Mesmo tendo nome de origem alemã, a cidade de Lauro Müller no sul catarinense, foi colonizada por italianos, que teve o seu desenvolvimento com as minas carboníferas.
Os mineiros das minas de carvão do Distrito de Barro Branco, fundaram junto com a Cia. de Mineração Barro Branco (Companhia Nacional de Mineração do Carvão Barro Branco, de propriedade de Henrique Lage) o Atlético Mineiro Futebol Clube, que proporcionava lazer a todos os mineiros da região.
O clube participou do campeonato catarinense pela Região Sul nos anos de 1957, 1960 e 1965, época em que a empresa estava sobe a gestão de Franscisco Catão.
Toda a atividade econômica ligada a extração do carvão trouxe consigo grandes mudanças econômicas para as cidades aonde havia minas, mas também grandes impactos ambientais, deixando imensas áreas degradadas. As condições de trabalho dos operários sempre foram ruins, que estendia também para as vilas operárias, com alto índice de mortalidade infantil por água contaninada. As autoridades pouco fizeram, submissas a Cia. Barro Branco.
Oficialmente, no papel (CGC), são dois times distintios. 1975-1995 existiu o S.E. Kindermann e A. Caçadorense D.
Em 1996 houve uma nova fundação do Kindermann. Curiosidade: o símbolo no interior do escudo é a logo do Hotel Kindermann, cujo proprietário e o fundador do clube.
A denominação atual é Associação Esportiva Kindermann (www.kindermannfutebol.com.br).
Veja mais detalhes:
http://www.cacador.net/portal/Noticias.aspx?cdNoticia=238&cdNoticiaDivisao=5
Obrigado, Adalberto
Concluindo:
Em 1977, primeira participação na 1a divisão da Sociedade Esportiva Kindermann, assim o nome estaria errado na RSSSF.(consta como Gremio Esportivo e Recreativo Kindermann)
Em 1978, muda de nome para Associação Caçadorense de Futebol e participa da 1a divisão. Muda também suas cores e escudo.
Com o nome Ass. Caçadorense de F. disputa até o ano de 1981. Volta em 1990 a 95.
Em 1999, retorna ao nome original S.E. Kindermann e participa da 1a divisão, disputando até 2002.
A particpação do Torino foi no ano de 1964, junto com o EC 14 de julho de Xaxerê.
Se for possivel enviar por e-mail o escudo do Juventus poderei redesenha-lo e colocar as cores.
Abs.
Ielo
Ielo,
O nome correto (desde sua fundação) é Sociedade Esportiva Kindermann, que depois alterou a denominação para Associação Catarinense. Nos anos 90 retornou ao nome original.
O primeiro escudo era simplesmente um “K” dentro de um circulo, mas as cores não eram amarelo e preto (acho que eram azul e vermelho, cores do municipio – falta confirmação).
Juventus e Torino de Tangará realmente participaram do Campeonato Catarinense.
Do Juventus eu tenho o escudo – em preto e branco (losango horizontal com as iniciais JFC). Não tenho absoluta certeza, mas as cores seriam vermelho e amarelo.
Adalberto,
Não possuo atualmente nenhum escudo “inédito”, ou seja, que ainda não estejam nos sites de escudos mais conhecidos (Soccerlogos, Escudosonline, Distintivos, futebolnacional, etc).
Atualmente, minhas pesquisas são feitas na “internet”, visitando sites de historia das cidades que tiveram ou tem times que disputaram os estaduais.
Quando encontrou o escudo em algum site ou orkut, tento rapidamente colocar no blog historia do futebol, certificando a sua participação no estadual e diferenciando dos demais clubes e escudos.
Sei por exemplo, que o escudo do Atletico Mineiro FC, era inedito nos sites futebolnacional, escudosonline, distitivos, entre outros.
Na minha lista de participantes do catarinense consta de 164 clubes, dos quais 128 já são conhecidos, faltando então 36 escudos. Destes faltantes tenho 22 que conheço suas cores.
Fazem parte destes 36 escudos o:
Juventus e Torino de Tangará, embora falte confirmação de sua participação.
Vasco (preto e branco) e Gremio Esp. e Rec. Kindermann de Caçador.
Esporte Clube 14 de Julho de Xanxerê.
Toda informação é importante nas minhas pesquisas para encontrar os escudos na internet.
Abs.
Ielo
Ielo,
Você teria os escudos do 14 de Julho, que depois fundiu-se ao Sete de Setembro (Xanxerê), Vasco de Caçador e Torino de Tangará?
Estes seus artigos estao impecáveis Ielo.
Parabéns.
Boa Ielo!
Eu tinha esse escudo tirado de um jornal, mas não sabia como estavam dispostas cores preta e vermelha. As figurinhas de um álbum editado nos anos 60 não constavam o escudo na camisa.