O Club Athletico Fiorentino foi uma agremiação efêmera da cidade de São Paulo (SP). Fundado no domingo, do dia 20 de Abril de 1924, graças a fusão do Extra São Paulo Football Club e do Cavalheiro Crespi Football Club, surgiu o Cotonifício Football Club. Em 19 de fevereiro de 1930 o clube da Mooca adotou seu atual nome: Clube Atlético Juventus – homenagem ao time de coração de Rodolfo Crespi na Itália.
Em 1932, o Juventus fez a melhor campanha em toda história do Campeonato Paulista da Divisão Principal. Figurou como um fortíssimo candidato ao título. Sua equipe formada por: José (G), Segalla, Piola, Joãozinho, Brandão, Rafael, Vazio, Nico, Orlando, Moacyr, Hércules. Técnico: Raphael Liguori. Os juventinos e a imprensa do passado batizaram esta equipe grená como “Os Inesquecíveis” ou “Máquina Juventina”.
1934: Surge o Club Athletico Fiorentina
Instaurando-se o profissionalismo no futebol, e o Juventus licencia-se das competições oficiais. Entretanto, com a denominação de Club Athletico Fiorentina – camisetas grenás e uma flor de lis branca no peito como escudo – disputa o Campeonato Paulista Amador, promovido pela FPF (Federação Paulista de Futebol), entidade filiada a CBD (Confederação Brasileira de Desportos).
O C.A. Fiorentino não teve dificuldades para vencer um a um os seus adversários e conquistar, por antecipação e de forma invicta, o título de Campeão Paulista Amador de 1934, no dia 02 de setembro de 1934, ao bater a Ponte Preta de Campinas na Rua Javari por 5 a 3, gols marcados por Euvaldo, Euclydes, Raul, Bellacosa, Moacyr.
Este resultado credenciou o C.A. Fiorentino, Campeão Paulista Amador, para a disputa da final do Campeonato Estadual promovido pela FPF numa melhor de três partidas diante da Ferroviária de Pindamonhangaba, Campeã Amadora do Interior.
Com expressivas vitórias por 5 a 0 e 3 a 1, o C.A. Fiorentino sagrou-se Campeão Estadual Amador de 1934. A finalíssima aconteceu no dia 28/10/1934 no Estádio da Rua Javari.
O Fiorentino formou com: Tito (G), Segalla, Bellacosa, Joãozinho (Itália), Dudu, Gongora, Sabratti, Euclydes, Raul, Moacyr, Euvaldo. Sabratti e Raul (2) marcaram para o Fiorentino. Guedes fez o único gol da equipe do interior paulista. Raul da Rocha Soares, que na vitória por 5 a 0 em Pindamonhangaba já havia marcado três gols, foi carregado em triunfo pelos torcedores.
Em 1935, o clube volta ao nome anterior (Club Athletico Juventus) e ingressa no futebol profissional. Com uma equipe renovada, o Juventus disputa o seu primeiro Campeonato Paulista da era do Profissionalismo.
FONTE & FOTO: Site do C.A. Juventus