Sportivo Santa Cruz (RJ), campeão da LMDT em 1930 – qual o seu verdadeiro nome??

Sportivo Santa Cruz, campeão de 1930 da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (RJ)

Durante as minhas pesquisas em estatutos do Arquivo Nacional, encontrei mais de um clube chamado “Santa Cruz” no bairro de mesmo nome. E dois deles com nome muito parecido: Grêmio Sportivo Santa Cruz e Sportivo Santa Cruz. Ambos alvinegros. Qual deles é o famoso Sportivo Santa Cruz, rival do Oriente nos anos 30 e campeão carioca pela LMDT em 1930? O último. Mas… e se os dois na verdade são o mesmo clube? Eis o que sabemos:

Grêmio Sportivo Santa Cruz
O Grêmio Sportivo Santa Cruz foi fundado em 28 de novembro de 1924. Seus estatutos estabeleciam as cores preto e branco, e descreviam a bandeira da seguinte forma: Em listras horizontais alvinegras, com uma cruz e as iniciais no quadrante superior esquerdo. Não há referências de outros símbolos. Quando eu encontrei esse clube, concluí se tratar do mesmíssimo Sportivo Santa Cruz campeão de 30, e cheguei a considerar essa a sua data de fundação.
Contudo, dois problemas:
1- Os estatutos não falavam de futebol, mas genericamente de esportes atléticos e tiro esportivo.
2- Eu nunca vi o Sportivo Santa Cruz, campeão de futebol em 30, ser chamado de Grêmio Sportivo Santa Cruz. Só de Santa Cruz, Sportivo, ou Sportivo Santa Cruz. Mesmo em reportagens que colocavam as siglas dos clubes.

Sportivo Santa Cruz
Posteriormente, achei outro estatuto. O clube, fundado em OUTRA DATA (27 de março de 1926) agora, era chamado apenas de Sportivo Santa Cruz, sem “Grêmio”. Mas alguns elementos são semelhantes. As cores também são preto e branco. A bandeira é descrita de forma mais simplória como em listras horizontais alvinegras com o distintivo do clube. E há uma descrição do distintivo que, dá poucos detalhes para arriscarmos um redesenho: em listras verticais com uma faixa com as iniciais do clube. Qual era o formato do escudo? De três pontas, português, suíço? E essa faixa era horizontal, diagonal? Não sabemos.
Mas existem duas grandes diferenças:
1- Esse segundo Sportivo Santa Cruz não tem uma cruz como símbolo
2- Os estatutos falam que o clube é destinado a prática de football (em primeiro lugar), athletismo e tiro esportivo (o que é um elo com o outro).

O goleiro Jajá entre os defensores Barroso e Dantas: em 1931 o Sportivo Santa Cruz foi vice do Torneio Initium e do Campeonato da LMDT

 

Hipótese: um clube foi fundado por remanescentes do outro
O fato é que do primeiro Sportivo Santa Cruz, fundado em 1924, não há NENHUMA notícia nos jornais. E do segundo, fundado em 1926, as notícias começam a aparecer pouco depois de sua fundação.

Teria o Grêmio Sportivo Santa Cruz de 1924 sido um clube que foi fundado e durou poucos meses? Ou um clube que nunca saiu do papel? E o Sportivo Santa Cruz de 1926 ser, de fato, o projeto concretizado?

Ou podemos considerar o Sportivo Santa Cruz de 1926 uma refundação, uma reorganização do clube anterior?

O fato da mudança leve de nome, da mudança de foco entre os dois (um é voltado primordialmente para o futebol, o outro nem mencionava esse esporte) da falta de referências ao anterior ou mesmo da virtual inexistência do primeiro me fazem acreditar mais na primeira hipótese. E por isso prefiro considerar o campeão de 1930 como fundado em 1926, e corrigi o nome nos meus arquivos – é SPORTIVO SANTA CRUZ, e mais nada

P.S.: Algumas curiosidades sobre o Sportivo Santa Cruz: vários membros da diretoria pareciam ligados ao Segundo Regimento de Artilharia Montada, de Santa Cruz. Acho que por essa ligação militar havia tiro esportivo no clube (nos dois, aliás). E o clube tinha um pequeno estádio, localizado na Rua do Prado. Pelo que entendi, a área era do exército, e o estadinho acabou ainda nos anos 30. O próprio Sportivo Santa Cruz parece ter tido o último suspiro em 1937,quando enfrentou o Oriente numa melhor-de-três e o noticiário já dava conta da iminência de seu fim.

 

Fontes: arquivos da Secretaria de Polícia do Distrito Federal/Sociedades Civis (Arquivo Nacional) e jornais diversos

Fotos: jornal Diário da Noite (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *