Paraíba do Sul Futebol Clube – Paraíba do Sul (RJ): Cinco participações na Terceirona do Rio

O Paraíba do Sul Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Paraíba do Sul, localizado na região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Com uma população de 41.088 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2010, Paraíba do Sul fica a 138 km da capital do Rio.

Fundado na quinta-feira, do dia 17 de março de 2005. A sua Sede e o Estádio Marcelo de Moura Campos e Souza, o “Marcelão” (capacidade para 10 mil pessoas), estão situados na Estrada do Catete, nº 638, no Bairro da Vila Salutaris, em Paraíba do Sul.

 

2005: Estreia na Terceirona do Rio

O clube Sul-paraibano debutou na esfera profissional no mesmo ano da sua fundação. No Campeonato Carioca da Terceira Divisão de 2005, se classificou para a 2ª fase da competição em 3º lugar, sendo superado apenas pelo Esporte Clube Miguel Couto e Profute Futebol Clube, ficando à frente de Rubro Social Esporte Clube, Artsul Futebol Clube, Associação Atlética Colúmbia e o lanterna Futuro Bem Próximo Atlético Clube. Nas quartas-de-final acabou eliminado pelo Esporte Clube Tigres do Brasil.

Em 2006, é precocemente eliminado na primeira fase ao ficar em último em sua chave, sendo superado por Resende Futebol Clube, Grande Rio Bréscia Clube e Esporte Clube Resende, que se classificam.

2007: clube termina entre os quatro primeiros

Em 2007, se classifica como líder na primeira fase do certame, deixando para trás Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube e Esporte Clube Rio São Paulo, que também se classificam, além dos eliminados Futuro Bem Próximo Atlético Clube e Centro de Futebol Miguel de Vassouras Sociedade Esportiva, que são eliminados.

Na segunda fase se classifica em 1º lugar, em sua chave, juntamente com o segundo colocado, Clube Atlético Castelo Branco. Canto do Rio Football Club e Esporte Clube Rio São Paulo são eliminados.

Na terceira fase se classifica em segundo, atrás somente do Aperibeense Futebol Clube. O Esporte Clube Italva foi eliminado, ao perder três pontos pela utilização de um atleta em condição irregular. O outro que ficou fora foi o São João da Barra Futebol Clube.

Finalmente nas semifinais é eliminado em jogos de ida e volta para o futuro campeão daquele ano, o Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube. O Aperibeense Futebol Clube seria o outro finalista ao bater o Quissamã Futebol Clube nas penalidades.

2008: Paraíba do Sul é o campeão da Terceirona de Juniores

Em 2008, se sagra campeão no Campeonato Carioca da Terceira Divisão de Juniores. Na categoria profissional o clube se classifica em terceiro em sua chave na primeira fase, sendo superado por Barra Mansa Futebol Clube e Fênix 2005 Futebol Clube, mas ultrapassando Campo Grande Atlético Clube e Semeando Cidadania Futebol Clube, que são eliminados.

 

2017: clube retorna após sete anos de ausência

Em 2009, joga a Terceira Divisão da categoria Juniores e Profissional. Depois o Paraíba do Sul Futebol Clube se licenciou por sete temporadas. Agora o clube se prepara agora para disputar o Campeonato Carioca da Série C (equivalente a Quarta Divisão) de 2017, que começa no próximo mês de junho.

 

FONTES & FOTOS: Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) – Wikipédia – Paulo Roberto Rodrigues

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *