Fundado em 25 de março de 1943, o famoso Leão do Norte teve sua época de ouro na década de 50. De 1958 a 1961, o Esporte Clube Comercial elevou o nome de Cornélio Procópio, no futebol brasileiro. Sagrou-se campeão do Norte do Paraná, mantendo-se invicto nos dois turnos da competição.
A conquista foi valorizada ainda mais pela participação de outras grandes equipes como Londrina F.R., GERA de Apucarana, Arapongas, Mandaguari, Cambaraense, Paranavaí, Astorga, Independente de Mandaguaçu, Nacional de Rolândia, SERI de Ibiporã.
O Esporte Clube Comercial contava com jogadores de alto nível técnico, profissionais que honravam a camisa, atuavam com fibra, raça e muita determinação. A equipe campeã formava com Gibi, Dirceu Funari, Moreira, Marinho e Pedrinho, Bocage e Nelsinho, Chuvisco, Joãozinho, Garoto e Silvinho.
A maior façanha do Comercial aconteceu em 1961 quando conquistou o título de Campeão Estadual do Paraná. Após vencer o campeonato do Norte do Paraná, decidiu o título estadual vencendo a Esportiva de Jacarezinho (campeã do Norte Pioneiro) e o Operário Ferroviário de Ponta Grossa (campeão do Sul).
O técnico Raimundo dos Santos, ‘Raimundão’ foi o grande comandante. Como campeão paranaense participou da Taça Brasil (atual Campeonato Brasileiro). Realizou memoráveis partidas enfrentando grandes equipes como o Atlético Paranaense, Coritiba, Ferroviário e o Metropol, de Criciúma (campeão catarinense).
O Esporte Clube Comercial era atração em outras cidades do Paraná e São Paulo, em jogos amistosos. Venceu, em Presidente Prudente, A.A. Prudentina (campeã do interior paulista) no jogo de entrega das faixas por 4 a 1.
Em Cornélio Procópio, venceu o Santos F.C., Noroeste de Bauru, Portuguesa de Desportos, Olaria AC (RJ), Vasco da Gama. A grande equipe de 1961 tinha a seguinte formação: Asas; Dirceu, Vitão, Pinduca e Mourão; Pedrinho, Bocage e Nelsinho; Garoto, Vilanueva e Silvinho. Os jogadores Vitinho, Torquato e Baltazar também atuaram na equipe campeã.
Tanto na equipe de 1958, como na equipe de 1961. não poderíamos deixar de registrar a passagem de outros bons jogadores como: Áureo, Caixote, Dirceu (goleiro), Vovô, Dioguinho, Areo, Beline, Arnoldo, Miguel Funari, Dr. Perissé, Mário Catuci, Biaça, Jadinho e Miguelão, excelente centroavante.
Na foto acima, Esporte Clube Comercial de 1962, recebendo as faixas de Campeão Paranaense de futebol profissional de 1961.
FOTO: site Várzea Santista
FONTES: Interior Bom de Bola – Luiz Souza
O ex-jogador e técnico Diamante, jogou pelo Comercial?, Saberiam informar se ainda está vivo?