[img:Liga_Iguacuense.jpg,full,centralizado]
Em 1969, foi fundada a Liga Regional Futebol Cataratas, por Ferdinando Felice Pagot de São Miguel do Iguaçu e teve como seu primeiro presidente Mário Oro. A entidade era filiada à Federação Paranaense de Futebol e realizava campeonatos regionais que reuniam os municípios com as seguintes equipes: Comercial de São Miguel do Iguaçu, União e Grêmio de Medianeira, ABC, Flamengo e Vasco da Gama de Foz do Iguaçu, Aimoré de Matelândia, Botafogo da Agro Cafeeira, Associação Atlética Céu Azul, Atlético Operário de Santa Terezinha e Grêmio Esportivo Missal.
O time campeão adquiria direito a disputar a Taça Paraná, que era o maior título do futebol amador do Estado. A Liga Cataratas durou até 1975, quando iniciou-se um movimento para a criação de ligas municipais. Em Foz, a 5 de abril de 1975 surgiu a Liga Iguaçuense de futebol (LIF), existente até os dias de hoje, fundadapelos clubes ABC, GRESFI, FLAMENGO, VASCO DA GAMA e CLUBE ATLÉTICO OPERÁRIO, que representa os clubes de futebol amador do município. A liga foi fundada com a incumbência de registrar os clubes e seus atletas, organizar os certames esportivos entre seus filiados, manter equipes de árbitros e de assistentes, assim como órgãos de justiça Desportiva (JJD). Foi reconhecida pela Federação Paranaense de Futebol em 6 de maio de 1975, conforme protocolo 1193/75.
São alguns dos participantes do campeonato citadino do futebol amador de nossa cidade as seguintes agremiações: ABC, Gresfi, Flamengo, CRG 14, Eurofoz, União CRD, 12 de Outubro, Três Lagoas, Jardim São Paulo, Copacabana, Auritânia, Portal da Foz, Porto Belo, Maracanã e Vila C.Coordena e mantem a LIF, também atividades futebolísticas na segunda divisão, nos veteranos, no feminino e nas categorias de base juniores, juvenil, infantil e fraldinha.
Campeonato da Liga Iguaçuense 2008 contará com 52 equipes
O presidente da Liga de Foz do Iguaçu, José Cavalcante Alves, informou à Federação Paranaense de Futebol (FPF) nesta segunda-feira, dia 28, que o campeonato local contará com a participação de 16 clubes na Primeira Divisão e 36 na segunda divisão.
Cavalcante também fez as indicações de três novos representantes da Federação na região, são eles: Fermino Benitez, Auri Alves Santos e José da Silva.
O dirigente do interior visitará a FPF nos próximos dias e deverá ter um encontro com o presidente da FPF, Hélio Pereira Curi.