O Clube Atlético Montanhês foi uma agremiação do Município de Barroso (MG). O Alvinegro Barrosense foi Fundado no domingo, do dia 02 de Março de 1958, remanescente do Barroso Futebol Clube, que no princípio dos anos 50 era rival do time do Vasquinho. A sua sede ficava Rua Antenor Cunha, nº 346, no Bairro Dr. José Guimarães, em Barroso.
Até então, o time profissional utilizava o campo da cidade de São João del-Rei, quando em 1961 houve a doação do terreno em que foi construído o estádio Montanhês, palco de diversas partidas que fizeram o clube invicto. O Montanhês participou de diversos campeonatos na região e disputou com adversários memoráveis, como o Tupi de Juiz de Fora, o Sete de Setembro de Dores de Campos e o Atlético Mineiro Juvenil, tornando-se o primeiro clube barrosense a jogar no Estádio do Mineirão, em 20 de abril de 1974.
Neste período, destacava–se o desportista Luiz Raposa, cujos dribles chamaram atenção do técnico Bijú. Outro craque do alvinegro barrosense foi o Zezé do Ponto, que por mais de 15 anos disputou pelo clube. O clube participou de alguns campeonatos profissionais de Juiz de Fora, como em 1964, quando terminou na 9ª colocação.
Depois de 32 anos de história, o Montanhês pendurou as chuteiras. O estádio encerrou atividades e foi tomado pelo mato. Por mais de 16 anos tornou-se ponto de prostituição e drogas, restaram apenas os troféus, evidências da trajetória do clube barrosense. A torcida dos barrosenses torcem para que no futuro um Museu possa abrigar os troféus e a história do alvinegro barrosense.
FONTE: Barroso e Mídia – Diário Mercantil
Olá Rhonan, boa noite!
Agrdeço pelas palavras.
Em relação ao Montanhês, caso tenham outros escudos do clube seria legal agragá-los a história do clube.
Se tiver… Me confirma, ok?
Forte abraço
Caso precise de mais informações sobre o Montanhês, pode me acionar que te passo os contatos aqui em Barroso. Temos outras equipes por aqui também… Parabéns pelo trabalho!
Luiz, o poder político atrapalha muito mais do que ajuda!
O interesse é ter as pessoas no cabresto! Sugam tudo e depois descartam.
Infelizmente, na maioria dos casos no Brasil é assim!
Forte abraço!
Bom ler algo sobre o esporte em nossa cidade de Barroso, não sei o porque, mas aqui bons projetos tem ficado pelo caminho, penso que muitas vezes o interesse ou o não interesse político em determinados períodos, fizeram este desfecho…
Obrigado meu amigo Ielo!
O mérito desta descoberta foi o empenho do Vitor Dias por ter ido na Biblioteca de Juiz de Fora!
Parabéns Vitor!
Sergio e Vitor,
Excelente artigo, com escudo inédito do Montanhês.
E assim, o blog Historia do Futebol, vai desvendando os participantes dos campeonatos juizforanos, também considerados como campeonatos mineiros, devido sua abrangência regional.
Abs.