CESA (Centro Esportivo Social Arturzinho) – Rio de Janeiro (RJ): uma participação na Terceirona Carioca

O CESA (Centro Esportivo Social Arturzinho) é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O clube Alviverde foi Fundado na segunda-feira, do dia 15 de Maio de 2000, por Artur dos Santos Lima, ou simplesmente Arturzinho, que completa neste sábado (13 de Maio), 61 anos.

Para quem não associou, o ‘Rei Artur’, como era chamado nos tempos de Bangu, foi um jogador extremamente habilidoso e que costumava surpreender os adversários nas cobranças de escanteio. Várias vezes, Arturzinho marcou gols olímpicos. E não importava qual o lado. Mesmo sendo destro, batia com a mesma eficiência escanteios pelo lado direito, o que não é comum.

O pequeno Arturzinho, com seus 1m62 de altura e 60kg, viveu a melhor fase de sua carreira jogando no Operário de Campo Grande (MS) e em equipes cariocas. O meia foi um dos maiores ídolos da história do futebol do Mato Grosso do Sul. No Rio, ele passou pelo Fluminense e brilhou, principalmente, com as camisas do Bangu e do Vasco da Gama, onde foi vice-campeão brasileiro de 1984.

Ainda em 84, Arturzinho foi contratado pelo Corinthians. Chegou ao Parque São Jorge com enorme responsabilidade: substituir Sócrates, na época negociado com a Fiorentina, da Itália. Apesar de não ter sido o mesmo jogador dos tempos de Bangu e Vasco, Arturzinho chegou a cair nos braços da Fiel torcida depois de uma partida contra o Palmeiras. Na ocasião, Arturzinho, de cabeça, marcou um dos gols da vitória alvinegra sobre o arquirrival.

Deixou o Corinthians, onde realizou 57 jogos conforme mostra o “Almanaque do Corinthians“, de Celso Dario Unzelte e marcou 12 gols (sendo um deles olímpico contra o XV de Jaú, no Morumbi, pelo Paulistão de 84), e retornou ao futebol carioca no ano seguinte da sua contratação. No final dos anos 90 e começo dos anos 2000, o meia voltou a chamar a atenção por suas boas exibições com a camisa do Vitória.

2012: Estreia no futebol profissional

Presidido pelo ex-atleta Arturzinho, o clube alviverde participou das competições da base, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Em 2012, o clube decidiu enveredar na esfera profissional.

Assim o CESA estreou no Campeonato Carioca da Terceira Divisão, em 2012. O clube do ‘Rei Artur’ caiu no Grupo A, da 1ª Fase, juntamente com o Barcelona Esporte Clube, Clube Atlético da Barra da Tijuca, Queimados Futebol Clube, União de Marechal Hermes Futebol Clube e Villa Rio Esporte Clube.

1ª Rodada – 11/03 – Queimados              8 x 2   CES Arturzinho;

2ª Rodada – 18/03 – CES Arturzinho       0 x 2   CA Barra da Tijuca;

3ª Rodada – 22/03 – CES Arturzinho       0 x 3   União de Marechal;

4ª Rodada – 25/03 – Villa Rio EC             2 x 2   CES Arturzinho;

5ª Rodada – 1º/04 – CES Arturzinho       3 x 2   Barcelona;

6ª Rodada – 08/04 – CES Arturzinho       4 x 5   Queimados;

7ª Rodada – 15/04 – Barra da Tijuca        2 x 1   CES Arturzinho;

8ª Rodada – 19/04 – União de Marechal 0 x 3   CES Arturzinho;

Por conta de problemas com inscrições de atletas, o CESA foi punido com a perda de todos os pontos e acabou eliminado da competição e não veio a disputar a categoria de Juniores no mesmo ano.

XXX
FONTES & FOTO: Wikipédia – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “CESA (Centro Esportivo Social Arturzinho) – Rio de Janeiro (RJ): uma participação na Terceirona Carioca

  1. Ramiro

    Arturzinho bom dia tudo bem com voce!
    Aqui quem escreve e Ramiro Zaqueiro que jogou com voce no Operario FC Campo Grande MS.
    Se poder entrar em contato comigo agradeco ok
    Muito Obrigado
    Ramiro
    Meu Cel.011-9764067864

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *