O Esporte Clube Água Verde foi um clube brasileiro de futebol, da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Suas cores eram verde e branco e num outro período (entre 1953 a 1960) era Alviceleste. O ‘’Tigre Alviverde’’ foi Fundado na terça-feira, do dia 14 de Julho de 1914, com o nome de Savoia Foot Ball Club, no bairro Água Verde, em Curitiba. Em 1926, uniu-se ao Savóia Futebol Clube, originando o Savóia-Água Verde.
A Sede dos aguaverdeanos ficava na Rua Bento Viana, nº 117, no Bairro de Água Verde, em Curitiba. O seu Estádio era o ‘Orestes Thá’ (onde hoje é a sede social do Paraná Clube), no Bairro da Vila Guaíra, inaugurado no Domingo, do dia 16 de Agosto de 1953.
No período da Segunda Guerra Mundial, o Savóia-Água Verde foi obrigado pelo governo brasileiro a alterar seu nome, já que o país havia declarado guerra à Itália e o presidente Getúlio Vargas havia proibido que agremiações esportivas usassem nomes que lembrassem países do Eixo.
O Savóia havia sido criado por descendentes de italianos, além de possuir as mesmas cores do país europeu. Logo, o Savóia-Água Verde passou a se chamar Esporte Clube Brasil em 3 de março de 1942.
Uma nova proibição por parte do governo federal fez com que o clube voltasse a ser chamado Água Verde Futebol Clube em 1944.
O clube faturou dois títulos no Torneio Início Paranaense: 1949 e 1953. Também conquistou o Torneio Cidade de Curitiba, em 1967 e no mesmo ano se sagrou campeão do Campeonato Paranaense de 1ª Divisão.
Na final, venceu o Grêmio Maringá por 1 a 0 no dia 19 de dezembro, após empatar as outras partidas extras em 0 a 0 e 2 a 2. Em 12 de agosto de 1971, o Água Verde passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros e adotou as cores azul e branco.
Fontes e recortes: Wikipédia – Jornal Correio da Noite (ano de 1959) – Google Maps – Paraná Esportivo
Esse clube nunca foi apelidado de “tigre”. Era leão. Leão da vila Guaíra (inicialmente era leão da água verde, onde ficava a primeira sede dele). E utilizou o azul e branco como cores por muitos anos. Inclusive, em 71, quando virou Pinheiros, usava azul e branco e era chamado de alviceleste
Sim, já entre 1942 e 1944, quando o EC Água Verde se chamava EC Brasil, o uniforme dois era camisa azul clara. Ou seja, o azul já tinha uma história nessa agremiação. Adotaram o azul pra se diferenciarem do Coritiba.
Lembro do Água ter jogado aqui em Porto Alegre pela Taça Brasil em 1968 contra o Grêmio.
Gosto muito de ler sobre essas fusões dos clubes de Curitiba.
Lembro de ter visto o Ferroviário disputando o Robertão de 1967. Ferroviário que deu origem ao Colorado.
Obrigado meu amigo Ielo!
De fato, essa primeira mudança (alviverde para o alviceleste) não foi efêmera como eu imaginava.
Durou um bom tempo. Até aonde consegui pesquisar, sete anos, no mínimo.
Espero que possamos alcançarmos mais informações para entendermos essas metamorfoses do distinto Esporte Clube Água Verde!
Grande abraço!
Sergio, Cicero e amigos,
Sim, fica explicito que a impressa da década de 50 referia ao Água-Verde como alvi-celeste. Embora no livro da história do Parana Clube, não a citação alguma sobre este fato, vejo como possível que o Água-Verde, para diferenciar do seu rival alvi-verde Coritiba, tenha utilizado o uniforme na cor alvi-celeste, já o escudo pode ser que não tenha sido alterado nesta década. A simpatia do clube com a cor, vai se confirmar com a escolha da cor alvi-celeste para o EC Pinheiros. Belo trabalho Sergio.
Abs.
Obrigado meu amigo Cicero!
Não consegui precisar quando trocou o verde e branco para o azul e branco e posteriormente quando voltou para o alviverde na década de 60. Mas entre 1953 a 1960, o time era chamado direto de Alviceleste.
Mas agora sabemos que em 1971, quando mudou o nome para Esporte Clube Pinheiros, e adotando as cores azul e branco não foi à toa! Rs
Forte abraço!
Olá Sergio.
Agua Verde alvi-celeste!
Isto é uma grande novidade para mim.
interessante mesmo.
abraço.