São Paulo Crystal Futebol Clube – Cruz do Espírito Santo (PB): Estreia na Segundona Paraibana de 2017

O São Paulo Crystal Futebol Clube é uma agremiação do Município de Cruz do Espírito Santo, que fica a 25 km da capital de João Pessoa, na Paraíba. Com uma população de 16.317 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2012. Fundado no dia 10 de Fevereiro de 2008, como Lucena Sport Club, mudou de nome este ano.

Como Lucena, o clube debutou na esfera profissional em 2014. De cara faturou o inédito título de campeão do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão, organizado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF).

A sua estreia na Elite Paraibana, no entanto, não foi das melhores. Numa competição com dez clubes, o Lucena termino na penúltima colocação, com 14 pontos em 18 jogos: três vitórias, cinco empates e 10 derrotas; marcando 21 gols, sofrendo 32 e um saldo negativo de 11.

Em 2016, já de volta a Segundona Paraibana, a campanha foi pífia. No Grupo do Agreste, com apenas três equipes, amargou a última colocação com dois empates e duas derrotas; marcando sete gols e sofrendo dez.

Talvez uma das explicações para esse declínio, tenha sido a falta de um “casa” para mandar os seus jogos. Sem conseguir jogar na sua cidade: Lucena, que não tem estádio, acabou fincando a sua Sede Campina Grande. Posteriormente se mudou para João Pessoa. Mas em ambos os casos, sem sucesso.

Então, a sua diretoria tomou uma decisão radical para não fechar às portas. Abriu as negociações com outras cidades a fim de fechar uma parceria. E o vencedor foi o Município de Cruz do Espírito Santo.

Apesar do desfecho, ainda faltam alguns detalhes para que o clube atue na sua nova casa, uma vez que o estádio municipal ainda não foi liberado. A mudança de cidade do novo clube espírito-santense não foi o maior destaque por parte da imprensa paraibana.

Além disso, o nome da agremiação (São Paulo Crystal Futebol Clube) também chamou atenção em razão do nome ter sido sugerido pelo grupo que patrocina o clube. Na realidade, o São Paulo Crystal já existe, mas atua apenas na esfera amadora.

Contudo, o fato é que o novo clube já dispõe de uma boa estrutura, onde conta com um CT próprio, que na verdade é do seu patrocinador, a São Paulo Cristal, uma importante cachaçaria da região. Para completar, o clube já providenciou melhorias no Estádio Carneirão e quer mandar seus jogos em Cruz do Espírito Santo.

A estreia do São Paulo Crystal já data marcada. Será no domingo, do dia 06 de Agosto, quando enfrenta, fora de casa, o Spartax, válido pelo Grupo do Litoral, do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão de 2017.

 

FONTES: Página do clube no Facebook – Globoesporte.com – Martir Esportes – Escudos do Mundo Inteiro – Homero Queiroga 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *