Primeiro de Maio Futebol Clube – Santo André (SP): Campeão da Segundona de 1926

O Primeiro de Maio Futebol Clube é uma agremiação centenária da cidade de Santo André (SP). Os “Flechas Verdes” foi Fundado na segunda-feira, do dia 18 de Agosto de 1913 (na época São Bernardo do Campo), mas na verdade, a oficialização do time que já batia bola na pequena Santo André.

A paixão que unia os 25 operários italianos e descendentes transformou um informal jogo em uma sociedade. Os fundadores foram os seguintes: Rodolpho Garbin, Antonio Guidoni, José Lari, Silvio Broquin, José Balista, Primo Gamberini, Luiz Banzato, Salvador Pellegrini, Francisco Fiberg, Ido Beccheri, Alfredo Artioli, Gregório Manetti, Máqui Guirelli, Dionysio Giaccherini, João Tetti, Silvio Cherchiari, Domingos Dalle Nogari, João Ubertis, Nazareno Baccheschi, Izaias Pellegrini, João Lúcio de Campos, Luiz de Alcântara, João Garofalo, Dante Sofiati e José Campanini.

Como eram todos operários, decidiram homenagear o dia do trabalhador, batizando o time com o nome de Primeiro de Maio Football Club. O primeiro jogo oficial aconteceu no dia de Natal daquele mesmo ano.

Não há registro algum nos livros de atas de que a primeira reunião do novo clube, e as seguintes, tivessem sido realizadas no armazém dos Piagentini, prevalecem os ricos depoimentos verbais que acrescentam o endereço a Rua Coronel Oliveira Lima, n° 60 (calçadão central da cidade), e que ali foram feitas pelo menos quatro reuniões do novo clube.

A Sede fica localizado no coração de Santo André, na região central, na Avenida Portugal, nº 79, e possui uma área de 19 mil m², dos quais 13 mil m² de área construída. Atualmente, o clube tem como meta a de desenvolver a prática de atividades esportivas, sociais e recreativas, que conta hoje com cerca de 13 mil associados em seu quadro associativo, constituído basicamente por médicos, dentistas, advogados, engenheiros, profissionais liberais e empresários.

Tem como origem o esporte e hoje participa competitivamente nas modalidades de Futebol de Salão (categorias: sub-09, sub-11, sub-13 e sub-15), Natação (masculino e feminino)Judô (masculino e feminino), Snooker, Bocha (masculino e feminino) e Xadrez.

Primeiro título

Em 1914, o Primeiro de Maio que fez a primeira excursão para Jundiaí, onde enfrentou o Corinthians Jundiayense. A conquista da 1ª taça veio num jogo realizado contra o Serrano Athletico Club, de Paranapiacaba, em 1916.

 

Duas participações na Elite do Futebol Paulista

Uma das mais antigas equipes da cidade e do estado de São Paulo a disputar o Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual A1), de 1927, pela antiga APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos). Participou 13 vezes das divisões de acesso do Campeonato Paulista de Futebol.

Em 1917 o Primeiro de Maio se filiou à Associação Paulista de Sports Athleticos, com o objetivo de disputar o campeonato paulista. No ano de 1926  foi Campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, garantindo o direito de disputar a elite do futebol estadual no ano seguinte. Em 1928, fundiu-se ao Corinthians Futebol Clube, de São Bernardo do Campo, mas a união não deu certo, e acabou sendo desfeita em 1930.

Em 1940, participou pela última vez de uma competição oficial profissional. Entretanto permaneceu no amadorismo até 1949, quando se licenciou do Campeonato Citadino de Santo André. A partir daí o clube passou a investir na espaço social e no futebol de salão.

Ao todo, o Primeiro de Maio Futebol Clube participou de 15 edições do futebol paulista. No Campeonato Paulista da Primeira Divisão, foram duas: 1927 e 1936. E no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, foram 13 edições: 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1925, 1926, 1938, 1939 e 1940.

HINO do Primeiro de Maio F.C.

“Vinte e cinco ilustres fundadores, operários de visão.

Foi então, a forte engrenagem deste clube tradição.

Salve, salve o Primeiro de Maio, nosso nome exaltação.

De alta voz e brado juvenil cantamos com o coração:

de glórias mil, alto e bom tom,

te exaltamos com fervor.

Oh! Clube bom e popular, que o esporte sempre divulgou.

Unidos com muito vigor de verde e branco proclamar:

Primeiro de Maio, a tradição familiar”.

 

FONTES: Wikipédia – Site do clube – Site – As Mil Camisas – Waldomiro Junho – livro “Os Flechas Verdes”, de autoria do historiador Ademir Médice

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, Hinos de Clubes, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *