O Paulista Futebol Clube foi uma agremiação esportiva do Município de Nhandeara, no Interior do estado de São Paulo. Localizado a 508 km da capital, a localidade conta com uma população de 10.725, segundo o Censo do IBGE/2010. Fundado no domingo, do dia 1º de julho de 1962. Um dos nomes que fundaram o clube foi Minervino Alves Ferreira, que contou um pouco do início do Paulista de Nhandeara.
“Inicialmente era um time juvenil, depois começou a disputar o Campeonato Amador Estadual. Jogava no campo do Nhandeara Esporte Club, até que não deixaram mais a gente jogar. Jogamos em Floreal e também não foi possível continuar os jogos lá”, comentou Minervino Ferreira. Diante desse quadro, os dirigentes se empenharam para obter o seu próprio campo. “Fizemos uma campanha e conseguimos comprar o terreno e construir um estado com arquibancada e alambrado”, afirmou.
A inauguração do Estádio Municipal José Bernardelli (com Capacidade para 3.500 pessoas), contou com presença dos veteranos da Sociedade Esportiva Palmeiras, posteriormente os times juniores de Corinthians e São Paulo também fizeram jogos lá.
O Paulista F.C. teve apoio de algumas pessoas importantes no cenário brasileiro. “Preparamos o time para disputar o campeonato da terceira divisão e contamos com a ajuda da pessoa maravilhosa que estava na Federação Paulista do Futebol, José Maria Marin, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Outro que ajudou muito a gente era Michel Temer”, revelou Minervino Ferreira.
Clube fecha às portas em 2008
O prefeito de Nhandeara, Rocco, também apoiava o time. “Infelizmente o futebol parou depois que outro prefeito se recusou a ajudar o clube”, se entristece Ferreira. Segundo Dr. Minervino, o Paulista F.C. encerrou as atividades em 2008, no entanto comemora o fato de alguns jogadores de destaque terem passado pelo clube.
“Fui presidente desde a fundação do Paulista, hoje estou no cargo de vice e durante esses anos vi bons jogadores passarem pelo clube, entre eles, Doriva e Glauber Berti, mas pela falta de apoio, tivemos que encerrar as atividades. Atualmente a prefeitura usa o estádio com a escolinha de futebol, mas infelizmente não ajuda o clube com isso”, concluiu.
Agora a expectativa é que o clube de Campo, que também está parado, volte a funcionar. “Temos salão de festa, minicampo, parque infantil, está sendo construída piscina, é um local bastante arborizado e conta com estacionamento coberto com árvores. Temos associados, mas não cobramos mensalidade por enquanto, quando voltarmos vamos estudar a cobrança de uma taxa simbólica. Acredito que no começo do ano que vem já esteja tudo funcionando”, avaliou o vice-presidente.
Doze edições na esfera profissional
O Paulista disputou 12 edições na esfera profissional. No Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual A-3), foram Oito participações: 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986 e 1987. No Campeonato Paulista da Quarta Divisão (atual Série-B), foram duas presenças: 1988 e 1989. Por fim, no Campeonato Paulista da Quinta Divisão, foram duas participações: 1978 e 1979.
FONTES: As Mil Camisas – Wikipédia – Município de Nhandeara/SP
Verdade amigo.
Quando o futebol era romântico e jogado com arte e amor a camisa.
Infelizmente, diferente dos dias atuais.
Forte abraço
Lembro do Paulista de Nhandeara, tinha um goleiro (Rogério), depois jogou no Mirassol, onde eu iniciava carreira, ano de 1984, bons tempos
Como esquecer o Paulista FC… pois foi através deste clube que iniciei de fato, no futebol profissional..alguns vão lembrar somente de meu apelido…GOTA…Parabéns e SAUDADES DE TODOS…
Nossa, muito bom, lembro de meus tempo de quando criança, Lembro do Vilmar que comentou acima também, meu pai fazia parte da diretoria e estava sempre trabalhando nos jogos, e eu e meu irmão sempre estavamos presentes. Pena que hoje na cidade quase nem exista mais futebol, nem amador. Bons tempos.
Patos de Minas, 16 de junho d3e 2021
Prezado: Sergio Mello
Fiquei feliz de ver a Materia sobre o Paulista futebol Clube, eu que foi Goleiro do Palista na epoca de Tecnico Ditinho e senhor Dema, tenho saudade da minha querida Cidade de Nhandeara ainda que ir ai, sou o Goleiro Vilmar de Patos de Minas, Minas Gerais
sou Trocedor do Paulita Saudade.
Sucesso a todos vocês.