Federação do Rio definem os Estaduais da Segunda e Terceira Divisões. A novidade é o Maricá F.C.

O futebol do Rio de Janeiro terá mais um novo clube para temporada 2017. Trata-se do Maricá Futebol Clube, da cidade de Maricá, que em parceria com o Clube de Futebol Rio de Janeiro, da cidade de Magé, disputará o Campeonato Carioca da Série B2 (antiga Terceira Divisão), organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Em Reunião do Conselho Arbitral, realizada na tarde da última quarta-feira (08/03/2017), na sede da FERJ, foram sorteadas as tabelas das Séries B1 (antiga Segunda Divisão) e B2 (antiga Terceira Divisão), além de definir o prazo de inscrição de atletas nas competições. Vale lembra que ainda resta ser definido o Campeonato Carioca da Série C (equivale a Quarta Divisão do Rio).

O regulamento das duas Séries será o mesmo da Série A do Campeonato Carioca, com equipes divididas em grupos, com a disputa de Taças nos dois turnos, com semifinais e finais em jogo único.

Os campeões de cada Taça se classificam para as semifinais da competição, além dos dois melhores colocados por índice técnico somando os dois turnos, que terão vantagem na semifinal com o mando, além de jogar pelo empate. As finais das duas Séries (B1 e B2) serão disputadas em dois jogos, assim como na Série A do Carioca.

 

SÉRIE B1

Na Série B1, que começará no dia 13 de maio, 21 equipes vão disputar a competição, divididas em dois Grupos (A e B), sendo 11 clubes numa chave, e 10 agremiações na outra:

Grupo A

Audax Rio, Barcelona, Olaria, Barra Mansa, Queimados, America, Sampaio Corrêa, Serra Macaense, AD Itaboraí, Americano e o 15º do Grupo X da Série A.

Grupo B

Duque de Caxias, Barra da Tijuca, Goytacaz, Serrano, Friburguense, Gonçalense, São Gonçalo EC, São Cristóvão, Artsul e o 16º do Grupo X da Série A.

Neste ano, três equipes vão ser rebaixadas para a Série B2, com duas ascendendo para a 1ª Fase do Campeonato Carioca em 2018. A primeira rodada da Taça Santos Dumont (1º Turno) da Série B1 ficou assim:

Artsul x Serrano;

Duque de Caxias x São Cristóvão;

Barra da Tijuca x São Gonçalo EC;

16º do Grupo x Gonçalense;

Goytacaz x Friburguense;

Audax Rio x Queimados;

Barcelona x America;

Olaria x Sampaio Corrêa;

15º do Grupo x Serra Macaense;

Barra Mansa x AD Itaboraí.

Folga: Americano.

 

SÉRIE B2

Já na Série B2, que começa no dia 14 de maio, 13 equipes vão disputar o campeonato, divididas em dois Grupos (A e B), sendo 7 numa chave e 6 na outra:

Grupo A

Angra dos Reis, Duque Caxiense, Futuro Bem Próximo, Rio São Paulo, Juventus, Ceres e Rio de Janeiro/Maricá.

Grupo B

São Gonçalo FC, Nova Cidade, Mesquita, Santa Cruz, Bela Vista e Arraial do Cabo.

Duas agremiações da Série B2 ascendem para a Série B1, e duas serão rebaixadas para a Série C em 2018.

A 1ª rodada do 1º Turno da Série B2 ficou assim:

Angra dos Reis x Rio de Janeiro/Maricá;

Duque Caxiense x Ceres;

Futuro Bem Próximo x Juventus;

São Gonçalo FC x Arraial do Cabo;

Nova Cidade x Bela Vista;

Mesquita x Santa Cruz.

Folga: Rio São Paulo.

 

Inscrições

O prazo de inscrição de atletas, tanto na Série B1, como na Série B2, foi definido pelo clubes que será até a última rodada do 1º turno de cada competição.

 

FONTES: Lei Seca Maricá – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) – André Luiz Pereira Nunes

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *