Roma Football Club – Bairro de Água Branca – Zona Oeste – São Paulo (SP)

O Roma Football Club, do bairro da Água Branca, foi fundado na data de  1º de junho de 1918.

O clube era conhecido como o time dos “cardeaes” (escrita da época), numa alusão as cores vermelho e branco do seu uniforme.

Tinha seu campo na Rua Moxell e no ano de 1930 inaugurou sua sede na Rua Guaycurus número 121, onde realizou uma festa para a rainha da agremiação.

O Roma Football Club participou dos campeonatos paulistas de futebol em nove oportunidades, sendo quatro delas na 3ª divisão, nos anos de 1923, 1924, 1925 e 1928 e cinco delas na 2ª divisão, nos anos de 1927, 1929, 1930, 1931 e 1932.

FONTES: A Gazeta, Diário Nacional, Correio Paulistano e Almanaque do Futebol Paulista.

4 pensou em “Roma Football Club – Bairro de Água Branca – Zona Oeste – São Paulo (SP)

  1. Toninho Sereno Autor do post

    Boa tarde Ielo.

    Você demonstra, através de seus comentários, ser profundo conhecedor de histórias e dos bairros paulistanos.

    Realmente, se nos basearmos nos mapas atuais, dificilmente chegaremos a uma exata conclusão, sobre a que bairro pertenciam algumas equipes.

    Vila Mariana ou Vila Clementino; Cambucy ou Ipiranga; Bela Vista ou Liberdade; Brás ou Canindé; Barra Funda ou Bom Retiro; Lapa ou Água Branca; e por aí vai.

    De acordo com uma publicação que fiz algum tempo atrás, o Campeonato Lapeano de 1931 foi disputado pelas equipes abaixo relacionadas:

    Guaianazes F.C. (Lapa), Guarany F.C. (Villa Anastacio), A.A. Água Branca (Água Branca), Flor da Água Branca F.C. (Água Branca), Estrella de Ouro F.C. (Lapa), Santa Catharina F.C. (Água Branca), Santa Marina F.C. (Água Branca), C.A. Paulistano (Lapa) e Villa Ipojuca F.C. (Villa Ipojuca).

    Todos bairros vizinhos situados na Zona Oeste da cidade de São Paulo.

    Parabéns pelas histórias e pelos comentários.

    Grande abraço

    Toninho Sereno

  2. Antonio Mario Ielo

    Eu que agradeço,
    Obrigado Toninho pela atenção

    Verifiquei alguns jornais, e sem duvida o Ruggeronne NÃO tem vinculo com o Roma FBC, inclusive encontrei reportagens em que co-existiram em 1930, no mesmo bairro, e disputavam também as atenções sociais carnavalescas. Curiosamente a sede social do Ruggerone FBC ficava a menos de 200 metros da sede social do Roma FBC, na mesma rua Guaycurus (prolongamento da rua Turiassu do Palestra Italia), todos do bairro da Agua Branca. Ruggerone no n. 285 e o Roma FBC no n. 121.

    É dificil precisar a que bairro pertenciam baseado apenas pelos mapas atuais, considerando também que muitos clubes ocupavam vazios urbanos para seus campos. Dificil precisar o que era a Lapa ou a Agua Branca, que depois surgiram os bairro de Perdizes, Pompéia e Vila Romana. Mas no caso do Roma FBC, pelo endereço de sua sede social, era realmente na Agua Branca, e até, por grande quantidade de moradores italo-brasileiros, os bairros que surgiram ao redor da Lapa e Agua Branca, são com nomes inspirados na Itália. A Vila Romana começa a duas quadras das sedes destes dois clubes na rua Guaycurus na Agua Branca. Hoje, podemos dizer que o campo do Roma FBC da rua Moxell ficava na atual “Lapa de Baixo”, depois da “Linha de Ferro”.
    Os loteamentos do bairros residenciais de operários italianos, já apresentam boa definição do seus limites, como a Pompéia, ficando entre o córrego da Água Branca e o córrego da Água Preta, e a Vila Romana que surge ao seu lado, unido ao antigo “centro” da Lapa. As industrias e clubes ficavam na rua Guaycurus, próximo a ferrovia, no Bairro da Água Branca, e seus operários, funcionários e empresários moravam nos bairros vizinhos. Podemos dizer, o mesmo para o Palestra Itália (SE Palmeiras), com as Industrias Matarazzo na Água Branca e todos os italianos dos bairros vizinhos.
    Não muito diferente ao analisarmos os bairros e as industrias que localizavam no inicio da atual Zona Leste, com Italianos e outros, no Braz, Gazometro, Belém, Belenzinho e Moóca.

    Parabéns pelos trabalhos,

    Abs.

  3. Toninho Sereno Autor do post

    Obrigado Ielo.

    O Ruggerone Football Club, também, do bairro Água Branca, foi fundado no ano de 1915,
    mas nada tem a ver com o Roma F.C.
    O Roma F.C. também nada tem a ver com a Vila Romana, vila essa que se situa próximo
    ao bairro da Pompéia, antiga Vila Pompéia.
    Vale ressaltar que a Rua Guaycurus, onde ficava a sede do Roma F.C. faz divisa entre os
    bairros Água Branca e Lapa (Zona Oeste da Capital).
    Com relação ao escudo estampado na parede da sede do Roma F.C., infelizmente é de
    difícil visualização. Por esse motivo deixou de ser vetorizado.

    Grande abraço

    Toninho

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio e Toninho,

    Baseado na localização e as datas de participação acho que seria possivel que o Roma Foot-Ball Club, seja o sucessor do Ruggerone.Fott-Ball Club, lembrando que na Zona Oeste também existe a Vila Romana, bairro vizinho a Agua Branca, pertencendo ao Distrito da Lapa.

    Outra observação é outro escudo do Roma FBC acima da foto da miss “Roma”, bem parecido com o escudo do Lapa Foot-Ball Club, CRA Ítalo Brasileiro e a muitos outros da época, incluindo o SC Corinthians Paulista.

    Parabéns pelos artigos.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *