Associação Sportiva Ferroviária (RJ) – só disputou campeonatos em 1930 e levantou um troféu

Um dos clubes mais efêmeros da história do futebol carioca foi a Associação Sportiva Ferroviária, do bairro Riachuelo. O “Club da Camisa Azul e Preta” foi fundado com o nome de Associação Sportiva e Beneficente Ferroviária no final de 1929 ou início de 1930 (a primeira notícia que encontrei do clube é de uma assembléia de 3 de janeiro de 1930) e tinha sede na Rua 24 de Maio nº 369, perto da estação de trem no Riachuelo.

A Ferroviária foi fundada por dissidentes do Club Athletico Central (outro clube de ferroviários) e remanescentes, a maioria atletas, do recém-extinto Americano Football Club do mesmo bairro. Algumas notícias dão conta de que ex-jogadores do Villa Isabel Football Club, que deixou de montar equipes de futebol, também ingressaram na equipe.

Já com o nome de Associação Sportiva Ferroviária, o clube ingressou na veterana Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, na Série Emmanuel Coelho Neto. No Torneio Início dessa série, disputado em 27 de abril de 1930, o clube foi o campeão. A campanha: Ferroviária 2-0 Esperança de Santa Cruz, Ferroviária 2-1 Irajá e Ferroviária 1-0 Sportivo Santa Cruz.

O resultado empolgou a imprensa esportiva, que rapidamente apontou o clube como um dos favoritos para a conquista da competição. Contudo, subitamente, o clube anunciou sua desistência do campeonato no dia 13 de junho. O motivo não foi claro: em nota oficial, o clube garantiu que foi por questões de ordem internas, e elogiou a organização da Liga Metropolitana e seus clubes co-irmãos. Na sequência, o time embarcou para uma série de amistosos com outras equipes de ferroviários no interior do Rio, São Paulo e Minas Gerais.

Em assembléia de 5 de julho de 1930 o clube ainda anunciou uma mudança nas cores: o uniforme e bandeira, que eram compostos por “listras de dois centímetros” deixavam de ter as cores azul e preta e passavam a ter as cores azul e ouro.

Em 1931 o clube realizou poucos amistosos, e logo sumiu da imprensa. Nunca encontrei fotos ou escudo dessa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *