Royal Football Club – Rio de Janeiro (RJ). Fundado em 1913

O Royal Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A equipe Alvirrubra foi Fundada na quinta-feira, do dia 31 de Julho de 1913. A sua 1ª Sede ficava na Rua da Piedade, nº 98, no Bairro Piedade – Zona Norte do Rio. Depois, em 1917, se transferiu para a Rua Arquias Cordeiro, 314/230 – Méier – Zona Norte do Rio. Ainda no Méier, teve uma sede provisória, em 1918, na Rua Torres Sobrinho, 44. Por fim, a Sede ficava na Rua Souto, nº 105 – Cascadura – Zona Norte do Rio. A sua Praça de Esportes ficava na Rua Dias da Cruz, nº 196 (próximo a Estação do Meyer), no Bairro do Méier, na Zona Norte do Rio.

Na esfera futebolística, após diversos torneios, festivais e excursões, o Royal Football Club ingressou na Associação Athletica Suburbana (AAS), em 1915. Na temporada seguinte trocou de entidade, se transferindo para a Liga Suburbana de Football (LSF), em 1916. No dia 12 de Maio de 1918, o Royal Football Club  se fundiu ao Sport Club Brasileiro do Rio Comprido, dando origem ao Metropolitano Athletico Club (que herdou a praça de sports do Royal e a vaga do Brasileiro na Liga Metropolitana).

 Time de 1913: Julinho; Cotia (Cap.) e J. Lourenço; Lino, Bulhões e Pequenino; Joaquim, Prata, Raul, Goivan e Attila.

 Time de 1916: Miro; Hergmann (Rubem) e Quintella (Joaquim Silva); Filóca, Danton e Lourenço; Aguinaldo (Nonô), Sampaio, J. Leite, Haroldo e Graciano.

 

FONTES: O Imparcial – Correio da Manhã- Jornal do Brasil – Lanterna

3 pensou em “Royal Football Club – Rio de Janeiro (RJ). Fundado em 1913

  1. Auriel de Almeida

    Ou melhor, por aqui:

    Sport Club Brasileiro
    Praça de Sports: Rua Itapirú
    Fundação (segundo o estauto): 31/8/1916
    Cores do club: “as cores nacionais”
    Pavilhão: em três listras horizontais, verde, amarela e azul, no alto à esquerda o monograma branco
    Uniforme: Uniforme branco com uma faixa horizontal nas cores verde, amarela e azul
    (sem escudo ou descrição de escudo, infelizmente. Dá pra redesenhar a bandeira baseado na descrição)

  2. Auriel de Almeida

    Fala, Sérgio!

    Não sei se esqueci de te passar ou você se esqueceu de incluir: o Royal FC do Méier se fundiu ao Sport Club Brasileiro do Rio Comprido em 12 de maio de 1918, dando origem ao Metropolitano Athletico Club (que herdou a praça de sports do Royal e a vaga do Brasileiro na Liga Metropolitana). Vou te adiantar a ficha do Sport Club Brasileiro por email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *