O Mito que Transcendeu o Tempo!!!

[img:saocristovao.jpg,full,centralizado]

Mineiro de São João Del Rey, nascido a 28 de setembro de 1894, era de família tradicional, tanto pelo lado materno como pelo lado paterno. Seu avô por este lado foi o Marechal João Tomás de Cantuária. combatente na Guerra do Paraguai e que havia tomado parte do episódio conhecido como “A Retirada da Laguna”. Mais tarde foi Ministro da Guerra. Pelo lado materno era neto do Dr. Cardoso de Menezes. renomado médico do final do século XIX e ainda pelo lado materno vários dos membros “Cardoso de Menezes”eram músicos clássicos.

Seu pai,seguindo a tradição do avô era militar e faleceu cedo como Major (João Cantuária) e sua mãe era a Dona Felícia Cardoso de Menezes Cantuária. Tinha um irmão Carlos de Menezes Cantuária conhecido como “Dócio”que vem a ser uma corruptela de capadócio, termo usado no início do século XX para tocadores de violão (no sentido pejorativo). Também era atleta de Futebol. E também tinha uma irmã,Herminda Cantuária de Araújo que foi casada com um amigo e co-fundador do São Cristóvão,Paulo Valeriano de Araújo.

Juntamente com seu irmão, entre outros, assinou a Ata de fundação do São Cristóvão A.C. mas muito antes disso já jogava Futebol nos 2° Teams do Riachuelo (1908) e Mangueira (1909).
No São Cristóvão marcou toda uma geração de atletas e torcedores, pois verdadeiramente encarnou a mística da camisa alva. De estatura acima da mediana, elástico, mais para magro, dono de uma refinada técnica, era um verdadeiro “Homem-Símbolo”, pela sua fidelidade, entusiasmo, elegância nas atitudes dentro e fora do gramado e por isso gozava de alto conceito de desportividade.

Jovem ainda foi tirado do convívio dos seus, em pleno vigor e que tantas glórias ainda prometeria ao Futebol alvo e pátrio. Cantuária faleceu vitimado pela terrível “Gripe Espanhola”, epidemia que enlutou a maior parte das famílias do Rio, então Distrito Federal. Isso se deu a 25 de outubro de 1918.
Seu corpo ficou exposto no salão nobre do clube.Notavam-se coroas enviadas pelo Palmeiras AC,Fluminense,Liga Metropolitana,Tijuca T.C. e da Associação River São Bento(atual River FC).As exéquias foram no cemitério de São Francisco Xavier.

Sua morte abriu um claro insubstituível nas fileiras alvas e seu nome ganhou fama e virou lenda. Nos anos 1930 o jornal de notícias do Clube denominou-se “O Cantuária”. Seus amigos chegaram mesmo a fundar um Clube com o nome Sport Club Cantuária.

Dele contou-se depois que nutria “ódio” pelo Botafogo. Mentira. O fato se deu no leito de morte quando o próximo encontro seria com aquele clube e ele pedira a seu colega do time que “não perdessem para o Botafogo”. Também muito falou-se que ele só vestiu a camisa do São Cristóvão. Mentira. Ele jogou por outros clubes, mas é claro que sua devoção foi pela camisa alva. O que importa, apenas, é que seu nome foi, é, e sempre será venerado pelas hordas sãocristovenses.

[img:can3.jpg,full,centralizado]

RESUMO DO CANTUÁRIA

– Em Campeonatos Cariocas assinalou 31 gois com a camisa do São Cristóvão;
– Pelo São Cristóvão disputou 11 jogos interestaduais e 2 internacionais;
– Pela seleção Carioca jogou 5 vezes;
– Pela Seleção Brasileira (ou pré-Seleção, segundo os pesquisadores) participou uma vez. Isso se deu em 16-09-1913: Brasil 2x 1 Chile;
– Seu último jogo pelo São Cristóvão foi a 06-10-1918.
– 1911 – Campeão do Rio 2° Teams – 2° Divisão 1918 – Vencedor Torneio início;
– Não deixou descendentes. Não foi casado.

Fonte:Chuva de Glórias,Raymundo Quadros

2 pensou em “O Mito que Transcendeu o Tempo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *