Clube Atlético Ferroviário – Araçatuba (SP): Campeão da Quarta Divisão Paulista de 1966

O Clube Atlético Ferroviário  foi uma agremiação efêmera da cidade de Araçatuba (SP). O Ferrinho foi Fundado no domingo, do dia 27 de Janeiro de 1957, nas cores em vermelho e branco.

O time amador recebeu o apoio financeiro da Prefeitura de Araçatuba entrou no profissionalismo em 1964. O ápice aconteceu em 1968 quando se sagrou Campeão do Campeonato Paulista da Quarta Divisão

Contando com o apoio da Prefeitura local, o nome foi alterado em 1968, passando a se chamar Araçatuba Futebol Clube. No início da década de 70, trocou as cores: saindo o alvirrubro e entrando o amarelo e preto, tendo a mascote: Tigre.  

FONTE: André Martins – DOE(SP) de 21/08/1969 (Caderno Ineditoriais, pag 48)  – Blog A.E. Araçatuba   

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Clube Atlético Ferroviário – Araçatuba (SP): Campeão da Quarta Divisão Paulista de 1966

  1. carlo antonio lima

    Eu morei na adolecencia em ARAÇATUBA,E POR VOLTA DE 1969 EU FREQUENTAVA O ESTADIO ADEMAR DE BARROS ELEMBRO DO ULTIMO TIME DO FERROVIARIO.ZUZA,ARACITO,BIMBO FLAVIO E JUCA NORONHA E JEOVA CARDOSO,VANDERLEI SERGINHO E NELSINHO……….OTIMO TIME.

  2. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo.

    Na página do A.E. Araçatuba abordou que o clube se extinguiu em 1968. Mas se ainda existe seria legal buscar fotos do clube.

    Grande abraço!

  3. Antonio Mario Ielo

    Sergio e amigos,

    Belas lembranças, do meu primeiro jogo que assisti em um estádio de futebol, o Estádio Municipal Ademar de Barros em Araçatuba, torcendo pelo Ferroviário, vendo o goleiro “Mão-de-Onça”, agarrar a bola com apenas uma mão.

    Morei em Araçatuba na minha infância , dos 4 aos 7 anos, com meus pais e irmãos. Eramos torcedores do Ferroviário, e tivemos o privilegio de acompanhar algumas partidas deste campeonato e comemorar o título paulista, o primeiro da cidade.

    Segundo o Wikipédia o CA Ferroviário não foi extinto em 1968, mantendo equipes amadoras até os dias de hoje, disputando o campeonato amador de Araçatuba.

    Parabéns pelo artigo,

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *