G.P.A. Audax Rio Esporte Clube – São João de Meriti (RJ): Novo escudo

O Grupo Pão de Açúcar Audax Rio Esporte Clube ou simplesmente Audax Rio é uma agremiação esportiva da cidade de São João de Meriti (RJ). O Laranja Meritiense foi Fundado no domingo, do dia 08 de Maio de 2005, com o nome de Sendas Esporte Clube até o início de 2011. O antigo nome vinha da antiga rede de supermercados, que foi assumida pelo grupo Pão de Açúcar.

No dia 22 de setembro de 2013, o clube foi comprado pelo Banco Bradesco, juntamente com o Grêmio Osasco Audax. Clube-empresa começou através de um projeto social na sua sede no bairro da Jardim José Bonifácio, em São João de Meriti.

A ideia, que parecia inicialmente limitada às categorias de base, acaba por se engrandecer à medida que é formado um plantel para as competições de âmbito profissional. Suas cores iniciais eram o laranja, o preto e o branco.

Em 2005, mesmo antes de possuir um plantel profissional, sagra-se vice-campeão estadual juvenil, ao perder a final para o Madureira Esporte Clube. Em âmbito profissional, estreia em 2007 no Campeonato da Terceira Divisão, tornando-se o campeão e logo promovido à Segunda Divisão juntamente com o vice Aperibeense Futebol Clube. Ainda em 2007, sagra-se vice-campeão da Terceira Divisão, categoria de Juniores, ao perder a final para o Condor Atlético Clube.

Em 2008, já na Segundona, passa da primeira fase, mas é logo eliminado na segunda. No mesmo ano, alcança o vice-campeonato da Segunda Divisão, categoria de Juniores, ao perder a final para o Bangu Atlético Clube.

Em 2009, obtém a 3ª colocação na Copa Rio, tendo o melhor ataque e o artilheiro Daniel, além de ser campeão estadual da Segunda Divisão de Juniores, ao derrotar na final o Artsul Futebol Clube por 2 a 0, no Estádio Nivaldo Pereira, no distrito de Austin, em Nova Iguaçu.

Em 2010, o time infantil sagrou-se campeão da Copa da Juventude, no Espírito Santo. Na decisão, o Laranja Meritiense derrotou o Club de Regatas Vasco da Gama, nos pênaltis, por 3 a 1, após empate de 1 a 1 no tempo normal. A campanha da equipe foi a seguinte:

Derrota para o Faria Lemos (1 a 0); vitórias sobre o Muniz Freire (2 a 0), Castelo (4 a 0 ); vitórias nos pênaltis diante do Solvive (1 a 1 e 5 a 3), e o empate com o Vasco da Gama em 1 a 1, e na decisão por pênalti o triunfo por 3 a 1. No mesmo ano sagra-se bicampeão Estadual da Segunda Divisão de Juniores. O Nova Iguaçu Futebol Clube foi o vice.

No mesmo ano conquista o seu maior título, o de campeão da Copa Rio, ao vencer na decisão o Bangu na Sendolândia (estádio também conhecido como Arthurzão e Marrecão). Mediante a conquista, opta por disputar o Campeonato Brasileiro da Série D em 2011, participando pela primeira vez na história de uma competição em nível nacional.

Em 2011, apesar de ter liderado toda a primeira fase, declina na segunda e termina em quarto lugar a fase final do Campeonato Estadual da Série B. Contudo, nos juniores, sagra-se tricampeão estadual a seis pontos do segundo colocado Barra Mansa Futebol Clube.

Em 2012 disputou o Campeonato Carioca da Série B e conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Estadual de 2013, se sagrando vice-campeão, atrás apenas do Quissamã Futebol Clube, o campeão.

No dia 22 de maio de 2013, o presidente do Grupo Casino, Jean-Charles Naouri, grupo que controla as ações do Grupo Pão de Açúcar, decidiu colocar os clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro a venda, alegando que com os dois clubes na elite dos campeonatos paulista e carioca, o grupo teria que arcar com muitas despesas a mais do que gasta atualmente, e isto não seria benéfico ao grupo que tem como função principal a área de supermercado.

Depois de muitas brigas e dúvidas entre Jean-Charles Naouri e Abílio Diniz, no dia 22 de setembro enfim o Audax é vendido ao Banco Bradesco. Com isso, o Audax Rio segue com esse nome, jogando normalmente no Rio de Janeiro, mas sob o comando do clube de Osasco, que passa a ser presidido pelo ex-jogador Vampeta.

Em 2014, o Audax realizou uma péssima campanha no Carioca, terminando na penúltima colocação, sendo rebaixado a Série B do Carioca de 2015, com apenas 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, tendo seu pior ataque com 13 gols marcados e sua segunda pior defesa com 27 gols sofridos.

 

FONTES: Wikipédia – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) – Site e Página do Facebook do clube  

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *