Jornal do Commercio FC (RJ) – participou do Campeonato Carioca da LMDT


Recriação do escudo do Jornal do Commercio a partir de fotos – devido à baixa qualidade das mesmas, este escudo pode não ser fidedigno

O Jornal do Commercio Football Club, como o nome indica, foi fundado por funcionários do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro no dia 28 de Outubro de 1922. O clube tinha sede na Gamboa, e campo na Avenida Francisco Bicalho, nº 313, em Santo Cristo. O Jornal do Commercio disputou por algum tempo o campeonato da Liga Graphica de Sports, que reunia equipes ligadas a funcionários de jornais e gráficas – caso do Sport Club Pimenta de Mello, A Noite Football Club, Papelaria União etc.

Equipe de 1924 que disputou a Liga Graphica de Sports

Outra foto da equipe de 1924

Em 1928 o Jornal do Commercio ingressou na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, fundada em 1908 e que, até 1924, organizou o Campeonato Carioca com grandes clubes (de 1925 em diante a mesma contou apenas com pequenas agremiações). A melhor participação do Jornal do Commercio neste campeonato foi em 1931: terminou em terceiro lugar, atrás do campeão Oriente e do Sportivo Santa Cruz (este, o campeão de 1930) e foi o campeão do Torneio Início com a seguinte campanha: 1 a 0 no Deodoro (quartas-de-final), 1 a 0 do Oriente (semis) e 0 a 0 com o Sportivo Santa Cruz na finalíssima (no critério de desempate, 3 escanteios a 0). O time campeão: Américo, Armando e Figueiredo; Noé, Paulo e Jorge; Miguel, João, Edgar, Oscar e Bira.


Equipe campeã do Torneio Início da LMDT em 1931

A equipe desapareceu em meados dos anos 30, embora seu campo, usado em várias competições, ainda fosse chamado de “campo do Jornal do Commercio”. No final da década, o mesmo foi comprado pela Leopoldina Railway Athletic Association, agremiação vizinha. Hoje o terreno pertence à CEG (perto da Rodoviária Novo Rio).

 

Fontes: Jornal do Commercio – O Malho, Fon-Fon e Diário da Noite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *