Bragança Football Club – Bragança Paulista (SP): Existiu entre 1916 a 1948

O Bragança Football Club foi uma agremiação da cidade de Bragança Paulista (SP). A sua Sede e o campo ficavam localizados no Bairro Lavapés, em Bragança Paulista. O Alvinegro Bragantino foi Fundado no mês de Julho de 1916, pelo Major Fernando de Assis Valle (nasceu no dia 30/11/1875 e faleceu em 20/08/1954 em Bragança Paulista).

Na Assembléia realizada, no dia 30 de Julho de 1916, foi definido a 1ª Diretoria do Bragança Football Club:

Presidente – capitão Alfredo de Brito;

Vice-presidente – Raphael Scaglioni;

1º Secretário – Nicanor Augusto Fernandes de Castro;

2º Secretário – Onofre Guimarães;

Thesoureiro – Garibaldi Ferreira Machado;

Vice-thesoureiro – Ezequiel Alves Teixeira;

Procurador – João Marques do Prado;

Orador – João de Mattos Pereira Godinho Júnior;

Commisão Fiscal – João Martins, Domingos Braz Machado e José Asprino;

Capitain – Manuel Pierotti;

Vice-Capitain – Aldo Colli.

 

Fundador do time que atravessou fronteiras levando e engrandecendo o nome de Bragança pelos quatro cantos do Estado; seu nome foi ovacionado por inúmeros amigos e desportistas quando o Professor Luiz de Vasconcellos Nardy declarou:

Eu não vos trago flores olorosas para depor na ara sacratíssima do grandioso esforço que tendes tão proficientemente, despendido em benefício da Banda 15, do Tiro 464 e do Bragança Futebol Clube que é a glória da nossa cidade, da nossa zona toda, que ao impulso da vossa mão valorosa e ao sopro da vossa vontade inquebrantável, atingiu a altura belíssima…”.

Sempre à frente dos destinos do Bragança FC, em pouco menos de dois anos de existência (1918) a agremiação alvinegra já possuía um Ground para seus jogos no Lavapés. Filiou o alvinegro na APEA e passou a representar Bragança na Zona SPR nos Campeonatos do Interior de Futebol, organizado pela Associação Paulista de Sports Athleticos (APSA).

Seu maior rival na cidade era o FC São José do bairro do Taboão, do qual o Major tinha o maior respeito por seus feitos contra adversários de outras localidades.

Revista A famosa revista ATHENÉA, periódico semanal publicado normalmente aos domingos e órgão oficial do Bragança Futebol Clube durante muitos anos levou ao leitor informações diversas de futebol, arte e cultura da nossa cidade e região.

O Major Fernando de Assis Valle durante boa parte da existência da mesma esteve no comando da revista. Na contra capa da revista o significado e o que ela representava para o BFC: ATHENÉA foi a deusa tutelar dos gregos, simbolizando ao mesmo tempo, o prestígio da inteligência e da força.

Inspirado por sua imagem, o poeta romano Juvenal compôs o seu verso: Mens sana in corpore sano… Campo da Biquinha O Major Fernando de Assis Valle participou ativamente da construção do campo da Biquinha que era chamado na década de 20 de campo da Floresta.

Na inauguração o campo teve a benção do padre Alfredo Meca e ponta pé inicial dado pelo presidente da Câmara Municipal, o Sr. Raul A. Leme. A taça em disputa levou o nome de Bragança – Jornal. Em 1928 foi nomeado Presidente honorário do Gymne Club e em 1931 do CA Bragantino.

Em 23/6/1938 sofreu duro golpe com a morte do seu filho João Batista Valle, defensor do CA Bragantino em acidente de automóvel no Tanque do Moinho aos 25 anos.

 

 O Hino do Bragança FC tem letra de sua autoria e um estribilho cheio de emoção:

“Viva a nossa sociedade

Viva o alvinegro pendão

Desfraldado com carinho

Ao sopro da vibração”.

O Major Fernando de Assis Valle pode contemplar com felicidades em meio as tristezas pelo fim do Bragança Football Club no ano de 1948, um feito do “Mais Querido” que foi derrotar o CA Bragantino por 4×3 no Estádio Dr. José de Aguiar Leme. Seu nome está perpetuado como um dos patronos da Associação de Escritores de Bragança Paulista.

 

FONTES: Correio Paulistano – BJD (Bragança Jornal Diário)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *