O Ingá Football Club foi uma agremiação da cidade de Niterói (RJ). Fundado em 1908, a sua Praça de Esportes ficava na Rua Boa Vista, s/n – São Francisco, em Niterói. Posteriormente, no local foi construído a Sede, em um vasto prédio, na Rua Boa Vista, inaugurado no domingo, do dia 1º de Junho de 1919. Em 1916, o seu campo passou a ser na Praia das Flechas, no Bairro do Ingá, em Niterói.
O Canto do Rio Football Club, fundado em 14 de novembro de 1913, surgiu com um time infantil. E, naquela época, o grande rival era justamente o Ingá FC, onde protagonizaram grandes jogos.
O Ingá participou do Campeonato Niteroiense em 1913. Essa competição teve uma característica ímpar. Em Dezembro de 1911, foi Fundada a Liga Sportiva Fluminense (não confundir com a entidade homônima criada anos depois), que acabou sem ter organizado nenhum campeonato ou torneio.
Mesmo sem nenhuma liga, os clubes niteroienses se uniram para organizar o Campeonato Niteroiense de 1913. Quem liderou essa empreitada audaciosa foi Associação Athletica Fluminense (que tem nome de liga mas era um clube), do Bairro Cubango e também com apoio do jornal Gazeta da Manhã.
Os jogos foram realizados em dois campos: Ground da Travessa da Boa Vista, no Bairro do Cubango (propriedade da Associação Athletica Fluminense); e do Guarany F.C., no Ground dos Salesianos, no Bairro Santa Rosa (na realidade o campo pertencia ao Colégio Salesianos).
A participação de quatro agremiações: Associação Athletica Fluminense, Ingá Football Club, Esperança Football Club e Guarany Football Club (campeão invicto, vencendo todos os seus seis jogos. Aclamado campeão de 1913, recebeu o Taça Gazeta da Manhã, ofertada pelo jornal Gazeta da Manhã).
Na segunda-feira, do dia 26 de Janeiro de 1914, o Ingá solicitou filiação junto a Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA), onde disputou o Campeonato Carioca da Terceira Divisão em 1914 e 1915.
Na sua primeira participação na Terceirona de 1914, o Ingá Football Club terminou na 4ª colocado, num total de sete clubes. Esta edição contou com a participação das seguintes equipes:
Cattete Football Club (Bairro do Catete);
Club de Regatas Icarahy (Bairro do Icaraí, em Niterói);
Ingá Football Club (do Ingá, Niterói);
Palmeiras Athletico Club (Bairro de São Cristóvão);
Sport Club Brasil (Praia Vermelha- Bairro do Urca);
Sport Club Riachuelo (Bairro de São Cristóvão/ campo no Bairro de Vila Isabel);
Villa Isabel Football Club (Bairro de Vila Isabel).
Na sua segunda edição, o o Ingá Football Club fechou em 4º lugar, num total de cinco clubes. Esta edição contou com a participação das seguintes equipes:
Club de Regatas Icarahy (Bairro do Icaraí, em Niterói);
Ingá Football Club (do Ingá, Niterói);
Palmeiras Athletico Club (Bairro de São Cristóvão);
Sport Club Brasil (Praia Vermelha- Bairro do Urca);
Paladino Football Club (Centro do Rio).
Excursão à Campos, em 1914
Excursionou para Campos dos Goytacazes, onde ficaram hospedados no Grande Hotel Central. Assim, na tarde de sábado (27/06/1914), O Ingá enfrentou o Quinze de Novembro Football Club, às 16 horas, e goleou por 4 a 0. Os gols da partida foram assinalados por Ivo (duas vezes), Gilberto e Lafayette, um tento cada.
No dia seguinte (domingo, dia 28 de junho de 1914), foi a vez de encarar a Seleção da Liga Campista de Football, às 16 horas. Mesmo desfalcado de cinco titulares, o Ingá mostrou que a vida do adversário não seria moleza.
Telêmaco, de cabeça, abriu o placar para o Ingá. Depois Campos, em cobrança de falta, empatou e outro de pênalti, marcou o tento da virada do selecionado campista. Final do primeiro tempo: 2 a 1 para a Seleção de Campos.
Na etapa final, Gilberto voltou a empatar, dando números finais ao jogo: 2 a 2. O Ingá jogou com a seguinte formação: Ivan; Murillo (Cap.) e Egas; Couto, Affonso e Archimedes; Bocayuva, Rubens, Ivo, Gilberto e Telêmaco.
O goleiro Ivan era um dos destaques do Ingá. Tanto que em 1916, acabou sendo contratado pelo Botafogo do Rio para ser o titular da posição.
Por falta de pagamento, Ingá é excluído da Terceirona
Na quarta-feira, do dia 1º de Março de 1916, o conselho diretor da LMSA eliminou por unanimidade o Ingá Football Club, de acordo com o disposto pelos artigos 40 e 42 do estatuto.
O motivo foi que o clube niteroiense não quitou a dívida da mensalidade dentro do prazo de tolerância estipulada pela entidade.
FONTES: Correio da Manhã – Jornal do Brasil (JB) – O Paiz – O Fluminense – Gazeta de Notícias – O Imparcial – A Rua
Complementando:
Em 1919 também estavam filiados na Liga Sportiva Fluminense:
Internacional Futebol Clube e Uruguai Atlético Clube.
Abs.
Obrigado,
Sergio e Auriel,
Então temos, os dois primeiros campeonatos organizados pelo Jornal Gazeta da Manhã, liderados em 1914 pelo AA Fluminense:
1913 – Organizado pela Jornal Gazeta da Manhã com 4 clubes
1914 – Organizado pela Jornal Gazeta da Manhã com 11 clubes, após o campeonato, fundaram a Liga Sportiva Fluminense com 10 clubes
1915 – Organizado pela LSF com os 10 clubes fundadores
1916 – Organizado pela LSF com os 10 clubes fundadores, saiu 3 clubes e entrou 3 clubes: Fluminense AC, Cubango FC (bem provável ser a ex-AA Fluminense) e a volta do Barreto.
1917 – Duas ligas e 2 campeonatos: Liga Sportiva Fluminense (7 clubes) e a Assoc. Fluminense de Desportos Terrestres (3 ou mais clubes).
1918 – Duas ligas e 2 campeonatos: Liga Sportiva Fluminense (8 clubes) e a Assoc. Fluminense de Desportos Terrestres (4 clubes ou mais, provável os 5 clubes fundadores, com a 1a participação do Canto do Rio). A LSF filiou-se a CBD.
1919 – Unificação e fortalecimento da LSF, volta a ter 10 clubes.(pergunta: teria surgiu alguma 2a divisão com os demais clubes?)
Abs.
Isso mesmo, Sérgio! Acrescento que a iniciativa desse campeonato foi da A.A. Fluminense… e por muito tempo entendi, equivocadamente, que ela era uma liga.
Outro fato que reforça a idéia de que a AAF era o cubango FC: os dois tinham camisas brancas
E mais um dado: em 9 de dezembro de 1911, por iniciativa do Cubango FC, chegou a ser fundada a primeira Liga sportiva Fluminense. .. que é deveria disputar um campeonato em 1912 que, ao que tudo indica, não saiu do papel com a ida do Petropolitano para a AFRJ do Botafogo. Essa primeira LSF acabou ainda em 12.
O campeonato de niteroi em 1914 também teve patrocínio do jornal Gazeta da manhã, mas por algum motivo a AAF não participou. Teria ela virado oútro clube? De qualquer forma, participaram em 14 o Barreto, Byron, Guarani, Ararigboya, Rio Branco, Esperança, Ypiranga, Niterioiense, Odeon, Parnahyba e Cruzeiro do Sul. Ainda em 1914 esses clubes (menos o Barreto) fundaram, agora com sucesso, uma nova Liga sportiva fluminense.
Valeu meu amigo Ielo! Obrigado!
Vamos as dúvidas pendentes.
O Campeonato de Niterói, em 1913, não foi organizado por nenhuma liga. Quem comandou foram os clubes liderados pela A.A. Fluminense e com o apoio do Jornal Gazeta da Manhã.
A competição só contou com quatro clubes: A.A. Fluminense, Ingá FC, Esperança F.C. e Guarany F.C.
Por fim… Sobre a Associação Athletica Fluminense, sabemos que era do Bairro Cubango, tinha o seu campo na Travessa da Boa Vista.
Nas pesquisas feita pelo amigo e membro Auriel de Almeida, foi encontrado um fato curioso.
Num curto espaço de tempo, o Cubango Football Club desapareceu e logo depois surgiu Associação Athletica Fluminense.
O Auriel chegou a ver algumas escalações dessas duas equipes e notou que, praticamente, os dois times possuíam os mesmos jogadores!
Isso levanta uma forte suspeita de que o Cubango FC mudou de nome, passando a se chamar A.A. Fluminense. Mas… Por enquanto se trata de uma forte suspeita e não uma confirmação! As pesquisas seguem e os fatos serão encontrados (assim esperamos!).
Abraços!
Sergio, Auriel e amigos,
Excelente artigo com escudo inédito, e os participantes do 1º Campeonato Niteroiense, que também pode ser considerado 1º Campeonato Estadual Fluminense em 1913, organizado pela Associação Athletica de Nictheroy (correto?).
Então temos os 4 primeiros participantes: Ingá Football Club de Ingá, Esperança Football Club do Icaray, Guarany Football Club de Santa Rosa e o Associação Athletica Fluminense.
Sobre a Associação Athletica Fluminense, existe mais alguma informação desta agremiação? Não disputou mais nenhum campeonato? Teria alguma ligação com os outros Fluminenses de Niterói?
O Rio Branco FBC, Ararigboya FBC e Barreto FBC não participarão deste campeonato em 1913?
Abs.