Associação Esportiva São José – São José dos Campos (SP): Escudo dos anos 20

A Associação Esportiva São José é uma agremiação da cidade de São José dos Campos (SP). A “Vermelhinha” foi Fundada na sexta-feira, do dia 15 de Agosto de 1913, por um grupo de jovens esportistas, que deram o nome de São José Football Club. O 1º presidente foi José Miragaia, que comandou o clube entre 1913 a 1916.

Em 1918, com os escassos treinos e partidas oficiais de futebol, acabou surgindo uma divisão no clube, que resultou no surgimento da Associação Sportiva São José no dia 23 de maio de 1918. O presidente neste período foi Afonso César Siqueira. Na década de 20, o clube comprou mm casarão na Rua XV de Novembro na gestão de João Baptista de Souza, conquistando, assim, a sua 1ª sede, dando um caráter associativo ao clube.

A Vermelhinha começa a brilhar em torneios da Liga Paulista de Futebol, onde participou do Campeonato do Interior, na Zona Central de 1922. Nos anos 40, continua brilhando no futebol, conquistando títulos na Liga Paulista.

Na década de 50, a sua Sede social é reformada e ampliada com a compra do terreno com frente para a Avenida São José. É lançada a pedra fundamental do ginásio poliesportivo, na gestão de Linneu de Moura. O clube decide extinguir com a prática de futebol de campo, por questões financeiras, abrindo espaço para os chamados esportes de quadra.

 

FONTES: Site do clube – Correio Paulistano

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *