeiro.

Após cinco anos fora das disputas, o clube alterou a ‘razão social’, em 20 de Dezembro de 2005, passando a se chamar: C.C. Esportivo Jacarepaguá. No entanto, o nome ‘fantasia’, segue como Jacarepaguá Futebol Clube. O novo endereço fica na Rua das Margaridas, nº 14, no Bairro da Vila Valqueire, na Zona Oeste do Rio. O atual presidente é Mario Ferreira de Souza.

 

FONTES: Wikipédia – Conceitual – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) – André Luiz Pereira Nunes

Um comentário em “Jacarepaguá Futebol Clube – Rio de Janeiro (RJ): Algumas edições na Terceirona e Segundona do Rio

  1. Samuel chagas Conrado de Sousa

    Joguei no ” PAOZÃO” na sua fundação em 1992, onde o presidente era o senhor altivo Moreira de Pádua. Trabalha em uma de suas redes de padaria e fui convidado a atuar como jogador no clube. Tenho boas lembranças daí da Gardênia Azul, meu nome era apelidado de “Capixaba”. Hoje moro aqui no Ceará, junto a minha família. Gostaria de saber se alguém tem alguma foto da época em que Joguei por aí. Meu nome no Facebook é Samuel Conrado. Abraço a todos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *