Esporte Clube União de Pirassununga (SP)

Ficha do União de Pirassununga:

Nome Oficial: Esporte Clube União

Endereço: Rua Amador Bueno – Centro – Pirassununga – SP

Situação atual: Clube Social.

Data de Fundação: 09/10/1946

Participações: Campeonato Paulista do Interior de 1949 (ficou em 9º lugar na 1ª Fase do Setor 15 – 6ª Região)

 

 

 

 

 

Um pouco da história do clube:

Tudo começou no ano de 1944, durante um encontro entre amigos no bar do Neno Zaninetti localizado na Rua XV de Novembro, exatamente onde hoje abriga a Borracharia do Xerife. Um modesto, porém movimentado bar existia naquele local, frequentado pelos moradores da redondeza. Na maioria, de origem italiana e seus descendentes. Gente simples, quase todos exerciam a profissão de operário e buscavam na bocha e no futebol uma forma de entretenimento.

Com o entusiasmo do Pedro Zaninetti, o “Neno” e o apoio dos Marucci, dos Bignardi, dos Martelli, dos Souza, dos Pozzobom, dos Cassoli, entre outros, resolveu-se fundar um clube, o Esporte Clube Operário, batizado com as cores verde e branco, influência é claro da comunidade palestrina (italiana).

Daí então o bairro do “Pito Aceso” (assim era denominado pela comunidade da época) passou a vibrar com seu próprio time de futebol, formado basicamente por jovens operários da Fábrica de Tecidos (Fiação e Tecelagem de Pirassununga), do Expurgo (Posto de Sementes de Algodão), do Laticínio Pirassununga, e outras pequenas empresas da região. Jogadores que eram transportados para os locais de jogos através de carroças, que faziam ponto na estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que também cedia funcionários para reforçar o plantel do Esporte Clube Operário.

Em 1946, dois anos mais tarde, com a necessidade de se filiar à Federação Paulista de Futebol, por imposição da mesma, o Esporte Clube Operário teve que mudar o nome para Esporte Clube União uma vez que a denominação Operário não era simpático ao regime político vigente.

No dia 9 de Outubro de 1946, reuniram-se às 19h00, na Rua Siqueira Campos, antigo prédio de número 166, onde hoje existe um prédio comercial, 48 pessoas, todas radicadas em Pirassununga, que resolveram, de comum acordo, fundar oficialmente o grêmio esportivo voltado em primeiro plano ao futebol. Após o discurso de Cassoli foi procedida a eleição, e por aclamação, foi eleito como presidente o Sr. Renato Cassoli, Arlindo Augusto Filho (Vice-presidente), Benedito Tavares (1º Secretário), Reynaldo Martelli (2º Secretário), Ascendido Arruda (1º Tesoureiro) e José Felício (2º Tesoureiro).

Atualmente o clube é frequentado por seus sócios que sabatinamente ali realizam treinos futebolísticos, num ambiente de cordialidade e amizade.

Fonte:  http://www.reporternaressi.com.br/noticia.php?noticia=11370

Este post foi publicado em 07. Gerson Rodrigues, Escudos, São Paulo em por .

Sobre Gerson Rodrigues

Sou membro do blog desde 2007, carioca, tenho interesse em catalogar os campeonatos citadinos (fase amadora), estaduais, regionais e nacionais disputados no Brasil. Mantenho uma página onde organizo todos escudos, competições, estádios, jogadores e gols: http://www.futebolnacional.com.br Para quem possuir alguma informação, basta enviar um email para gerson@futebolnacional.com.br que publicarei tanto no blog quanto no meu site, com os devidos créditos. Residente no Rio de Janeiro, sou Engenheiro Eletrônico e de Sistemas, Gerente de Projetos e Diretor da RSSSF Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *