Paulista Futebol Clube – Nhandeara (SP): Oito edições na Terceira Divisão Paulista

O Paulista Futebol Clube foi uma agremiação esportiva do Município de Nhandeara, no Interior do estado de São Paulo. Localizado a 508 km da capital, a localidade conta com uma população de 10.725, segundo o Censo do IBGE/2010Fundado no domingo, do dia 1º de julho de 1962. Um dos nomes que fundaram o clube foi Minervino Alves Ferreira, que contou um pouco do início do Paulista de Nhandeara.

Inicialmente era um time juvenil, depois começou a disputar o Campeonato Amador Estadual. Jogava no campo do Nhandeara Esporte Club, até que não deixaram mais a gente jogar. Jogamos em Floreal e também não foi possível continuar os jogos lá”, comentou Minervino Ferreira. Diante desse quadro, os dirigentes se empenharam para obter o seu próprio campo. “Fizemos uma campanha e conseguimos comprar o terreno e construir um estado com arquibancada e alambrado”, afirmou.

A inauguração do Estádio Municipal José Bernardelli (com Capacidade para 3.500 pessoas), contou com presença dos veteranos da Sociedade Esportiva Palmeiras, posteriormente os times juniores de Corinthians e São Paulo também fizeram jogos lá.

O Paulista F.C. teve apoio de algumas pessoas importantes no cenário brasileiro. “Preparamos o time para disputar o campeonato da terceira divisão e contamos com a ajuda da pessoa maravilhosa que estava na Federação Paulista do Futebol, José Maria Marin, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Outro que ajudou muito a gente era Michel Temer”, revelou Minervino Ferreira.


Clube fecha às portas em 2008

O prefeito de Nhandeara, Rocco, também apoiava o time. “Infelizmente o futebol parou depois que outro prefeito se recusou a ajudar o clube”, se entristece Ferreira. Segundo Dr. Minervino, o Paulista F.C. encerrou as atividades em 2008, no entanto comemora o fato de alguns jogadores de destaque terem passado pelo clube.

Fui presidente desde a fundação do Paulista, hoje estou no cargo de vice e durante esses anos vi bons jogadores passarem pelo clube, entre eles, Doriva e Glauber Berti, mas pela falta de apoio, tivemos que encerrar as atividades. Atualmente a prefeitura usa o estádio com a escolinha de futebol, mas infelizmente não ajuda o clube com isso”, concluiu.

Agora a expectativa é que o clube de Campo, que também está parado, volte a funcionar. “Temos salão de festa, minicampo, parque infantil, está sendo construída piscina, é um local bastante arborizado e conta com estacionamento coberto com árvores. Temos associados, mas não cobramos mensalidade por enquanto, quando voltarmos vamos estudar a cobrança de uma taxa simbólica. Acredito que no começo do ano que vem já esteja tudo funcionando”, avaliou o vice-presidente.

Doze edições na esfera profissional

O Paulista disputou 12 edições na esfera profissional. No Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual A-3), foram Oito participações: 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986 e 1987. No Campeonato Paulista da Quarta Divisão (atual Série-B), foram duas presenças: 1988 e 1989. Por fim, no Campeonato Paulista da Quinta Divisão, foram duas participações: 1978 e 1979.

 

FONTES: As Mil Camisas – Wikipédia – Município de Nhandeara/SP

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

1 pensou em “Paulista Futebol Clube – Nhandeara (SP): Oito edições na Terceira Divisão Paulista

  1. José Vilmar da Silva

    Patos de Minas, 16 de junho d3e 2021
    Prezado: Sergio Mello

    Fiquei feliz de ver a Materia sobre o Paulista futebol Clube, eu que foi Goleiro do Palista na epoca de Tecnico Ditinho e senhor Dema, tenho saudade da minha querida Cidade de Nhandeara ainda que ir ai, sou o Goleiro Vilmar de Patos de Minas, Minas Gerais
    sou Trocedor do Paulita Saudade.
    Sucesso a todos vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *