Fotos Raras, dos anos 10 e 20: União Lapa Foot Ball Club – São Paulo (SP)

Por Leonor Macedo 

Em um passado não muito distante, a Pompéia, a Lapa e a Vila Anglo-Brasileira eram cheias de campinhos de futebol e times amadores. Lá pelo início de 1900, depois de Charles Miller voltar da Inglaterra para o Brasil com uma bola e um par de chuteiras, o futebol se tornou popular entre os operários, que se organizavam para partidas depois do trabalho e aos fins de semana.

Daí para fundarem equipes com nome, uniforme, sede e organizarem torneios foi um pulo. Os bairros ganharam o Santa Marina, o Lapeaninho, o Alfa, o Guaicurus, o Roma FC, o Fluminense, o Faísca de Ouro, o União Paulista, o Peñarol, o Corinthians Pompeiano, entre tantos outros.

Uma das mais fortes e tradicionais equipes era o União Lapa Foot Ball Club, que nasceu na mesma data que o Corinthians: 1º de setembro de 1910. Não por acaso, os fundadores dos dois times de operários resolveram marcar sua estreia nos campos um contra o outro, dez dias depois. E quem venceu aquela partida foi a equipe da Lapa, por 1 a 0.

De lá para cá, a história mudou de figura. O Corinthians cresceu, saiu da mão dos operários e se tornou um dos times mais importantes, ricos e competitivos do Brasil, enquanto o União Lapa acabou. Sua história é lembrada em algumas páginas de jornais armazenadas no Acervo de Memória da Lapa, mas pouco se sabe sobre a equipe.

Foi nestes jornais que o geógrafo Danilo Cajazeira buscou informações para começar a colocar em prática a ideia de refundar o União Lapa e recuperar a sua história. Junto com amigos, todos amantes do futebol e frequentadores do bairro e da região, remontou o time, mandou fazer os uniformes (camisa celeste, meião preto e calção branco) com o escudo original e já marcou a primeira partida: será no próximo sábado, contra o Pinguim da Mooca, que foi fundado em 1944.

Nessa entrevista, Cajazeira conta mais de suas descobertas sobre o União Lapa e seus planos para o time:

De onde surgiu a ideia de refundar o União Lapa?

Eu cresci na Lapa e sou corinthiano, além de géografo. Sempre curti pesquisar o passado do bairro, os rios, os campos de futebol antigos, as fábricas. Sabia que o primeiro jogo do Corinthians tinha sido contra o União Lapa e achava curioso que houvesse tão pouca informação sobre o clube (é o único clube no Almanaque do Futebol Paulista que não tem o escudo). Ao mesmo tempo, já há alguns anos me interesso e participo da vida cultural no bairro, e quando comecei a ir atrás da história do União vi que o clube era uma referência comunitária, um lugar de encontro dos lapeanos. Aí falei com amigos que curtem o bairro e que jogam bola por aqui e fomos animando a ideia de refundá-lo.

Onde ficava a sede do União Lapa?

Até o final de 1933, na Rua Doze de Outubro, 63. Depois mudou pra Doze de Outubro, 70. Não descobri ainda quando ela foi fechada. Segundo o livro “Lapa”, de Wanderley dos Santos, o campo do clube era no final da Rua Doze de Outubro e, lendo os jornais da época, dá pra notar que era a maior praça de esportes do bairro.

Por que você acha que a história do União Lapa ficou perdida e que o time não despontou como o Corinthians, já que os dois nasceram na mesma data?

Pelo que pesquisei até agora, tem algumas hipóteses. Com o crescimento do bairro surgiram muitos times de futebol. O bairro era referência no futebol da cidade, mas com diversos clubes os bons jogadores foram se dividindo entre eles. Achei um artigo em um jornal do bairro, de 1930, que lamentava isso e dizia que era melhor “antigamente”, quando só havia o União Lapa e o Ruggerone por aqui, e questionava porque não podia existir apenas um clube, que representasse o bairro “como o Corinthians no Bom Retiro”.

Paralelamente a isso, no final da década de 1920, o clube estava bem, havia ganhado a Divisão Intermediária da LPF invicto em 1927 e foi disputar a Primeira Divisão em 1928. Mas tinha uma crise financeira e política, ao que parece: José Ozzetti, que foi presidente por 12 anos, tinha sido “escorraçado” do clube por tê-lo deixado “falido”. A nova diretoria primeiro foi elogiada, mas depois perdeu o controle financeiro também. Tem um relato de reunião em que o José Ozzetti acaba com a diretoria, que se demite inteira, e é convidado à voltar, mas se nega. Isso é no final de 1932.

Infelizmente no Acervo de Memória da Lapa não tem as edições do jornal entre o final de 1932 e o começo de 1933, então não dá pra saber como isso terminou. Mas tinha ainda outra coisa, que eu acho que pesou mais que tudo isso: a polêmica entre o amadorismo e o profissionalismo nessa época. Ao que parece o União tentou acompanhar o profissionalismo, e foi alvo de críticas. Em 1929 ou 1930 todos os principais jogadores do Lapeaninho, outro clube do bairro, vão parar no União, e o jornal cai matando em cima deles. Um deles, especialmente, é bastante hostilizado: Carabina, que era ídolo no Lapeaninho (fundado em 1923). Passado um tempo, eles voltam pro Lapeaninho, e o jornal acha absurdo o clube aceitá-los de volta. Então, acho que em meio a isso, acabaram sobrevivendo os clubes que tinham grana pra atrair os bons jogadores, e na crise que o União estava, parece que não tinha essa grana. Entre 1933 e 1934 o clube quase desaparece das páginas dos jornais, que trazem notícias apenas de festas e bailes na sede e de resultados do pingue-pongue.

E o que você acha que o resgate do União Lapa vai trazer para o bairro? Qual é a ideia de vocês com a refundação do clube?

Acho que a Lapa tem um passado operário e um passado no futebol muito rico, e que, com o aumento da especulação imobiliária e a mudança na geografia do bairro, isso aos poucos vai se perdendo. Foi na Lapa que surgiu a segunda Liga Operária de São Paulo e o bairro foi um dos focos da greve geral de 1917, tendo grande importância na organização do movimento operário e na luta por direitos trabalhistas no começo do século XX. O União era um time de trabalhadores e pequenos comerciantes, o açougue do José Ozzetti aparece em vários anúncios do jornal do bairro na época.

Hoje, apesar das mudanças, ainda tem muito futebol pela Lapa e também tem crescido o número de iniciativas culturais no bairro. Temos um espaço público enorme que, a meu ver, é subutilizado: o Tendal da Lapa. E, ao mesmo tempo em que o crescimento da cidade “matou” vários dos campos de futebol no bairro, temos muitas escolas públicas na região, com muitos jovens que não tem muito onde jogar. Alguns deles criaram até um movimento, o Boa Quadra, pra lutar por espaços públicos no bairro – recuperaram uma quadra que tinha virado estacionamento na rua Mário.

Então, a ideia é que o União possa talvez funcionar como um catalisador disso tudo: futebol, memória do bairro e comunidade, ajudando a interligar as muitas atividades que acontecem por aqui. Vamos ver aonde chegaremos, mas como mostra o passado do clube, a primeira divisão é o limite.

Terceira divisão é o limite, mas não me parece que vocês queiram repetir o modelo de profissionalização dos times grandes. Como seria possível chegar, então, a primeira divisão fazendo diferente?

