Cillos Futebol Clube – Santa Bárbara d’Oeste (SP): Fundado em 1934

Atinge-se  o  ano  de  1934  e  é  fundado  o  Cillos Futebol Clube, da Usina  Açucareira de Cillos. Francisco de Cillo, um dos proprietários da companhia, encabeçou o movimento. Além de ser o “dono do time” – como dizia o povo usineiro – Chiquinho de Cillo também jogava futebol.

De início ele ganhou a condição de titular, pois era um atleta muito bom, aliás, por várias vezes foi convocado a defender a Seleção Barbarense.  Dentre os fundadores, o Sr. Augusto Domingues foi outro que se destacou na fase de organização do Cillos Futebol Clube. A nova associação somente conseguiu registrar seus estatutos sociais em 9 de fevereiro de 1936.

Evidente que com a força que recebia da companhia, o clube usineiro teria até melhores condições financeiras que o “veterano” União Agrícola, apenas sustentado e dirigido por um grupo de pessoas abnegadas. E o futebol na Usina de Cillos foi empolgando a todos. O time não chegou ao profissionalismo, limitando-se a competir como clube amador em certames oficiais pela cidade e região.

A foto mostra um acontecimento social no Cillos Futebol Clube. Ano de 1940, quando foi eleita Rainha a srta. Delmira Lacava, ficando Lila Ferreira (à esquerda) como 1.ª Princesa e Zuleica Crisp (à direita) como 2.ª Princesa. No flagrante ainda aparecem (da esquerda para a direita): Jeferson, o maestro da Banda; Sàbato Ferraro, presidente; Chiquinho de Cillo e Lourival de Andrade-Vavà, todos da diretoria fundadora do clube usineiro.

Pelos lados do Cillos, o time das cores azul e branca, bons quadros de futebol se sucederam. Segundo os mais antigos, seu primeiro conjunto que adentrou aos gramados foi este: Luiz Módulo, João Lopes e Orlando Pompermeier; Alberto Brigoni; Ricardo Pompermeier e Mário Euphrázio ou Trajano  Crisp; Cardoso, Batata, Chiquinho de Cillo, Hilário e Antonio Pavan.

Na sequência, nos primeiros anos de existência do novo clube, é lógico que vieram outros valores, como Chico Veríssimo, João Ananias, Tertuliano, João Miguel, Euclides Módulo, Sílvio Bento, Isidoro Brigoni, Domingos de Moura, Alberto Bataglia, João Grande, Avelino Custódio.

FONTES: Livro “A Memória do Futebol Barbarense… Até os dias de Hoje”, de autoria de J.J. Bellani – Waldomiro Junho

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Cillos Futebol Clube – Santa Bárbara d’Oeste (SP): Fundado em 1934

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Primeiramente, parabéns por ter um craque na família!
    Cláudio, caso tenha alguma foto do teu avô, envie para que eu agregue na matéria sobre o clube!
    Forte abraço!

  2. CLAUDIO RODRIGUES DA SILVA

    Grande time , meu avô fez parte deste memorável elenco de excelentes jogadores, o nome dele era Benedito Matheus da Silva, ( baianinho).
    Tenho orgulho desse time e de sabe que me avô fez parte desta seleção azul e branco.

    Deus abençoe a todos.
    Att,

    Cláudio Rodrigues da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *