Associação Atlética São Francisco – São Francisco do Conde (BA): Campeão da Segundona de 1995

A Associação Atlética São Francisco é uma agremiação esportiva da cidade de São Francisco do Conde (BA). Com uma população de 36.677 habitantes (segundo o Censo do IBGE/2013), o município fica a 67 km da capital baiana.

O Tricolor Franciscano, que completa 39 anos de existência na próxima quinta-feira, foi Fundado na quinta-feira, do dia 10 de Agosto de 1978. A equipe manda os seus jogos no Estádio Junqueira Ayres, com capacidade para receber 4 mil pessoas.

O clube se profissionalizou na década de 90, como grande promessa para o futebol profissional baiano. Conquistou o título da Segundona e três participações com boas campanhas.

Porém, após gastar razoável quantidade de dinheiro com a contratação do veterano Casagrande (atualmente comentarista da Rede Globo), que deixou o clube após menos de um mês (posteriormente, se aposentaria dos gramados), o São Francisco entrou em crise, e este estado de instabilidade interna é vivido até hoje.

O maior feito aconteceu no ano de 1995, quando se sagrou campeão do Campeonato Baiano da 2ª Divisão, organizado pela Federação Baiana de Futebol (FBF). O Vice-campeão foi Esporte Clube Jacuipense (Riachão do Jacuípe); Associação Atlética Sisal Bonfinense (Senhor do Bonfim), ficou na 3ª colocação; Associação Desportiva Bahia de Feira (Feira de Santana), terminou em 4º lugar; Juazeiro Social Clube (Juazeiro), fechou na 5ª colocação; Simões Filho Futebol Clube (Simões Filho), foi o 6º colocado; enquanto o Esporte Clube Estrela de Março (Salvador), ficou na sétima e última posição.

Em 1996, o Tricolor Franciscano debutou na Elite do Futebol Baiano. Fez uma campanha modesta, mas com um resultado marcante. Em 11 de fevereiro, venceu o poderoso Bahia, em casa, por 2 a 1.

Em 1997, o São Francisco fez uma campanha excelente no primeiro turno, terminando o Grupo A, na 2ª colocação com 14 pontos,  só atrás do Vitória com 19 pontos. Com isso, avançou as semifinais, onde enfrentou o Bahia, em dois jogos. Porém, acabou sendo derrotado, em casa, por 1 a 0 e depois, no Estádio da Fonte Nova, foi goleado por 5 a 1.

No segundo turno, fez outra boa campanha, mas acabou punido por ter escalado um jogador irregular e acabou perdendo seis pontos, inviabilizando, assim, que disputasse outra fase semifinal.

Em 1998, outra boa campanha, terminando na classificação geral, na 5ª colocação: foram 11 jogos, com cinco vitórias, três empates e três derrotas; marcando 14 gols e sofrendo o mesmo número de tentos. Em 1999, por questões financeiras, o São Francisco se licenciou. 

 FONTES: Rsssf Brasil – Wikipédia – Show de Camisas – Página do Clube no Facebook

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Bahia, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *