Stella Foot-Ball Club – Fortaleza (CE): Fundado em 1915

O Stella Foot-Ball Club foi uma agremiação da cidade de Fortaleza (CE). O clube Alvirrubro foi Fundado no dia 30 de Maio de 1915, por Alcides Santos. O nome foi inspirado no colégio suíço onde os filhos de alguns representantes da alta sociedade de Fortaleza estudavam.

Também por causa de seu nome, o escudo do clube era uma estrela (stella) vermelha. O Stella mandava os seus jogos no Campo do Prado. O clube acabou sendo extinto em fins dos anos 20.

O Stella teve certa ligação com o Fortaleza Sporting Clubantiga denominação do Fortaleza Esporte Clube até a Segunda Guerra Mundial, mudada por decreto governamental nos anos 1940 – já que Alcides Santos também foi o fundador deste último.

Cumpre esclarecer, portanto, que se trata de duas agremiações esportivas diferentes e independentes, ainda que, por vezes, a primeira seja considerada inspiradora da segunda.


FONTES & FOTO: Wikipédia – Site do Fortaleza E.C.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 42. Aguiar Junior, Ceará, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Stella Foot-Ball Club – Fortaleza (CE): Fundado em 1915

  1. Luiz Henrique de Melo Filho

    GOSTARIA QUE VOCÊS PUBLICASSEM OS ESCUDOS DO NACIONAL/DF E DO ESTRELA DO MAR DE FORTALEZA/CE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *