O Vigilante Esporte Clube foi uma agremiação da Cidade de João Monlevade (MG). O clube alvi-grená era formado pelos vigilantes da companhia Velho Mineira, que posteriormente alterou o nome e escudo para: Esporte Clube Olímpico, que ficava sediado na Rua Tupiniquins, nº 8, no Centro Industrial, em João Monlevade.
O Esporte Clube Olímpico fez sucesso até o final dos anos 80. Este time sagrou-se campeão pela Liga Monlevadense de Futebol, no estádio Olímpico, no final dos anos 70. Na FOTO (Abaixo)… Em pé, da esquerda para a direita: Marquinhos, Patinho, Maurício, Bolô, Dirceu e Osmar. Agachados: Percinho, Toca, Beijo, Zezé e Ruta.
Ainda como Vigilante Esporte Clube participou do Torneio Santos Dumont, entre 1973 a 1974. No final do ano de 1973, a Federação Mineira de Futebol promoveu um torneio que uniu equipes profissionais e amadoras de todo o estado.
Com um regulamento confuso, a campeã, já no ano de 1974, foi uma equipe que não participou da primeira fase do torneio, o Uberaba Sport, que acabara de conquistar o título de Campeão Mineiro do Interior, graças à terceira colocação no campeonato mineiro de 1973.
O Vigilante estava na chave “Região Metalúrgica“, que contou com a participação de quatro clubes: ACESITA Esporte Clube (Timóteo); Esporte Clube Democrata (Governador Valadares); Esporte Clube Caratinga (Caratinga).
O Vigilante juntamente com o ACESITA avançaram para a Fase seguinte. No Grupo B, com Ateneu, Cassimiro de Abreu, Acesita, Democrata e ESAB, novamente o clube alvi-grená fez história, obtendo a classificação.
Nas semifinais, o Vigilante provou que não chegara ali, de forma invicta, à toa. No dia 17 de março de 1974, foi à Governador Valadares e sapecou 3 a 1 no Democrata, avançando para a grande final.
Na grande final, no dia 24 de março de 1974, Vigilante e Uberaba chegaram sem perder nenhum jogo. No duelo entre o vermelho e o grená, melhor para o Uberaba Sport Club que venceu por 4 a 0, ficando com o caneco do Torneio Santos Dumont. Apesar de ter ficado com o vice, o Vigilante voltou para casa com a sensação do dever cumprido, deixando o povo de João Monlevade orgulhosos.
UBERABA S.C. 4 X 0 VIGILANTE E.C.
LOCAL: Estádio Municipal Engenheiro João Guido, ‘Uberabão’, em Uberaba (MG)
DATA: Domingo, dia 24 de Março de 1974
CARÁTER: Final do Torneio Santos Dumont de 1973/74
RENDA: Cr$ 28. 276,00
ÁRBITRO: Ângelo Ferrari (FMF)
AUXILIARES: Édson Campos (FMF) e Francisco Cândido (FMF)
UBERABA: Saraiva; Pablo, Modesto, Veran e Grimaldi; Fabinho e Zé Francisco; Jorge Luís, Toiruinho (Paríson), Nain e Élter.
VIGILANTE: Dali; João Batista, Marquinhos, Osmar e Vavá; Corgozinho e Lero; Paulinho, Pérsio (Cabinho), Zé Ilário e Guta.
GOLS: Jorge Luís aos 18 minutos (Uberaba), no 1º Tempo. Fabinho aos quatro minutos (Uberaba); Élter aos 12 e 20 minutos (Uberaba), no 2º Tempo.
FONTES: Blog do Leonam – Arquive.is – Jornal Lavoura e Comércio, de Uberaba – Jornal da Manhã, de Uberaba
Meus conterrâneos de João Monlevade.
Nasci nessa cidade em 1945. Morei em Acesita e Ipatinga, meu pai foi chefe do departamento de obras auxiliares na Usiminas bem no início. Voltamos a João Monlevade em 1960, onde com 15 anos joguei no Industrial Futebol Club (ainda, meu club do coração. Tenho saudades dos meus amigos jogadores do Industrial: PERPETUO, DÉ, JOVEM, TURRÉIS, BENÉ, MADEIRA, AMINTAS, E, SAUDADES DA MINHA PRIMEIRA NAMORADA (LÍDIA, UMA LOIRINHA LINDA. ( FOI UM NAMORO Á DISTÂNCIA, NÓS NOS GOSTÁVAMOS.
BOM: PORQUÊ NÃO FALAM DO INDUSTRIAL FUTEBOL CLUB, CUJO CAMPO FICAVA PRÓXIMO A AVENIDA AMAZOMAS, DO
OUTRO LADO DO RIO PIRACICABA?
UM GRANDE ABRAÇO AOS CONTERRÂNEOS!