Quarentinha,o Homem de Gelo!!!!

Gelado era Ouarentinha.Até 1956, não dava sequer um pulo, nem mesmo um sorriso, depois que fazia um gol pelo Botafogo. A torcida começou a se incomodar,achando que o craque era algum vira-casaca ou que não tinha orgulho de vestir o manto alvinegro.
A implicância dos torcedores,com o jeito sóbrio e frio do artilheiro quase custou ao Botafogo o maior artilheiro de sua história,pois foi por conta dessa frieza que a diretoria na época emprestrou Waldir Cardoso Lebrêgo ao Bonsucesso.
Mas, em 57, ele voltaria ao Botafogo, para tomar parte no glorioso título carioca, com direito a promessa de Didi e tudo o mais (o meia alvinegro fez o percurso a pé do Maracanã até General Severiano).

Formado no Paysandu, do Pará, ele veio para o Botafogo em 54 e logo chamou a atenção por seu estilo de jogo rápido e oportunista.
Artilheiro do campeonato carioca três vezes seguidas 58/59 e 60, deixava os zagueiros preocupados em evitar que a bola caísse limpa em seu pé esquerdo. Se caísse, o jeito era buscá-la no fundo das redes, porque o chute vinha violento e certeiro.

Depois de conquistar três títulos estaduais pelo Fogão e mais o torneio Rio-São Paulo de 62, ele seguiu para o Vitória, da Bahia, e foi campeão baiano em 64/65. Acabou encerrando a carreira no América de Cáli, da Colômbia.
Na Seleção Brasileira,Quarentinha jogou 17 vezes, e assinalou 17 gols.
Até hoje, ninguém superou Quarentinha em número de gols com a camisa alvinegra.Seus 308 gols marcados em 446 partidas são uma marca até hoje invejadas. E ainda tem mais: na história do torneio Rio-São Paulo,nenhum artilheiro superou sua marca de 36 gols na história da competição.
Morreu de insufiência cardíaca aos 62 anos em 1996 no Rio de Janeiro.

[img:quarentinha.jpg,full,centralizado]

Fonte:Lance

2 pensou em “Quarentinha,o Homem de Gelo!!!!

  1. Gilberto Maluf

    Questionado por torcedores e jornalistas sobre o porque do seu jeito frio, Quarentinha costumava responder; “Sou pago para marcar gols. Não faço mais do que minha obrigação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *