Serrano Athletico Club (Serrano de Alto da Serra) – Santo André (SP): Fundado em 1903

O Serrano Athletico Club (Serrano de Alto da Serra) foi uma agremiação da cidade de Santo André (SP). O clube Alviceleste foi Fundado na quinta-feira, do dia 03 de Dezembro de 1903, por engenheiros ferroviários ingleses da São Paulo Railway (SPR). O Serrano de Alto da Serra disputou o Campeonato Paulista do Interior de 1919. Posteriormente participou de algumas edições do Campeonato Citadino Santista.

Curiosidades

Um dos zagueiros mais famosos dessa equipe foi Alec M. Wellington, que era administrador da SPR, chegou a ser superintendente na década de 40. Em 1936, coube, exatamente a Alec M. Wellington fundir o Serrano Athletico Club e a Recreativa Lyra da Serra (fundado em fevereiro de 1903), dando origem a Sociedade Recreativa e Desportiva Lyra da Serra (atualmente,  o local, de interior elegante, abriga concertos e exposições).

A Sede do Serrano ficava na Avenida Antonio Olyntho, s/n, na Vila de Paranapiacaba, em Santo André (atualmente pertence a Sociedade Recreativa e Desportiva Lyra da Serra).

Campo de Futebol

Segundo relatos, em 1894, um funcionário da SPR jogou sua 1ª partida de futebol no Brasil. Seu nome, Charles Miller e, assim foi introduzida a paixão nacional em meio a uma vila inglesa na Serra do Mar.

Este campo – localizado na  Avenida Fox, s/n, na Vila de Paranapiacaba, em Santo André – presenciou além da 1ª partida, várias outras do Serrano Athletico Club contra times grandes como Santos, Corinthians, entre outros.

Serrano derrotou o poderoso Corinthians Paulista

O 1º time de futebol que se tem notícia em Paranapiacaba foi o Serrano Athletico Club. Não existem muitos registros que contem a trajetória do clube. Sabe-se de um fato que até hoje orgulha os habitantes da Vila: em julho de 1925, no histórico campo mais velho do Brasil, o Serrano Athletico Club derrotou o poderoso Corinthians Paulista por 2 a 1. A taça que lembra o feito, está até hoje exposta na Sala de Troféus do clube.

Entrada do estádio

O Serrano A.C. foi o primeiro time de futebol de toda a região do ABC a ser fundado. Congregava ferroviários da “São Paulo Railway”. Chegou a enfrentar grandes clubes do futebol paulista como Santos e Corinthians.

O edifício da Sociedade Recreativa e Desportiva Lyra da Serra, no Alto da Serra, representa um dos mais antigos clubes de “Football” do Estado. Aos domingos à noite havia uma sessão de cinema mudo, geralmente com filme em série. No salão cada grupo de família tinha os seus lugares certos. A orquestra era composta de músicos locais.

Placa em frente a entrada do Estádio

Time de 1921: Adolpho; Alec M. Wellington e Dino; Leoghn, Machado e Zuffa; Victorino, Novo, Pelagio Roiz, Walter e Baregatti

 

FONTES & FOTOS: Correio Paulistano – Blog Nilo Dias Repórter – Prefeitura de Santo André – Livro “Charles Miller – O pai do futebol brasileiro”, da Editora Panda Books – YouTube – Blog Trilhos de Paranapiacaba – – Livro “Os Esquecidos – Arquivos do Futebol Paulista”, do autor Rodolfo Kussarev – Waldomiro Junho 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Serrano Athletico Club (Serrano de Alto da Serra) – Santo André (SP): Fundado em 1903

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado pelas palavras meu amigo Ielo!

    De fato, uma história riquíssima que estava ocultada, sei lá porque razão.

    Mas uma vez a história picotada e que foi necessário juntá-la (ao menos uma parte).

    Sobre a citação que diz que a 1ª partida de futebol aconteceu em 1894… Eu encontrei na Prefeitura de Santo André, na matéria em que fala sobre “Atrações de Paranapiacaba”, assim como no Livro “Charles Miller – O pai do futebol brasileiro”.

    Sobre a outra questão… Com certeza a Prefeitura de Santo André sabe desses fatos, mas acho que não estão sabendo aproveitar como um excelente polo turístico!

    As competições no qual o Serrano A.C. participou, não foi possível esmiúça-lo, uma vez que os jornais não colaboraram para isso! Rs

    Um grande abraço!

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio e amigos,

    A prefeitura de Santo André, conseguiu recursos do Governo Federal em 2014 pelo PAC / Cidades Históricas para restauração do Primeiro Estádio Brasileiro especifico para a pratica do Futebol.

    Abs.

  3. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Magnifico !!! Este artigo !!!

    Nos levou a 1a partida de Charles Miller, o pai do futebol brasileiro, e mais espetacular ainda, é que o CAMPO AINDA EXISTE !!!! Com as mesmas características da época.!!!!

    Devido sua localização, poderá ser uma grande referencia turística/histórica, aumentando consideravelmente, a importância de preservação histórica de Paranapiacaba, já tombada pelo Condephaat e Iphan.

    Vejam neste caso !!!! O campo já está tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Não tem mais perigo da exploração imobiliária destruí-lo, como aconteceu com todos os outros que sumiram com o tempo, ou foram reformados e ampliados. Já existe um excelente trabalho preservacionista e cultural com fluxo de turistas em Paranapiacaba, até porque, ela parou no tempo, e manteve as características arquitetônicas e urbanísticas do final do seculo XIX, e começo do Seculo XX, com origens nas ferrovias dos Ingleses. ******Uma aula presencial e dinâmica da história do futebol brasileiro*****

    Os custos para sua restauração não ultrapassaria a 100 ou 200 mil reais, restaurando as arquibancadas, vestiários e a cerca divisória, nivelando o campo e replantando o tipo de grama da época, com a colocação das traves quadradas e redes da época. Implantando um pequeno museu sobre o inicio do futebol brasileiro, expondo, os uniformes da época, bem como demais materiais, como, bolas, bandeirinhas, chuteiras, etc.. Afinal, foi neste campo que tudo começou….

    Sergio, uma questão muito importante:

    Qual a fonte da afirmação: “Segundo relatos, em 1894, um funcionário da SPR jogou sua 1ª partida de futebol no Brasil. Seu nome, Charles Miller e, assim foi introduzida a paixão nacional em meio a uma vila inglesa na Serra do Mar”?

    Será que os historiadores e autoridades de Santo André / Paranapiacaba, tem conhecimento deste fato histórico futebolístico?

    Creio que não, devido ao estado do campo/estádio estar sem restauração, em detrimento a bela e já restaurada sede do clube do Lyra/Serrano.

    A Prefeitura de São André, poderia acrescentar ao passeio turístico/histórico o campo/estádio do Serrano, restaurando, e proporcionando a todos os paulistas, e porque não, a todos os brasileiros, a possibilidade de conhecer como era “um” estádio do inicio da historia do futebol do Brasileiro.

    Outra curiosidade, é o fato do Serrano AC disputar o campeonato santista, na baixada, em detrimento ao Planalto, seja, dos Campeonatos de Santo André/São Bernardo, ou mesmo da capital.

    Para que não conhecia esta é a “BORDA DO CAMPO”, de Santo André e São Bernardo do Campo, que preferiu descer a Serra para jogar futebol.

    Parabéns Sergio,

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *