Aos membros do História de Futebol, esse ano vamos, gradativamente, estabelecer novas regras e assim buscar dinamizar o nosso espaço.
UMA PUBLICAÇÃO POR MÊS
A partir de Abril todos os membros deverão fazer, no mínimo, uma postagem por mês! Afinal, o número de membros que postam e o total está completamente desequilibrado!
Desta forma todos terão 30 dias para realizar uma publicação de qualidade por mês. Creio o tempo é mais do que suficiente para qualificar ainda mais a nossa página!
Aquele que não realizar UMA postagem no mês, precisará apresentar uma explicação!
Caso o membro não publique nada e não apresente uma justificativa passará a ser um ‘Membro Assinante’. Ou seja, não poderá publicar! Infelizmente, é necessário esse tipo de ação para separamos o “joio do trigo” e saber, efetivamente, quem está no HF à passeio e quem está aqui para contribuir!
TODAS AS POSTAGENS COM ‘FONTE’
A partir de agora todas as publicações deverão constar a ‘Fonte’ da pesquisa! A razão é muito simples! Nenhum pesquisador tem poder mediúnico. Logo… O resultado da pesquisa veio de algum lugar!
Desta forma estamos sendo justos com que garimpou aquela informação!
Att.
História do Futebol
Ricardo,
Essas duas regras são, na minha opinião, o pontapé inicial.
Sei que isso não vai mudar certos conceitos, mas era necessário recomeçar de algum ponto.
Se alguém me perguntar: “Você acredita que a partir de agora teremos 100% grandes postagens?”
Não! Por quê? Por que aquela pessoa que se acha mais esperta do que os demais se preocupará sempre em ludibriar do que qualificar! Há pessoas que curtem pesquisar, mas sempre há aquele que só copia e cola!
Aí alguém deve pensar: “Então porque essas regras?”
Justamente para sabermos quem são os nossos verdadeiros pesquisadores! Simples assim!
Aquelas pessoas que tem respeito por este espaço e querem dar a sua cota de contribuição!
Há um bom tempo este espaço ficou pendente de três almas para continuar. Agora é preciso que mais almas venham e dividam essa responsabilidade!
Afinal, somos ou não somos pesquisadores?
O meu propósito não é perseguir ninguém! Apenas ter um grupo atuante!
Sobre o famoso termo “Exigir”… Vou repetir. Alguém diz: “Fui obrigado jogar futebol com os amigos”? Ou… “Fui obrigado a ir na praia com a família ou amigos?
Então, porque aqui, onde acredito (espero estar certo) que as pessoas gostam de pesquisar, realizar UMA POSTAGEM por mês seria uma “Exigência”??
Esse ponto que eu não consigo entender!
Agora, sendo excessivamente sincero, acho que cada um deve rever conceitos, caso entenda que fazer UMA POSTAGEM em 30 dias seja algo doloroso ou para se livrar da responsabilidade apenas copia e cola a primeira coisa que vê pela frente!
Entendo que não devo explicar isso para ninguém! A própria pessoa deve fazer uma reavaliação do papel que tem aqui.
PS: Espero que esse debate fortaleça aquelas pessoas que desejam ver este espaço forte!
Abraços!
Acho que estas discussões são ótimas para movimentar o grupo. É quando aparece os membros. Me parece que o termo exigir é que incomodou, então deveríamos encarar como uma meta de cada um.
Com relação as postagens sem fonte, isto já é regra antiga e em determinado momento do blog, quem não colocasse a fonte a postagem era excluída, ate fazer o reparo.
Olá amigos,
Serei bem breve em meu comentário, será do tamanho de minha ausência nos últimos tempos, mais do que justo com quem participa e colocarei minha posição somente pelo fato de ser o fundador do blog, o que ainda me reserva algum direito diferenciado independentemente de anuidades ou não.Sergio TODAS AS REGRAS, as já inseridas e as que vem pela frente, tem minha total aceitação e total apoio, respeitando o direito de cada um de concordar ou não.Irei respeita-la porque o BLOG hoje em termos históricos está acima de qualquer um de nós e ele não acabou e encerrei as atividades porque ele não é do Edu, do Sergio, do Zezinho,etc..ele é um patrimônio do nosso futebol,ninguém tem mais esse direito.Obrigado a todos, os que se dedicam hoje, se dedicaram ontem. Grande Abraço.
Edu Cacella
Caros amigos, membros, colaboradores e leitores,
A tempos o Blog está precisando de uma “revisão de conduta” de seus membros/participantes. A verdade é que o blog só não acabou graças a perseverança de poucos. É bem verdade que no momento não sou um escritor ativo, tenho meus motivos, mas nem por isso achei a proposta ruim.
Também gosto de qualidade nas postagens, porém eu pergunto, como cobrar qualidade se não há o mínimo aceitável de publicações? Se limitarmos o números de postagen por membro estaremos punindo quem publica e não incentivando aqueles que não publicam. Primeiramente se faz necessário que grande parte colabore e posteriormente poderemos buscar uma melhor qualidade, se é que ele não existe.
O momento é de agregar. Posters são importantes, assim como resultados, escudos, escalações, resultados de jogos e campeonatos. São pedacinhos de um todo chamado História do Futebol.
Aqueles que estão impossibilitados de publicar no momento façam suas justificativas junto ao admin. Quando puderem é só retornar.
Este é um espaço para fazermos contatos, amigos e colaborarmos um com os outros. Não podemos deixar coisas simples criar desconforto ou inimizades.
Eu entendi perfeitamente a colocações do Sergio, assim com entendo as colocações dos amigos Ielo e Kussarev. O momento requer essas medidas e com ela creio que estaremos no caminho certo, no caminho para a manutenção do Blog, para a divulgação da História do Futebol.
A partir do momento que mais pesquisadores/colaboradores estiverem na ativa, aí sim será o momento de levantarmos novas discussões, agora, acredito eu, que não cabe.
Sergio, vamos em frente, estou contigo, estou com o HF. Ele não pode parar!
Abraço de gol a todos!
Sérgio, estamos juntos !
Abraço, Kaio.
Aliás, quero fazer aqui uma promessa! Se as regras não surtirem o efeito, significará que eu fracassei! Se isso acontecer eu prometo que me retirarei do História do Futebol! Ok?
Não sou de ficar “segurando o osso”. Sei me virar muito bem! O que eu desejo é que isso aqui funcione de verdade!
Apenas para deixar registrado uma promessa!
Abs.
Ielo,
O direito de opinar, que faz parte de um país democrático é legitimo, desde que os argumentos não venham a ferir ninguém! Aliás, por falar em democracia, o Brasil vive um momento caótico, em que até o significado de democracia está destorcido! Mas isso é um papo mais profundo! Vamos nos ater aos fatos neste momento.
Sempre que há divergência, por menor que seja, sempre recorro alguns amigos para saber se eu estou infringindo algo.
Mas ninguém me recriminou, apenas dois membros num universo de 51. Um comentário que eu ouvi de um amigo de infância me chamou atenção! Quando alguém reclama e classifica como EXIGÊNCIA… UMA PUBLICAÇÃO EM 30 DIAS, dá a impressão que para aquela pessoa é um sacrifício, algo muito tortuoso e não algo prazeroso!
Como este espaço é futebol, fico imaginando se alguém do seu grupo de “pelada” chegasse para todos e fizesse a seguinte EXIGÊNCIA: “A partir do próximo mês teremos que jogar futebol, no mínimo, “uma pelada” em um mês!
Será que alguém iria reclamar dessa exigência? Rsrs
Eu confesso estar estarrecido com essa reclamação de uma postagem por mês! E, para ser mais sincero, estou decepcionado! Não esperava isso, pois acreditava que o grupo era composto por apaixonados por pesquisas e em compartilhá-las!
Aliás, seguindo nesse confessionário… Sabe o que é mais irônico? Daquelas pessoas que eu pensei que iriam reclamar… Todas vieram e manifestaram apoio! Rsrs
É ou não é irônico?
Feito essas revelações… Voltemos as suas explanações. O amigo mencionou em “as postagens espontâneas são melhores que as obrigatórias”.
Primeiramente, o é preciso para criar “postagens espontâneas”? Estou curioso para saber.
Infelizmente, desde que eu entrei aqui o ritmo aqui é lento! Já tivemos até sorteio de livros e nem assim funcionou. Já tivemos eleições para as melhores postagens e também nada!
Para a pessoa postar, basta querer! Basta ter tesão! Se a pessoa não quiser… Você pode oferecer livro, eleições, caixa de bombons que não vai funcionar!
Em suma! Estamos com autores em falta, apesar de aparecer na lista um número extraordinário de 51!
Sobre as regras e as “punições” terei que repetir (e repetirei quantas vezes for necessário)! A vida é composta por regras! Na sua casa, no seu trabalho, na rua, na sua família e com os seus amigos! Se ainda não percebeu, passe a observar como funciona todas essas relações!
Outra coisa! A pessoa que não publica nada e não apresenta uma explicação, não será expulsa do Blog! Ela apenas ficará sem poder publicar! Afinal, ficar aqui e só publicar quando der na telha não vai rolar comigo!
Desculpe-me a sinceridade, mas é muito chato ficar vendo a ausência de alguns membros em participar das postagens e… Até na hora de ratear o valor da anuidade chegar e reclamar do valor e jogar a indireta de que coloquei as regras depois! PELO AMOR DE DEUS!! 10 REAIS!!! É sério isso??
Infelizmente, eu sempre soube que ao assumir a parte administrativa do Blog eu iria ganhar “status” negativos! Quando o Edu me convidou eu aceitei porque não agüentava mais ver isso aqui às moscas!
Outro ponto pertinente! Neste momento, o ponto mais importante, na minha concepção, é saber com quem eu poderei contar daqui para frente! Na minha cabeça, já tenho uma noção, mas quero comprovar de fato!
E vou além! Aquelas pessoas que torcem para o História do Futebol continue em atividade deveria se juntar e dizer: “Estamos juntos”. “Vamos tocar esse barco”. E não ficar chamado as regras de ditatoriais!
Todas as regras daqui para frente serão colocadas para o grupo no WhatsApp! Quem não gostar que apresente uma sugestão melhor! Agora se não gostar e ficar apenas com o discurso “Eu não concordo” pode acreditar que a regra vai ser colocada! Precisamos de atitudes!
Abs.
Bom dia !!
Agora que li os comentários e gostaria também de opinar.
Só chegamos neste ponto, por total falta de interesse dos participantes em colaborar nas postagens.
Cada um pode argumentar os mais diversos motivos para não fazerem postagens, mas todos os motivos são inerentes a todos, pois todos trabalham e não vivem do futebol ou do blog.
Então acho no mínimo justo, a exigência de uma postagem mensal. Se formos ver os últimos meses, apenas alguns membros mantiveram o blog ativo com suas postagens.
Vou fazer uma pergunta, o Sergio falou que dos três que publicam, dois querem sair se persistir esta situação. O blog irá resistir sem publicação ? Quem irá alimentar o blog com artigos ?
Então acho justa a obrigatoriedade de um artigo por mês. Ter 30 dias para publicar um artigo é o mínimo possível. Menos que isto, é demonstração de falta de interesse em participar do grupo.
Sergio e amigos,
Apenas opinei sobre a questão, ou seja:
Na minha opinião as postagens espontâneas são melhores que as obrigatórias, e assim deve continuar sendo no Blog História do Futebol.
Leitores e autores fazem parte da construção diária do Blog História do Futebol.
Assim, proponho que sejam feitas propostas de incentivo a participação dos membros para publicar artigos no Blog História do Futebol para seu enriquecimento, sem regras punitivas.
O Blog História do Futebol possui um grande acervo disponibilizado a qualquer cidadão/leitor, que pertence a todos que adquiriram as informações lidas/vistas/copiadas no HF, cedidas gratuitamente, em que cada artigo tem sua autoria, e que agradecerá sempre que for sitando como fonte de origem. Como um livro escrito por vários autores em vários momentos e períodos. Cada um com seu valor, conforme a opinião do leitor, referente a sua análise crítica do seu interesse ou que imagina ser importante a ser resgatado da Historia do Futebol.
Temos que agradecer também a todos os jornalistas que reportaram noticias futebolísticas ao longo da história nos jornais disponibilizados e pesquisados por todos nós, além é claro, de todos os autores de livros sobre a história dos clubes e dos campeonatos. Livros e Jornais que hoje, nós como leitores após muitas décadas a frente, estamos utilizando como fonte para resgata-los para os nossos leitores, incluindo os livros recentes publicados.
Repito, está é apenas a minha opinião, em nenhum momento houve a intenção de criticar a atitude ou opinião aqui colocada.
Abs.
Ielo,
sobre a sua pergunta inicial, neste momento não cabe. Sabe por quê? Estamos com um número reduzido de pessoas que postam! Rsrs
Agora, quando tivermos um número bacana de membros atuando de verdade, pode mandar essa pergunta novamente que responderei tranquilamente! Rs
Dito isso, vamos aos outros pontos!
Justamente pelo HF estar crescendo a cada dia, é necessário a participação de todos!
Estou buscando ser o mais diplomático possível, mas na boa? Por que entrar num grupo de pesquisadores e não publicar nada? E alguns, publicam a cada seis meses, um ano e outros até mais? Essa pergunta eu faço há muito tempo e ninguém apresentou uma explicação!
Outra coisa, acho que se alguém não está gostando de certas publicações, faz parte! Agora pior é não publicar nada!
Eu, por exemplo, já estou cansando de ficar postando e sem as condições de realizar pesquisas da forma que eu gosto!
Você mencionou que cada membro reflita! Eu entrei aqui há 7 anos! Sempre foi assim! Sem citar nomes, tem pessoas que mantém a incrível média de uma postagem por ano! Quem não refletiu em sete anos, acho pouco provável que venha fazê-lo agora!
Sobre o termo “Exigência” e “punição”. Colocado desta forma sinto-me um ditador da pior espécie! Mas tudo bem!
Me responda algumas perguntas! Se o trabalhador faltar ao trabalho, e não apresentar uma justificativa o que acontece? Vai ganhar um abraço fraterno do chefe?
Se um político promete pavimentar uma rua e não fazê-lo e nem dar uma satisfação? O povo vai entender e agradecer?
Se a tua esposa EXIGIR que você vá pegar os seus filhos todos os dias e você não comparecer, o que acontece? Ao chegar em casa ela vai estar com um lindo sorriso?
Poderia continuar com centenas de exemplos! Então, por favor!! Sem esse caminho de me chamar de ditador! Sou esclarecido o suficiente para derrubar essa tese!
Sobre as críticas que você fez das minhas publicações dos pôsteres dos anos 80! Mas eu, ao menos, estou tentando manter esse espaço de pé! Se estou errando é na tentativa de acertar! Ao menos eu posso ser avaliado pelas minhas tentativas!
E, dentro desse argumento é importante eu fazer um esclarecimento!
Eu estou administrando o HF, atualmente, mas não estou “grudado no osso”, se a maioria pedir a minha saída, eu saído imediatamente! Agora, quero deixar aqui registrado uma coisa: alguma coisa vai mudar no HF: ou a galera retorna ou eu saio, porque continuar só três cabeças publicando eu garanto que não vai continuar! E digo mais: dos três que postam com regularidade, dois vão sair! Do jeito que está… Eu repito! Não vai continuar!
E tem outra coisa! Criticar por criticar não dá poderes para o critico! Quem obtém poderes são aqueles que apresentam soluções! O país está infestado de críticos e esvaziado de pessoas com soluções! Vamos APRESENTAR SOLUÇÕES para os problemas!!!
Para concluir, já que o modismo é refletir… Colocarei algumas aqui.
Reclamar, jogar indiretas e desmerecer o trabalho de quem luta para manter esse espaço de pé… Pelo simples fato de: “a partir de abril todos precisarão realizar UMA POSTAGEM NO MÊS”… É merecedor de reflexões!
Será que a pessoa reclama por se considerar limitada em apresentar UMA POSTAGEM em 30 DIAS? Será?
Será que a pessoa não tem interesse em fazê-lo por preguiça?? Será?
Será que a pessoa prefere pegar pesquisas prontas ao invés de pesquisar e agregá-las aqui?? Será??
Ah… Se no meu trabalho o presidente EXIGISSE que eu apresentasse só uma trabalho por mês… Quem me dera! Rsrs
Abs.
Amigos,
Começo com a pergunta:
Quem é mais importante, o jornalista que escreve a reportagem ou o leitor do jornal?
Quem é mais importante, o escritor que escreve o livro ou o leitor?
Podemos afirmar que o jornalista ou o escritor são únicos, e seus eleitores são muitos, mas ambos são indispensáveis um para o outro, e vice e versa. Não sobrevive o escritor ou jornalista sem seus leitores.
Assim, se ambos são importantes e necessários, podemos então afirmar quanto somos e qual é nosso universo atingido?
Quantas pessoas no Brasil, estão lendo agora este meu comentário?
Afinal somos em quanto, membros autores e leitores? Bom, membros somos 27 assinantes/pagantes, e 51 membros cadastrados, presumo.
Se, ser autor de artigos é único, sua importância é valorizada quando o artigo é interessante e verossímil ao leitor.
Ser autor é nobre quando apresenta artigos, principalmente os inéditos e raros, pesquisados a exaustão. E, é admirável quando estas informações são lidas, apreciadas e valorizadas pelo leitor.
Assim, não vejo que o melhor caminho seja, exigir uma determinada ação, que se não for cumprida será aplicada uma sanção punitiva.
Neste novo mundo de rápida comunicação como são as redes sociais, a obrigatoriedade de postagem não elevará a qualidade dos artigos, somente aumentará a quantidade. Vide mini-posters publicados da Revista Placar da década de 80 comum a muitos, ou a foto inédita do raríssimo Salada FC da década de 30 da Sambra SP. Mas positivamente poderá criar uma reflexão dos membros em serem também autores de artigos com a frequência possível e desejada.
Como incentivo sim, como exigência e punição, não.
Afinal todos são importantes:
Membros autores e membros leitores, vai de cada um escolher seu papel.
Abs.
Totalmente de acordo com as novas regras.
Até mesmo porque, exigência ou não, o que está sendo
estabelecido visa, única e exclusivamente, o crescimento
do blog.
Grande abraço!!!
Acho valida a nova regra.
Eu encaro como uma meta e não exigencia.
Abs.
Meu caro Rodolfo,
Vamos esmiuçar essas questões!
Antes de qualquer coisa estabelecer regras sempre fez e faz parte das nossas vidas, seja no trabalho, em casa, com os amigos e nas ruas!
Aqui no HF também! Então as regras vem para criar uma ordem (sem aspas).
Sobre as novas regras!
Talvez pelo fato de estar sem publicar a mais de um ano, o amigo não saiba, mas temos um grupo no WhatsApp. E lá foi apresentado a proposta! Toda e qualquer regra eu chamo o Edu e debato. Feito isso eu apresentei ao grupo. Como ninguém apresentou outra sugestão, essa ficou! Simples assim!
Em relação a anuidade de 2016… Que foi quitada nesse mês, pelo valor de 10 reais. O que está sendo colocado é para 2017!
O procedimento está sendo feito dentro das necessidades que vive o HF hoje! O tempo de esperar que todos os membros despertassem e entendessem que postar aqui é importante para a vida este espaço, infelizmente, não aconteceu!
O que você chamou de “Exigir postagens mensais”, me faz pensar em muitas coisas! Primeiro. O termo “exigir” é classificado quando há um intuito de tentar colocar algo como um ato ditatorial!
Ora! Ir para o trabalho e, obviamente,trabalhar… Ninguém chama de “Exigir trabalhar”. Ir ao supermercado quando a esposa coloca como regra… Ninguém classifica como exigência!
Por que aqui seria “Exigir”? Vamos alguns fatos? Ninguém aqui foi obrigado a entrar, correto? Então, por que “raios d’água” (Rsrs) a pessoa entra para realizar UMA PUBLICAÇÃO por ano e quando publica? Isso é a função real do membro?
Alguém me explique o sentido disso? Então, vamos excluir “Exigir” porque aqui não cola!
Vamos a outra abordagem sua! Você escreveu: “(…) postagens de baixo interesse ou repetidas, como vemos em boa quantidade no Blog ultimamente(…)”
O discurso é lindo e plausível! Agora vamos a “doce realidade”?
Atualmente, de um TOTAL DE 51!!! Somente três PUBLICAM!!
Depois, avulso um ou outro PUBLICAM!
Aí vou chegar nas pessoas que estão tentando manter este espaço FUNCIONANDO… E reclamar como eles?? Sério??
Cadê o sentido disso?
Volto a enfatizar! O discurso é lindo e concordo com boa parte, mas com pouquíssimas pessoas atuando, o “funil” encolheu!
Ou o pessoal participa ou não! Ficar sem publicar e depois reclamar quando alguém tentar manter isso aqui vivo já deu o que tinha que dar!
O que o HF precisa é de um grupo, independentemente, se vai ser gigante, grande, médio ou pequeno, atuante!!
E, ainda, nesse último comentário vai uma reflexão!
Se a regra é no mínimo uma publicação por mês, alguém achar que pode baixar o nível do HF, eu pergunto: “Que pesquisador é esse que em 30 dias não conseguirá uma postagem razoavelmente decente?” Rsrs
Essa é uma pergunta que a pessoa deve se fazer!
Agora, uma coisa que você escreveu, eu concordo integralmente:
“Temos que rever qual é a real função do Blog”
Nesse ponto não retiro uma palavra! Qual é a real função do Blog? Será que a função é que apenas três membros fiquem publicando, num total de 51!!! Ou a participação de todos??
É bacana ver três pessoas ali, tentando manter isso aqui em atividade e outros apenas criticando? Esse é o nosso papel? Ou o nosso papel é chegar junto e manter isso aqui vivo??
Qual é a nossa função?? Qual??
E para finalizar! Rsrs
Como posso limitar a postagem, se atualmente só três fazem isso? Rsrs
Quando o pessoal voltar ou, pelo menos, eu souber com quantos poderei contar… Fique tranquilo que outras regras (e não exigir! Rs) serão colocadas!
Abs.
Tenho dois comentários com relação a esta “ordem”.
1.Se o Blog vai ter alguma mudança de regra que esta seja discutida antes do pagamento da anuidade e não depois. A questão não é – obviamente – o valor, mas sim o procedimento.
2.Exigir postagens mensais poderá aumentar o número de postagens de baixo interesse ou repetidas, como vemos em boa quantidade no Blog ultimamente. Se postar é repetir algo que está na internet ou em alguma publicação impressa, temos que rever qual é a real função do Blog.
Talvez limitar as publicações por colaborador poderia ser uma ação para melhorar a qualidade das mesmas.
Abs, Rodolfo