História contada em flâmulas

. “As flâmulas antigamente eram usadas para comemorar qualquer tipo de evento, seja ele esportivo, político, religioso, comemoração de aniversário de cidades, aniversário de empresas, eventos de futebol, Copas do Mundo e quase tudo o mais”.

Hoje estão em desuso mas ficaram guardadas na memória de muitos. Abaixo algumas lembranças de flâmulas.

No início dos anos 60, garoto que era, ia a vários jogos de futebol e sempre que podia comprava uma flâmula inédita, que não tinha. No meu quarto, na parede da minha cama eu colocava todas em forma de semi circulo. Infelizmente acho que minha mãe jogou todas foras.

Flâmulas esportivas

flamula da portuguesa

flamula do renner

flamula santos


Diário OnLine


Colecionador famoso

Um colecionador de flâmulas famoso é o personagem Seu Madruga, do seriado “Chaves”, que até hoje faz sucesso no SBT. Sempre que aparece o interior da casa de Madruga, é possível notar diversas flâmulas esportivas pregadas nas paredes. São flâmulas do América, do Atlante, Deportivo Toluca, Cruz Azul e Pumas, times tradicionais do México, onde se passam os episódios.

2 pensou em “História contada em flâmulas

  1. Gilberto Maluf Autor do post

    Caro Andre, conforme eu mesmo escrevi, minha mãe jogou todas as minhas flâmulas . Tinha da Esportiva de Guará, do Jabaquara, uma pena.
    Algumas dessas são de um colecionador.
    abs

  2. Andre Martins

    Fala amigo,eu tambem gosto muito de flamulas,inclusive tenho duas de quando jogava futebol de salão,um do clube são joão de jundiaí (que não sei onde está rs) e outra do palmeiras,que fora comprada pelo meu pai.

    Enfim,ainda a respeito de sua coleção,vc possui algum de clubes amadores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *