O Sudan Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O ‘Club Rubro Cascadurense’ foi Fundada na quarta-feira, do dia 22 de Novembro de 1911. A sua Sede ficava na Rua Clarimundo de Mello, nº 857, em Cascadura. O seu campo alugado (de propriedade do Sport Club Campinho) ficava localizado na Rua Mendes de Aguiar, nº 18, no Bairro de Cascadura, na Zona Norte do Rio.
Sob a presidência de Armando Silva, o Sudan Athletico Club se mudou, no início do mês de março de 1950, para a Rua Nerval Gouveia, nº 331, no Bairro de Quintino Bocaiúva, também na Zona Norte do Rio.
Na segunda-feira, do dia 25 de Agosto de 1930, o Sudan iniciou um processo de reorganização, liderado pelo presidente do clube: Adelino Cardozo. Dentre as mudanças, foi colocado em votação a proposta para alterar o nome para Athletico Club Prado Júnior. Contudo, a sugestão foi rejeitada.
Então, oficialmente, na sexta-feira, do dia 12 de Setembro de 1930, o Sudan foi reorganizado. A diretoria eleita foi constituída da seguinte forma:
Presidente – Adelino Cardoso;
Vice-Presidente – Alfredo Ferreira;
Secretário Geral – Honório Gonçalves Ferreira;
1º Secretário – David Lourenço;
2º Secretário – Armindo de Carvalho;
1º Tesoureiro – Francisco Alves;
2º Tesoureiro – João Cardoso;
Procurador – Amadeu Geada Filho;
Diretor Esportivo e técnico – Mario Ferreira;
Vice-Diretor Esportivo – Adriano Alves Ferreira.
Na terça-feira, do dia 25 de novembro de 1930, apresentou um reforço de primeira. Manoel Rodrigues, center-half do Brasil Football Club, da 1ª Divisão da Associação Paranaense de Esportes Athleticos (APEA).
Três dias depois, o clube anunciou outra novidade. O cargo de diretor técnico foi extinto. Foi criado o Departamento Técnico composto de três membros: Mario Ferreira, Alcibíades da Costa Nunes e Adriano A. da Costa.
Curiosidade
Na quinta-feira, do dia 18 de Dezembro de 1930, o jornal Diário de Notícias deu o resultado do vencedor da Taça Diário de Notícias, referente ao clube mais votado na prova de simpatia. Com 100 votos, o Sudan Athletico Club foi o grande vencedor, seguido do Team do Encouraçado ‘Minas Geraes’.
Vice-campeão da LMDT de 1933
Após ter participado de algumas edições do Campeonato organizado pela Associação Suburbana de Deportes Athleticos (ASDT), a equipe Sudanense ingressou, na sexta-feira, do dia 24 de abril de 1931, na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT).
Além disso, o Sudan obteve contrato do antigo campo do Jacarepaguá Athletico Club e efetuou grandes reformas a fim de poder ter condições de disputar o Campeonato de 1932. No entanto, por razões não noticiadas, o acordo acabou sendo desfeito e o Sudan permaneceu jogando no campo da Rua Mendes de Aguiar, nº 18, no Bairro de Cascadura, na Zona Norte do Rio.
Em 1933, ficou com o vice-campeonato da LMDT, só atrás do campeão Viação Excelsior Football Club. Em 1947, o Sudan participou do Campeonato Popular, organizado pelo jornal “A Tribuna Popular”, que festejava o seu 2º aniversário.
1º Time de 1930: Cardeal (Jaguaré); Jorge Pereira e Medonho (Moacyr); Donga (Setenta), Bilé e Ary (Quadro); Albino (Raposo), Nicanor (Bahianinho), Bahiano (Rubens), Bilú (Cap.) e Thomaz (Caixa d’Água).
2º Time de 1930: Geada; Adelino e Jeronymo; Pedro, Bebeto e Jamelão; Vespaziano, Miúdo, Gradim, Amadeu e Henrique.
Time de 1931: Mario; Moacyr e Valério; Vinício, Ary e Lourival; Sebastião, Bahiano, Rubem, Octavio e Antonio.
Time de 1932: Joãosinho; Grané e Bento; Sebastião, Américo e Ary; Esteves, Antonio, Armindo, Mario e Manoel.
Time de 1934: Renato (João); Popó e Terrozo; Ary, Donga e Varella (Barbosa); João (Itamar), Lessa (Gallego), Bahiano, Rubens e Pitanga (Nicanor).
Time de 1943: Sylvio; Leite e Aluizio; Floriano (Bira), João e Paulinho; Chimango (Tião), Octacilio (Ica), Adelino (Baiano), Yvan e Maquita.
Time de 1947: Jorge; Nelson e Aluizio; Oscar, João e Casaca; Wilson, Quatorze, Hélio, Osmário e Djalma.
FONTE: O Imparcial – Correio da Manhã – Diário de Notícias – Diário da Noite – Jornal dos Sports