White Team – Campinas (SP): Existiu entre 1914 a 1921

O White Team foi uma agremiação da cidade de Campinas (SP). O clube Alvinegro foi Fundado no início de novembro de 1914. A equipe mandava os seus jogos na Praça de Esportes do Hippodromo Campineiro.

Em 1915, o clube disputou o Campeonato organizado pela Liga Regional D’Oeste de São Paulo, que contou com as participações do Ideal Club de São Carlos, o Rio Claro, o White Team de Campinas, o Araraquara College, a AA Bebedourense e Jaboticabal Atlético, que se sagrou campeão!

O White Team participou do Campeonato Citadino de Campinas, de 1916, 1917, 1918, 1919 e 1920, organizado pela Associação Campineira de Futebol (ACF). Também esteve presente no  Campeonato Paulista do Interior de 1919, organizado  pela Associação Paulista de Sports Athleticos (APSA). Nesse período faturou o bicampeonato campineiro de 1917 e 1918.

 

1921: Clube faz fusão

Seis anos e seis meses depois, o White Team se fundiu com o Campinas Black Team, na terça-feira, às 21 horas, do dia 24 de Maio de 1921, no Salão do Club Concórdia, dando origem a Associação Athletica Campinas. Alguns dos senhores presentes: Dr. Sylvio de Moraes Salles, Reynaldo Laubstein, Pedro de Alcântara, Andrelino Penna, Luiz Pires, Carlos Francisco, Adolpho Marracini, Luiz Ricardo Schreiner, Orlando de Oliveira, José de Seixas Júnior, Augusto de Paiva Castro e João dos Santos Marques, entre outros.

A 1ª Diretoria foi constituída da seguinte forma:

Presidente – Dr. Sylvio de Moraes Salles;

Vice-Presidente – Luiz Pires;

1º Secretário – Andrelino Penna;

2º Secretário – Adolpho Marracini;

Thesoureiro – Luiz Ricardo Schreiner;

2º Thesoureiro – Orlando de Oliveira;

A falta de organização de nossos dirigentes tem pedigree. Um bom exemplo, aconteceu no início de abril de 1922, quando a Associação Paulista de Sports Athleticos (APSA), gastou dinheiro para colocar um anúncio dos clubes que ainda não tinham pagado a anuidade. Dentre eles o White Team, que nem existia mais. Como os dirigentes desconheciam tal fato, que ocorrera há 11 meses atrás?

White Team de 1919-20: Pinto; Lopes e Siqueira; Neufly, Zink e Durval; Lauro, Barreta e Poly; Graziani e Chernovik.

 

FONTES: Wikipédia – O Combate – A Gazeta – Correio Paulistano – Waldomiro Junho – livro “Os Esquecidos – Arquivos do Futebol Paulista”, do autor Rodolfo Kussarev

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *