Visitando quatro estados, o E.C. Taubaté de São Paulo realizou brilhante campanha na excursão no nordeste no ano de 1959. Foram 11 jogos em 22 dias, conquistando sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. O ataque marcou 26 gols e a defesa sofreu 11. Bertho foi o artilheiro da equipe com 11 gols. O melhor resultado foi em Recife na goleada de 5X1 diante do Santa Cruz. Bateu o Náutico e ainda o campeão baiano, pelo placar de 3X1, na disputa de um quadrangular que acabou não sendo decidido pela falta de data, ficando Flamengo e Taubaté emátados em primeiro lugar.
OS JOGOS:
Taubaté 1 X 1 Santa Cruz – em Recife
Taubaté 2 X 1 Náutico – em Recife
Taubaté 1 X 1 Campinense – em Campina Grande
Taubaté 4 X 1 Treze de Campina Grande – em Campina Grande
Taubaté 3 X 2 América de Natal – em Natal
Taubaté 2 X 0 ABC – em Natal
Taubaté 3 X 0 América de Esperança – em Esperança/PB
Taubaté 0 X 1 Campinense – em Campina Grande
Taubaté 5 X 1 Santa Cruz – em Recife
Taubaté 2 X 2 Bahia – em Salvador
Taubaté 3 X 1 Vitória – em Salvador
Foi nessa excursão que o Bahia descobriu o grande futebol de Mario que veio a se tornar um dos maiores meias que defenderam o tricolor de aço, Mario brilhou no Taubaté e fez uma bela partida aqui na Fonte Nova no empate de 2 a 2, e no jogo contra o Vitória também, Mario veio para o Bahia para se sagrar campeão da 1ª Taça Brasil.
Em pensar que o burro da central nao vive mais os mesmo tempos de meio seculo atras.Meu pai sempre dizia dos feitos do Taubate em campeonatos paulistas,se sagrando ate bi campeao da segunda divisão.Infelizmente os tempos sao outros,apos a 2007,o caiu da segunda divisão para a quarta,foram duas quedas seguidas..espero que um dia o Burro da Central volte a brilhar entre os grandes como antigamente!.