Essa é uma conversa bem inicial ainda. Na verdade, isso de Primeira Divisão foi mais uma brincadeira, embora eu não descarte a ideia, não. Se for pra pensar em chegar lá, pra mim, o modelo tem que ser o de um clube comunitário, onde todo mundo participa, opina e decide. Algo como a Democracia Corinthiana da década de 1980, ou como o St. Pauli, da Alemanha. Mas vamos com calma, jogamos porque gostamos de jogar e a ideia de fazer parte do primeiro escalão do futebol da cidade não é uma prioridade por enquanto.

No sábado vocês vão ter o primeiro jogo. Quem é que joga no time?

Marcamos esse primeiro jogo como um pontapé inicial pra levar o projeto pra frente. Quem está fazendo parte é, em geral, gente que mora, morou ou frequenta o bairro, e gente que joga bola junto há alguns anos. A ideia do projeto é ser aberta a todos que se identifiquem, independentemente de morar na Lapa ou não, e independentemente de gênero ou idade também. Nesse primeiro jogo teremos só uma mulher em campo, mas se aparecerem outras serão bem-vindas.

A estreia será na Mooca, contra o Pinguim da Mooca, um time fundado em 1944 e que tem muita tradição no bairro, uma história parecida com a do União, apesar de em outra época. Os conhecemos faz um tempo e achamos que seria legal fazer um primeiro jogo resgatando a história do futebol e do passado de dois bairros tradicionais na cidade.

 

Descoberta do Escudo (23/12/2010) feita por Mario Ielo, do História do Futebol:

 https://historiadofutebol.com/blog/?p=13528

https://historiadofutebol.com/blog/?p=16346

FONTES & FOTOS: Site Vila Pompeia – Jornal Commercio da Lapa  – Página no Facebook do clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 06. Rodrigo Oliveira, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

6 pensou em “Fotos Raras, dos anos 10 e 20: União Lapa Foot Ball Club – São Paulo (SP)

  1. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    No caso é a foto da medalha de campeão, enviada pelos netos do jogador do União.

    O “Broche” era colorido é tinha a data de fundação, mas por ser pequeno não era possível ver os detalhes das letras. Na época eu fotografei o “broche”, mas minha camera falhou, ficou sem a nitidez necessária.

    Abs.

  2. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,

    Vc falou do broche e a questão das letras, etc.

    Então! Vi o broche na sua postagem e redesenhei do jeito que estava.

    A fonte das letras é, provavelmente, a mesma utilizada na bandeira!

    Não coloquei o ano da fundação, porque nesse broche não tinha.

    Abraços!

  3. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    Que conseguiu ver as letras grandes “U” e “L” no centro da reportagem do Jornal Commercio da Lapa, de União da Lapa.

    Abs.

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Obrigado pela citação na fonte.

    Antes de 1914, eu era torcedor “fanático” do alvi-celeste da Lapa.

    Será que um dia o “broche” da Biblioteca Municipal vai aparacer? Rsrsrsrrs

    Quanto ao escudo, ele tem o ano de fundação “1910”, como o seu irmão de data de nascimento também.

    Abs

  5. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,

    Quando o trabalho é sério, com paixão e dedicação, os bons frutos surgem em profusão! Apesar do nosso espaço ser simples como um frasco, a essência que exala daqui é de alta qualidade. Esse processo não se resume a um, mas sim a um grupo.
    Assim o História do Futebol já colaborou com livros, revistas, jornais, uniformes e escudo para clube, entre tantas outras. Alguns deram crédito e outros não! Isso faz parte da humanidade, pois alguns são justos e outros não! Basicamente nos deparamos com esse reflexo!
    No final, o importante é a nossa consciência estar feliz pelo que produzimos, pois a pior coisa é sabermos lá dento de nós que não colaboramos o tanto que poderíamos ajudar!
    Então, vamos manter o animo e o foco, pois há ainda mais tesouros por aí para serem descobertos!

    Um grande abraço.

  6. Antonio Mario Ielo

    Sergio, Rodrigo e amigos,

    O Blog Historia do Futebol, com mais de 10 anos, tornou ao longo desta ultima década referencia para pesquisadores, historiadores, geógrafos, colecionadores, designers, ilustradores e publico em geral, e proporciona algumas curiosidades pitorescas. E entre tantas outras, temos sobre o escudo do União Lapa Foot-Ball Club.

    Tive o privilégio de conviver na Lapa, por um período, que possibilitou poder pesquisar no bairro os clubes locais, como o tricolor Santa Marina e o rubro-negro Lapeaninho. Além de Centros Culturais e a Biblioteca Municipal da Lapa com seus livros sobre o bairro. Após várias visitas a biblioteca, e obter em mãos algumas fotos dos clubes, históricos, o registro do Ruggerone, o escudo do Lapa Foot-Ball Club, visualizei em uma estante/vitrine da biblioteca um “broche” do União Lapa Foot-Ball Club, colorido. Bingo!!!!!

    Para minha surpresa, quando Rodolfo Kussarev e Jorge Farah, publicaram o Almanaque do Futebol Paulista, não havia o escudo do União Lapa, como consta nesta entrevista/artigo. Além da sua própria história, o União Lapa faz parte da história do grande Corinthians, da mesma forma que o Savóia faz para o Palmeiras. Assim, considerando que pouquíssimos corinthianos, sabiam que em seu 1º jogo, teria sido realizado também como 1º jogo de seu adversário, que foi fundado na mesmo dia. Fato que no livro da história do Corinthians, de autoria de Juca Kifuri, relata equivocadamente, que o Corinthians perdeu o 1º jogo, para o fortíssimo União Lapa, desconhecendo “ufanisticamente” que o União também só tinha dez dias de vida.

    Percebendo que a data de fundação e o escudo do União Lapa FBC estavam esquecidos ou ocultos, visitei novamente após 10 anos, a Biblioteca Municipal da Lapa, e verifiquei que o “broche” não mais se encontrava na vitrine da biblioteca, e os funcionários desconheciam tal “peça”. O “broche” havia sumiu.

    Quando do centenário do Corinthians em 2010, foram feitas muitas publicações da história do clube, e nenhuma publicava a data de fundação, bem como o escudo de seu primeiro adversário. Resolvi então, fazer uma singela homenagem aos corinthianos nas comemorações do seu centenário, publicando o escudo “inédito”, em um artigo aqui no nosso blog História do Futebol. Embora, já havia apresentado anteriormente o escudo para o Rodolfo, que apontou que as letras deveria ser outras, a fonte não correspondia com a época.

    Com a divulgação do meu artigo, recebi um ano depois, um e-mail de familiares de um jogador do União Lapa, que tinha uma medalha de campeão, e me enviou a foto da medalha. Nela constava a possível fonte das letras, e a “bola de capotão” com mais detalhes, grafadas na medalha. Publique em um novo artigo as fotos da medalha. Com esta nova versão com mais detalhes, foi publicado o escudo no livro “Os Esquecidos”, do Rodolfo.

    Quando em minhas pesquisas recentes deparei com esta reportagem sobre o “sonho” de refundar o União Lapa FBC, verifique que o entrevistado, bem intencionado e informado, pesquisou nas mesmas fontes que utilizei há 20 anos atrás, como o livro do Wanderley dos Santos, e publicou o meu desenho do escudo do União Lapa, divulgado aqui no nosso blog, esquecendo de citar a fonte do escudo.

    Achei muito boa a iniciativa, independente de não ter citado a fonte. fique orgulhoso de ter contribuído para o geógrafo Danilo Cajazeira, e até mesmo, por ter citado a ausência do escudo no Almanaque.

    Assim, por coerência ao blog, e ter publicado meu artigo com o “inédito” escudo, gostaria que cita-se na fonte meu artigo deste nosso blog e a singela homenagem que fiz aos corinthianos no seu centenário, há 7 anos atrás.

    Estamos fazendo História. rsrsrsrsrs

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *