Foto Rara, de 1914: Minas Geraes Football Club – São Paulo (SP)

O Minas Geraes Football Club foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). Sobre a fundação do clube encontrei uma nota no Correio Paulistano, dando conta de que o clube foi Fundado na quinta-feira, do dia 21 de Abril de 1910, e não no dia 03 de Maio de 1910, como consta, inclusive, na carteirinha do clube.

A1ª Praça de Esportes ficava na Rua Barão de Ladário, nº 56, no Bairro do Brás – São Paulo. m 1916, se mudou para a Rua Miller, s/n, também no Brás. O nome da agremiação foi uma homenagem com o encouraçado Minas Geraes, orgulho da marinha nacional à época.

No dia 1º de Abril 1914, o Minas Geraes se filiou na Liga Paulista Football (LPF). O Minas Geraes Football Club participou 12 vezes do Campeonato Paulista da 1ª Divisão, mas alterou algumas vezes sua denominação. Em 1924, trocou o nome para Braz Athletic Club, e em 1925 para Auto Sport Club. Em 1927, fundiu-se ao Clube Athletico Audax gerando o Esporte Clube Americano, que ficou mais conhecido como Auto-Audax.

 Time de 1912: Lagos; Chaves e Corrêa; João, Emilio e Ernesto; Giuliano, Penteado, Plínio, Sahito e Domingos.

Time base de 1914: Lagos; Chaves (Carlos) e Fernando (Pereira); Arlindo (José), Ferreira e Argons (Saverio); Santos (Albeloa), Vermudes (Francisco), Plínio (Fonseca), Emílio (Affonso) e Oliveira (Penteado).

 

FONTES: A Gazeta – Wikipédia – Correio Paulistano – Revista O Pirralho (25-04-1914)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *