O Friburguense Atlético Clube é uma agremiação da cidade de Nova Friburgo, localizado na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O “Frizão” foi Fundado na sexta-feira, do dia 14 de Março de 1980, resultante da fusão do Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube. O 1º presidente foi Francisco Mastrângelo. Os principais fundadores foram: Francisco Sampaio, Jorge El-Jaick, Tuffy El-Jaick, João Bizzoto, Ernesto P. Faria e Henrique F. Leal.
A cidade de Nova Friburgo está localizada no centro-norte do Estado do Rio de Janeiro, a 846 m de altitude, com área de 938 Km2, e distante da em 136 km , Nova Friburgo é a cidade que mais se destaca no futebol na região capital serrana.
As cidades limites ao Norte, são os municípios de Sumidouro, Duas Barras, Bom Jardim e Trajano de Moraes; a Leste com o município de Macaé; ao Sul com os municípios de Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu; a Oeste com o município de Teresópolis.
Como homenagem especial e em atenção aos relevantes serviços prestados ao Fluminense Atlético Clube, é conferido ao Dr. César Guinle o título de Patrono do clube. O quadro social do Friburguense tem hoje mais de 1.300 sócios proprietários e sua área é de 41.500 m2 e está localizado na Rua Jardel Hotz, s/n, no Bairro de Olaria, em Nova Friburgo, funcionando de terça a domingo.
No mesmo endereço, encontra-se o estádio Eduardo Guinle, com capacidade para 12 mil pessoas, dimensões oficiais de 105 m x 68 m, com iluminação e o Placar Eletrônico é o antigo que pertencia ao Maracanã.
O Friburguense foi 4° colocado no Campeonato Carioca da 1ª Divisão de 1999, vencendo Botafogo e Fluminense no Maracanã. O time também foi 4° colocado no Carioca de 2002. No ano de 2004 chegou as semifinais da Taça Rio, sendo eliminado pelo Vasco nos pênaltis por 5 a 4, após empate de 1 x 1 em pleno Maracanã. O bom desempenho de 2004, premiou o time com a inédita classificação para a Copa do Brasil de 2005.
FONTES: Site e a página no Facebook do Friburguense Atlético Clube