Foot-Ball and Athletic Club (RJ) – descrição dos distintivos nos estatutos

O Foot-Ball and Athletic Club – era assim a grafia do nome nos estatutos – foi um clube de futebol da Tijuca, fundado por moradores daquele bairro e dos vizinhos Engenho Velho e Andaraí. O Athletic, como era chamado pelos jornais, teve a honra de disputar o primeiro Campeonato Carioca de Fooball, em 1906. E mais do que isso: foi por iniciativa do alvirrubro da Tijuca, através de seu presidente Santiago Rivaldo, que as reuniões para a criação da Liga Metropolitana de Football, em 1905, foram convocadas.

As cores do clube eram o vermelho e branco, como muitos sabem. Mas o verde aparece como cor alternativa em várias circunstâncias. Comecemos pelas informações que possuímos nos estatutos do clube, pesquisados no Arquivo Nacional (RJ). Em vermelho, meus comentários:

Foot-Ball and Athletic Club
Fundação: 27 de setembro de 1903 (algumas fontes na internet dizem 27 de junho de 1904; não sei de onde vem essa data. A fundação de 1903 também consta nos jornais que pesquisei)
Sede social: rua Haddock Lobo, 187
Campo: rua Asylo Izabel (pelo que pesquisei, deve ser a atual rua Mariz e Barros)
Cores do clube: vermelho e branco (importante: o verde não faz parte das cores oficiais, da mesma forma que o branco não faz parte das cores oficiais do Flamengo, mas é usado aqui e ali como veremos adiante)
Bandeira: Pavilhão vermelho e branco em listras horizontais, tendo no canto superior esquerdo um quadrado branco com o monograma do clube em vermelho
Uniforme: Para os primeiros teams, camisas vermelhas com gola e punhos brancos, tendo no peito um distintivo branco com o monograma do clube em vermelho, calções brancos com cinta verde e meias verdes com as cores do clube no canhão; para os segundos teams camisas verdes com golas e punhos brancos e distintivos nas cores do clube com orla verde (o verde aparece nas meias e cintas do primeiro uniforme e como uniforme principal dos chamados segundos quadros. A informação de que a orla do distintivo é verde é confusa, seria mesmo apenas no distintivo dos segundos times?)

Além dos estatutos, outras citações da cor verde:

– O Jornal do Commercio, na cobertura do amistoso Athletic 2-1 Bangu (em 16/10/1904) comenta que os sócios do Bangu vestiam vermelho e branco e os do Athletic vermelho, verde e branco. Em algumas fotos antigas é comum ver sócios, e mesmo jogadores ao entrar em campo, usarem uma espécie de blazer do clube, e provavelmente era disso que o jornal tratava.

– O Athletic usou camisas verdes no jogo de campeonato Bangu 3-1 Athletic, em 20/5/1906. Quando vi essa informação a primeira vez, achei que fosse erro, já que nos demais jogos do campeonato o clube é descrito como alvirrubro. Mas a informação foi repetida outras vezes, inclusive na coluna “Recordando a infancia de nosso football” do jornal Diário de Notícias, em 1934. Talvez tenham usado o uniforme verde dos segundos quadros para não confundir com o alvirrubro Bangu?

Mudança de nome para Associação Athletica Internacional:

Em assembléia de 21/11/1906 ficou decidida a mudança de nome do Athletic para Associação Athletica Internacional. A mudança parece ter deixado os jornais confusos: uns chamam o clube de Athletica, outros de Internacional. Infelizmente, nunca achei um estatuto do clube com essa nova denominação. Mas sabe-se que o mesmo manteve as cores vermelha e branca.

O uniforme do clube para a temporada de 1907 aparenta ser um pouco diferente. As camisas que chegam são inteiramente vermelhas (as anteriores tinham gola branca). Como o Campeonato Carioca já havia começado, o clube até então jogou provisoriamente com camisas brancas e calções pretos. É com esse uniforme que achei a única foto do clube, do jogo Fluminense 5-0 Internacional (jogo disputado em 5/5/1907 , foto da revista Fon-Fon)

 

Possível foto do Foot-Ball and Athletic Club

O pesquisador Cláudio Falcão me enviou a cópia de uma foto, adquirida por um amigo, no mercado de antiguidades da Praça XV. A mesma não possui identificação nenhuma, mas por ter sido adquirida em uma coleção carioca, tem boas chances de ser de um time do Rio de Janeiro. O estilo da foto e dos uniformes lembra a década de 1900, e o escudo da foto tem um visível FAC (iniciais do Foot-Ball and Athletic Club), além de bater com a descrição das camisas do clube (vermelhas com golas brancas, distintivo branco com monograma). Mais um detalhe que chama a atenção: a equipe principal do Athletic era formada por uma maioria de brasileiros e um ou dois ingleses, o que parece ser o caso da foto. Contudo, não podemos ter certeza. Caso alguém reconheça algum jogador da foto, ou o escudo, por favor me diga:

 

 

9 pensou em “Foot-Ball and Athletic Club (RJ) – descrição dos distintivos nos estatutos

  1. Sérgio Mello

    Obrigado meu amigo Moisés!
    De fato, vc foi cirúrgico na análise: foi um trabalho em grupo.
    Afinal, quando postamos a foto (em 13 de abril de 2017), tínhamos 99% de certeza de que era do Football and Athletic.
    Mas optamos em seguir a pesquisa até ter a certeza.
    Certeza esta que veio com a observação de Flávio Almeida. Aí… Bingo!
    Na vida é sempre bom estar cercado de pessoas que tenham a vontade de resgatar a história.
    Um grande abraço meu amigo!

  2. Flávio Almeida

    Auriel, fico grato pelos comentários sobre a solução do mistério futebolístico. Sou apenas mais um, digamos, aficcionado pela arqueologia do futebol. Sou seu admirador, tenho alguns livros que vc publicou e por gentileza, anote meu email. flavioflu1902@gmail.com.
    Eu é que agradeço a vocês.
    Enorme abraço a todos.

  3. Auriel

    Oi, Flávio!

    Sensacional. Muito obrigado!

    O Kleber, que faz camisas comemorativas de clubes antigos, ficou tão feliz com a solução dessa charada que quer fazer uma do F. ATLHETIC para você de presente. Me passa um e-mail de contato, por favor! Mais uma vez, que incrível. Sensacional.

  4. Antonio Mario Ielo

    Flavio Almeida,

    Sensacional ! São uma daquelas emoções indescritíveis de um pesquisador ! Quando conseguimos resgatar um escudo perdido no tempo, com provas claras ! Sabedor da existência desta partida “inaugural do Bangu” ! Aguçando a memoria fotográfica ao extremo ! E da forma que ocorreu, em um detalhe quase que imperceptível, que somente um pesquisador experiente e perspicaz! Parabéns Flavio, parabéns Ariel, por resgatar e comprovar o ultimo escudo “carioca da 1ª Divisão”que está oculto no passado !

  5. Flávio Almeida

    Auriel, sobre essa foto, não tenha dúvidas. Trata-se mesmo do Foot-Ball and Athletic Club. Talvez a única imagem de um time posado antes do clube tornar-se AA Internacional. E o mais curioso é saber como cheguei a essa conclusão.
    Ao observar uma foto, devemos nos ater a todos os detalhes, até mesmo aqueles que podem parecer ser tão desprezíveis. A janela de madeira, a parede surrada pelo tempo com tijolos à mostra. Eu já tinha visto esse cenário. Depois de muita pesquisa, bingo! Uma foto posada do Bangu, de 1906, me deu o MESMO cenário. (https://bangu.net/informacao/noticias/jogos/1906/19060520_cm.php). E pasme! Era um jogo contra o Foot-Ball and Athletic.

    20 de maio de 1906, na Rua Ferrer, segunda rodada do campeonato carioca. Os banguenses tiveram a fidalguia de fotografar os adversários em sua casa. Mas, afinal, quem são eles? Fácil mesmo seria identificar apenas o goleiro a partir da ficha do jogo.
    Mas a gente não se dá por vencido.
    Pesquisando o nome de cada jogador, foi possível ver que a maioria deles atuou por outros clubes. E, desta forma, era só cruzar os dados. Gringo no elenco? Apenas o inglês John Fletcher Walmsley, que por sinal já havia jogado no Bangu. César Paranhos campeão no Flu, Baby Alvarenga no Botafogo e pore aí vai.
    Faltava saber apenas dois: Gaspar Marques Leite e Adhemar Faria, ambos sócios fundadores do clube.
    Uma olhada na foto e se vê de cara que um é bem mais moço que o outro. O que fazer? Sim, consultar dados em sites de ascendência e notícias em jornais. Gaspar era oito anos mais moço que Adhemar, nascido em 1887, portanto, com apenas 19 anos.
    O resto é história. Temos um escudo para ser desenhado (chama o Sérgio Mello, ele foi repórter no JS!) e um time a ser escalado.
    Para preservar o trabalho da pesquisa, coloquei o nome completo de quem consegui obter.

    De pé (da esquerda para a direita): Luiz Maia, Hildebrando Paranhos e Otávio Nascimento Silva.
    Fila do meio: John Fletcher Walmsley, Luiz Henrique Steele e Cesar Paranhos.
    Sentados no chão: Gaspar Marques Leite, Alberto ‘Baby’ Alvarenga, Amado Guy Filho, Julio Cramer e Adhemar Faria.

    Grande abraço!

  6. Auriel de Almeida Autor do post

    Ielo,

    O escudo do Athletic que vemos na internet (listrado) não bate com a descrição dos estatutos. No entanto, esse padrão listrado com monograma bate bastante com a bandeira. Talvez tenha sido uma adaptação da bandeira em formato de escudo, para propósito ilustrativo, ou um escudo alternativo. Vai saber?

  7. Antonio Mario Ielo

    Auriel,

    Excelente artigo e trabalho, tudo caminha para as conclusões de ser a foto do Foot-ball and Atlhetic Club, com ótima definição.

    Mesmo que não seja do Americano FC, o alerta do Cícero é pertinente, dado a possibilidade de ter outros clubes não época com as mesmas iniciais, não necessariamente na mesma ordem.

    É visível que a maioria eram brasileiros com alguns ingleses com seus bigodes alinhados, que por sinal voltou a moda. Um grande e precioso “achado”.

    O escudo que temos, publicado na internet pela fonte: Pollyce, tem também o monograma, com a diferença principalmente na letra “A”, mas acho dificil que o fundo seja com listras horizontais ao fundo. Mas este da foto parece muito mais correto com o fundo branco, sem listras horizontais.

    Abs.

  8. Auriel de Almeida Autor do post

    Oi, Cícero! O americano fc (do riachuelo) tinha escudo diferente… o monograma era ladeado e o formato de escudo era simétrico. Aliás, era igual ao do americano de campos. E foi fundado em 1914, essa foto parece ser da década anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *