Bacacheri Atlético Clube – Curitiba (PR): Existiu entre 1948 a 1974

O Bacacheri Atlético Clube, ou simplesmente BAC, foi uma agremiação da cidade de Curitiba (PR). O Áureo-negro Foi Fundado na quarta-feira, do dia 19 de Maio de 1948, por um grupo de desportivas, liderados por Walfrido do Rosário, que em 25 de Setembro de 1960, deu nome ao Estádio do BAC.

Por sinal, o Estádio e a Sede ficavam localizados numa área de cerca de 13 mil metros quadrados, na Rua Lodovico Geronasso, nº 805, no bairro Boa Vista, em Curitiba.

Excursões pelo interior do Paraná e Santa Catarina

Durante o seu período de existência (final da década de 40 até os anos 70), o BAC fez vitoriosas excursões por diversas cidades do Paraná e Santa Catarina, inclusive foi o primeiro clube amador a viajar de avião até Maringá, em 1951, quando a Cidade Canção comemorava quatro anos de existência.

Treinos eram realizados na Base Aérea da Aeronáutica

Como fato curioso, o Bacacheri realizava seus treinamentos no campo da Base Aérea. Nos primeiros anos, sua equipe contava com diversos jogadores pertencentes à Aeronáutica.

Exemplos: técnico Augusto Gil Cícero de Sá, sargentos Sérgio Olaia Pascoal (goleiro), Orlando Pires de Campos, Romeu Albuquerque, Mário Rosseto e Luiz Martins, cabos Miguel Chervenski Jamal e Levi Mulford, além do outro goleiro titular, Reinaldo Santana Ribeiro (Tato), que era motorista do comandante major-brigadeiro Artur Carlos Peralta.

Contava também com o concurso do ágil atacante Guedes, autor de dribles desconcertantes. Era também militar sargento do 20.º Regimento de Infantaria, quartel vizinho da Base Aérea.

Clube se filia a Federação Paranaense de Futebol

Depois de amistosos, o clube filiou-se à Federação Paranaense de Futebol (FPF) e foi logo conquistando o título do Torneio Início, realizado no Estádio Belfort Duarte (Alto da Glória) e que teve a participação de 17 equipes. Foi vice-campeão da série Acir Guimarães ainda em 1949.

Voltou a conquistar o Torneio Início em 1960, 1961 e 1964. Vice-campeão em 1953 e 1958. Vice-campeão suburbano em 1950, 3º lugar em 1952, 1954, 1960, 1965, 1966 e 1968.

Campeão de aspirantes em 1954 (17 jogos e 17 vitórias), 1957 e 1964; vice-campeão em 1952, 1965 e 1967. Licenciou-se da FPF em 1970. Em 30 de Novembro de 1974, passou a se chamar Esporte Clube Bacacheri e se transformou em clube de campo.

A diretoria atual vendeu o patrimônio do clube e o Estádio Walfrido Rosário, por R$ 11 milhões. Atualmente o local se transformou num supermercado (Rede Condor). O aurinegro das jaquetas quadriculadas virou saudade.

 

FONTES & FOTOS: Google Maps – Tribuna do Paraná – Gazeta do Povo – Levi Mulford – Blog Família Petroski

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 07. Gerson Rodrigues, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *