CFZ (Centro de Futebol Zico) de Brasília (DF): Campeão Candango da 1º Divisão de 2002

O CFZ (Centro de Futebol Zico) de Brasília é uma agremiação da cidade de Brasília (DF). O clube está sediado na SIA Quadra 3C, lote 24, sala 101, em Brasília. Fundado no domingo, do dia 1º de Agosto de 1999, pelo ex-jogador Zico, uma espécie de “filial” do CFZ do Rio, outro clube de propriedade do ‘Galinho de Quintino’.

Diferentemente do que ocorre com as associações esportivas tradicionais, cuja fundação é marcada pela assinatura de uma ata, um clube-empresa passa a existir na data em que é registrado seu contrato social. O CFZ de Brasília entrou em atividade dessa forma, nos moldes da lei que tem a assinatura de Zico.

O grande objetivo do Galinho com a criação de um clube era dar continuidade ao trabalho das escolinhas de seu Centro de Futebol, proporcionando aos jovens a possibilidade de competir. Foram formadas equipes nas cinco principais categorias: mirim, infantil, juvenil, juniores e profissionais. Além do futebol feminino que chegou ao tetra estadual (2000, 2001, 2002 e 2003).

Durante a década de 90 teve um centro de treinamento em Campo Mourão, que depois foi adquirido pela ADAP. Sem obstáculos políticos, o time profissional masculino chegou rapidamente à Primeira Divisão e, em 2002, atingiu o ponto máximo em Brasília ao conquistar o título do Campeonato Candango da 1ª Divisão com uma campanha invicta: 19 vitórias e sete empates.

Na época o artilheiro Tiano, um jogador de extrema habilidade, era um dos principais nomes da equipe. Ele já fez três gols de trás do meio campo. Sua especialidade era a bola parada. A conquista valeu uma vaga na Copa do Brasil 2003 e garantiu a classificação para o Brasileiro da Série C.

Na Terceirona, o time comandado por Reinaldo Gueldine foi até a quarta fase, quando acabou eliminado no mata-mata. No ano seguinte, disputou novamente as duas competições nacionais.

Depois de ser rebaixado para a 2ª Divisão do campeonato local em 2006, acabou novamente rebaixado em 2007. Em 2008 o time disputou a 3ª Divisão do Campeonato Brasiliense de Futebol e conseguiu o acesso. Em 2010, obteve o título da 2ª divisão do Campeonato Brasiliense de Futebol, Conseguindo assim o acesso para a divisão principal.

Ainda em 2010 o trabalho realizado pelo CFZ de Brasília, como equipe formadora, começou a ganhar destaque no cenário nacional e internacional. A equipe sub 19 do clube, fez a melhor campanha da história de um clube brasiliense na Taça São Paulo de Juniores, ficando em 5º lugar, entre 96 participantes, tendo ainda deixado a competição de forma invicta.

 

FONTES: Site do clube – Wikipédia – Correio Brasiliense

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Distrito Federal (Brasília), Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *